Lista completa de Questões sobre Gestão da Mudança para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O termo 5S é derivado de cinco palavras do japonês iniciadas com a letra S (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke). Embora a tradução dessas palavras para o inglês tenha permitido que elas se iniciassem com S, o mesmo não ocorreu com a sua tradução para o português. A alternativa encontrada para essa situação foi o uso do termo 'senso de'. A partir dessa adaptação e sabendo que o 5S relaciona-se a atividades que visam à promoção de mudança de atitude e hábitos das pessoas, qual termo abaixo não se aplica ao proposto pelo 5S?
Inúmeras forças alimentam a resistência às mudanças, mas existem ações das quais os agentes de mudança podem se valer para minimizar os efeitos gerados por tal resistência. Entre essas ações estão:
construção de equipes, participação e confrontação.
criação de uma organização que aprende, confrontação e renegociação
tecnologia, foco na especialização e equalização do poder.
equalização do poder, confrontação e renegociação
comunicação, participação, facilitação e apoio.
A Teoria de Campo de Forças tem sido utilizada por consultores que trabalham no processo de mudança e desenvolvimento organizacional. Esta teoria analisa o resultado da disputa entre forças impulsionadoras e forças restritivas do processo de mudanças. Entre estas últimas, inclui-se a(o):
manutenção do status quo.
existência de novas idéias.
possibilidade de inovação.
vontade de melhorar.
inconformismo com o presente.
Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.
A mudança organizacional é caracterizada por alterar apenas o sistema organizacional.
Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.
As características organizacionais alteradas compõem, obrigatoriamente, os elementos-chave do sistema organizacional, o que indica que uma alteração em uma unidade específica caracterizará uma mudança organizacional.
Administração - Gestão da Mudança - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre mudança planejada, é correto afirmar:
O processo de mudança tem três fases: inicial, intermediária e fi nalística.
O processo de mudança tem quatro fases: exploração, planejamento, ação e integração.
O processo de mudança tem quatro fases: inicial, organizacional, planejamento e ação.
O processo de mudança tem quatro fases: planejamento, organização, controle e direção.
O tipo de mudança organizacional que se caracteriza pelo desenvolvimento de idéias novas e que tem como resultado melhorias significativas em produtos ou serviços denomina-se:
conflito
cultural
inovação
estrutural
Administração - Gestão da Mudança - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A respeito das táticas para enfrentar a resistência à mudança, classifi que as proposições abaixo como verdadeiras ( V ), ou falsas ( F ):
( ) Educação e comunicação
( ) Participação
( ) Facilitação e apoio
( ) Negociação
( ) Manipulação e cooptação
( ) Coerção.
A seqüencia correta das respostas acima é:
V, V, V, V, V, V
V, V, V, V, F, F
V, F, V, F, V, F
F, F, F, F, V, V
Administração - Gestão da Mudança - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Vive-se hoje, na esfera das organizações e da vida administrativa, tanto no setor privado como particularmente no setor público, uma fase de grandes ajustes e transformações. Isso tem exigido das organizações maior agilidade e maior capacidade de responder às novas orientações governamentais, às inovações tecnológicas e às crescentes demandas de clientes e usuários. Como resultado, diversas modificações passaram a afetar significativamente os processos de trabalho e as formas de organização prevalecentes, alterando também as estratégias de ação. Em relação as transformações em curso é correto afirmar que:
estimulam a gerência por departamentos e a minimização dos controles.
exigem grande flexibilidade organizacional e gerencial, estimulam a gestão por resultados e impõem a valorização dos recursos humanos, vinculando a remuneração à produtividade, enfatizando a capacitação profissional e consolidando os mecanismos de avaliação continuada.
procuram consolidar as hierarquias verticais, o planejamento normativo, a gerência por objetivos e a direção imperativa.
impõem a completa devolução das tradicionais atribuições estatais para o setor privado.
Administração - Gestão da Mudança - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre mudança, é incorreto afi rmar:
As opções de mudança organizacional são: na estrutura, na tecnologia, nas instalações físicas e nas pessoas.
As fontes de resistência organizacional a mudança são: ameaça às relações de poder estabelecidas, ameaça à alocação de recursos estabelecida, inércia estrutural e inércia grupal.
Manipulação, cooptação e coerção não são táticas para os agentes de mudança enfrentarem a resistência.
Seis táticas costumam ser sugeridas aos agentes de mudança para enfrentarem a resistência: educação e comunicação, participação, facilitação e apoio, negociação, manipulação e cooptação, e coerção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...