Questões sobre Empowerment

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      Um administrador do TJDFT transferiu um determinado nível de autoridade para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução de uma tarefa. 

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O instrumento utilizado pelo administrador foi a delegação.

  • C. Certo
  • E. Errado

      Um administrador do TJDFT transferiu um determinado nível de autoridade para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução de uma tarefa. 

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Caso ocorra um sério problema na execução da tarefa considerada, a responsabilidade do administrador limitar-seá a indicar quem foi o funcionário que realizou.

  • C. Certo
  • E. Errado

Delegação, em uma organização hierárquica, é a atribuição de responsabilidades adicionais a um subordinado. Analisando as afirmativas abaixo, identifique com V as que representam vantagens verdadeiras da delegação e com F, as falsas.

( ) O administrador, ao delegar, economiza tempo e deixa de responder pelas ações do subordinado.

( ) A delegação dá ao subordinado um trabalho mais importante e potencialmente mais gratificante.

( ) O administrador ficará livre de atividades de avaliação de desempenho e poderá dedicar suas energias a atividades de nível mais alto.

( ) O subordinado tem a oportunidade de desenvolver novas habilidades.

( ) O subordinado passa a tomar decisões sobre problemas e oportunidades que ele conhece mais intimamente e que serão temporalmente mais adequadas.

A seqüência correta é:

  • A. F V F V V
  • B. V F V F F
  • C. F F V V F
  • D. V V F V F
  • E. F V V F V

José Alberto de Souza é responsável pelo novo desenho organizacional da empresa onde trabalha, a SIGA Ltda. Com base nos seus conhecimentos de downsizing e empowerment, José busca um número ideal de subordinados que se reportam diretamente a um supervisor, isto é, uma amplitude de controle ótima para a sua estrutura. Para tal, José deve considerar que a amplitude deve ser maior quando:

  • A.

    O trabalho não é rotineiro.

  • B.

    O administrador não é altamente capacitado.

  • C.

    Os cargos são diferentes e as medidas de desempenho comparáveis.

  • D.

    Os subordinados não são altamente treinados.

  • E.

    Os subordinados preferem ter autonomia a um controle cerrado da supervisão.

A filosofia de planejamento que parte dos pressupostos que o O processo de horizontalização das organizações, ou redução do número de níveis hierárquicos, estimulou a prática do

  • A. empowerment
  • B. Coaching
  • C. laisser-faire
  • D. Mentoring
  • E. diretivismo.

Quando, no desempenho da função gerencial, o bibliotecário incentiva a tomada de decisões por funcionários de menor escalão, principalmente aqueles que atuam diretamente no atendimento aos clientes, tem-se caracterizada a prática conhecida como

  • A.

    just-in-fact.

  • B.

    empowerment.

  • C.

    just-in-case.

  • D.

    desintermediation.

  • E.

    intelligent front ends.

"Delegação é a transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada". Do Ponto de vista do chefe, não se constitui obstáculo para a delegação:

  • A.

    medo de perder poder.

  • B.

    falta de tempo para treinar os subordinados.

  • C.

    mania de perfeição (julga que faz qualquer tarefa melhor do que o subordinado).

  • D.

    autovalorização.

  • E.

    falta de confiança própria.

Muitos são os novos conceitos e novas práticas que vêm sendo introduzidas na Gestão de Pessoas. Os exemplos abaixo indicam algumas delas.

I - Emprowerment, que consiste em dar mais autonomia aos empregados, atribuindo-lhes mais responsabilidades e permitindo-lhes mais autonomia, propriedade e autoridade em relação ao trabalho.

II - Mentoring, que consiste em promover o desenvolvimento pessoal e evolução profissional do empregado mais jovem, por intermédio da atuação de uma pessoa reconhecidamente muito experiente, sábia e competente, que dedicará ao empregado instrução, aconselhamento e patrocínio, enfim apoio e orientação em todos os sentidos.

III - Outplacement, que consiste em concentrar as ações de desenvolvimento profissional nas áreas/locais responsáveis pelas atividades finalísticas da organização (o seu negócio-a sua razão de ser), passando então, em consequência, a contratar serviços de terceiros para a execução daquelas demais atividades, acessórios, de apoio, que não se incluem no cerne dos seus objetivos estratégicos.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • D.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

A "guerra por talentos", o empowerment, as preocupações com outplacement e a observância das legislações que regulamentam: terceirização, quarteirização e oferta de vagas para portadores de necessidades especiais são algumas das preocupações dos gestores que atuam na seguinte área funcional. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Operações e/ou Logística.

  • B.

    Finanças.

  • C.

    Marketing.

  • D.

    Organização & Métodos (O&M).

  • E.

    Gestão de Pessoas.

Classifi que as proposições abaixo, como ( V ) verdadeiras, ou ( F ) falsas, a respeito dos parâmetros para tornar a delegação efetiva.

A seqüência assinalada acima é:

  • A.

    V, V, V, V, V, V, V

  • B.

    F, V, V, V, V, V, F

  • C.

    F, V, V, V, V, F, F

  • D.

    F, V, F, V, F, V, F

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