Lista completa de Questões sobre Direção para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A administração tem por finalidade interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação das funções administrativas que, tomadas em conjunto, constituem o processo administrativo. Em relação à função administrativa de direção, é correto afirmar que
range a implementação dos planos organizacionais, estabelece a divisão do trabalho e aloca de forma otimizada os recursos disponíveis.
evita a adoção de ações improvisadas, contribui para reduzir o grau de incerteza e possibilita mais segurança quanto ao desempenho da organização.
identifica antecipadamente quais são os objetivos da organização, define os meios disponíveis e relaciona o melhor curso de ação para atingi-los.
refere-se à definição de padrões, medição e correção do desempenho, tendo em vista assegurar a consecução dos objetivos da organização.
visa a execução e manutenção das rotinas da organização e envolve uma maior interação humana que nas demais funções da administração.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) A direção é a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional.
( ) A direção é um processo interpessoal e está relacionada com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização.
( ) Motivação e liderança são preocupações da função direção.
( ) A tomada de decisão é um dos componentes principais da função direção.
( ) Verificar se tudo está ocorrendo conforme o planejado é objetivo da função direção.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V V V V F
V V V F F
V V V F F
F F F V F
F F F V V
Tipo de estrutura organizacional em que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém:
gerencial.
funcional.
staff.
linear.
operacional.
Com relação a gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
O método menos indicado para a descrição e análise de um cargo de nível gerencial ou de diretoria é a observação direta.
Julgue os itens a seguir, a respeito das diferentes visões acerca das organizações e do trabalho.
A descrição da dimensão concreta do trabalho refere-se ao modo pelo qual o trabalho é gerido e realizado por seu executor, principalmente em termos de funções como planejar, organizar, dirigir e controlar.
Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de organização e gestão do trabalho.
No modelo de gestão tradicional, os cargos são desvinculados do poder, o que faz que as funções gerenciais e operacionais sejam intercambiáveis.
A Direção constitui-se em uma das mais complexas funções da administração. Sobre isso, analise as proposições a seguir.
1) O administrador deve desenvolver relacionamento interpessoal com todos os subordinados.
2) O diretor deve usar o processo de comunicação, a liderança participativa, e promover a motivação nos seus subordinados, como fonte de gerar resultados para a organização.
3) Deve existir um canal de comunicação direta da direção com a clientela interna e externa na organização, melhorando os processos de trabalho.
4) A direção é uma função que se distribui por todos os níveis hierárquicos da organização.
5) No nível estratégico de direção, os gerentes são os responsáveis por dirigir as pessoas que realizam as funções de serviços de apoio.
Estão corretas, apenas:
1, 2 e 5.
2, 3, 4 e 5.
4 e 5.
1, 2, 3 e 4.
2 e 4.
Administração - Direção - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Uma das ações que contribui para que uma equipe seja eficaz é:
distribuição de papéis e responsabilidades entre os membros.
ausência de autonomia.
nível de conflito interpessoal elevado.
metas pouco definidas.
propósitos individualistas.
A Administração é a arte de fazer as coisas pela ação de pessoas. A Administração, em conceitos mais modernos, apresenta-se como uma ciência, aplicada na prática. A principal proposta da Administração é o desenvolvimento da melhor forma de agir para alcançar os resultados esperados. Para atingir o objetivo principal da Administração, seus profissionais se utilizam de quatro funções. A esse respeito considere as afirmativas abaixo.
I - A organização figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais, e determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. II - O papel da direção é acionar e dinamizar a empresa, e está relacionado com a ação, com o colocarse em marcha, envolvendo as pessoas, bem como relacionado diretamente à atuação sobre os recursos humanos da empresa. III - O controle representa a verificação se o que foi planejado e organizado está dando os resultados esperados, além de medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo. É (São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)São necessários procedimentos específicos para que o processo de delegação auxilie na administração de uma organização. A ordem desses procedimentos é:
Descrição das tarefas, atribuições das responsabilidades e avaliação do desempenho.
Delegação de autoridade e atribuições de responsabilidades e feedback.
Atribuição de responsabilidades, delegação de autoridade e obtenção da responsabilidade e descrição das tarefas.
Definição dos objetivos, atribuições de encargos, delegação de autoridade, obtenção de responsabilidades e avaliação de desempenho e feedback.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...