Questões sobre Empowerment

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Com relação a gestão de produto, gestão estratégica e organizacional e gestão de conhecimento organizacional, julgue os itens subsequentes. A adoção do empowerment pode ser uma forma de estimular o empreendedorismo em uma empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Empowerment é uma ação da gestão estratégica que visa ao melhor aproveitamento do capital humano, por meio da delegação de poder. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Dar importâncias às pessoas faz parte da base poder.

II. Participar dos resultados faz parte da base motivação.

III. Abrir novos horizontes faz parte da base de liderança.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

O modelo de gestão do capital intelectual (CI) denominado navegador da Skandia sugere alguns indicadores de CI. Eles são delimitados por cinco categorias: foco financeiro, foco no cliente, foco no processo, foco em inovação e desenvolvimento e foco nas pessoas.

São indicadores de CI relacionados ao foco nas pessoas:

  • A.

    índice de empowerment e rotatividade dos funcionários

  • B.

    receita por funcionário e laptops por funcionários

  • C.

    porcentagem de horas/treinamento e equipamentos de informática adquiridos

  • D.

    valor de mercado e número de clientes

  • E.

    número de clientes perdidos e índice de ociosidade

Julgue os itens seguintes, que versam sobre a gestão de processos.

O empowerment é uma abordagem que contribui para desenvolver e implantar melhorias nos processos organizacionais em todos os níveis da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a trabalho em equipe, motivação, liderança e relações indivíduo/organização, julgue os itens subsequentes.

Participação e empowerment são formas de promoção do envolvimento do empregado com sua organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de delegação tem sofrido alterações ao longo dos últimos 20 anos, fazendo com que se adapte melhor aos requisitos de organizações mais enxutas, rápidas na tomada de decisão, bem como aos requisitos da força de trabalho que tem se configurado como “capital intelectual” em substituição ao de “mão de obra”, apenas. Nesse novo conceito, os funcionários não recebem apenas a tarefa, ou atividade, mas também a autoridade e a responsabilidade sobre as mesmas tarefas e atividades. Estamos falando de

  • A.

    Downsizing.

  • B.

    Advisory.

  • C.

    Empowerment.

  • D.

    Outsourcing.

  • E.

    Benchmarking.

No processo de melhoria da qualidade, o empowerment traz uma diferença significativa na melhoria dos produtos e serviços, na satisfação dos clientes, na redução de custo e de tempo, propiciando economias para a organização e a satisfação das pessoas.O empowerment NÃO:

  • A.

    proporciona economia de tempo aos gerentes.

  • B.

    funciona como base para o sucesso da qualidade total.

  • C.

    dá aos funcionários autoridade para a tomada de decisões

  • D.

    habilita os funcionários para a resolução de problemas junto aos clientes.

  • E.

    promove a redução de níveis hierárquicos, o enxugamento organizacional e a outsorcing.

Em relação a modelos para gerenciamento da qualidade, julgue os itens a seguir.

Para implantar a gestão participativa, considerada um dos princípios da qualidade, muitas organizações utilizam o empowerment, ação técnica de gestão que, por meio da delegação de poder, proporciona melhor aproveitamento do capital humano, o que, por sua vez, resulta em vantagens como motivação e satisfação dos colaboradores, flexibilidade, agilidade e competitividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A teoria que sustenta que a motivação individual aumenta e os resultados melhoram quando se proporciona às pessoas um ambiente com informações compartilhadas, autonomia para as pessoas executarem suas tarefas e equipes autogerenciadas, é a

  • A.

    da Ampliação Horizontal do Trabalho.

  • B.

    do Enriquecimento do Trabalho.

  • C.

    do Empowerment.

  • D.

    da Avaliação 360 Graus.

  • E.

    da Carreira em Y.

É a abordagem organizacional que objetiva a delegação ao funcionário do poder de decisão, autonomia e exige o comprometimento com as decisões estratégicas com a finalidade de melhorar o desempenho da empresa:

  • A.

    Empowerment.

  • B.

    Job enlargement.

  • C.

    Job enrichment.

  • D.

    Organização celular.

  • E.

    Organização matricial.

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