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A constatação de que as intervenções para que a organização evolua no alcance de sua visão envolvem constantes mudanças de processos e até de paradigmas fez os dirigentes de uma organização desenvolver em plano de gestão da mudança organizacional. Nessa situação hipotética, as premissas que o citado plano deve possuir para obter sucesso incluem a
negociação, nos casos em que a resistência à mudança for uma fonte de poder e influência na organização.
A gestão de pessoas nos últimos anos passou a assumir um papel de liderar para ajudar a alcançar a excelência organizacional necessária para enfrentar desafios competitivos. Entre as transições dessa mudança, NÃO se inclui
da ação operacional para a estratégica.
do caráter administrativo para o consultivo.
do preventivo para o reativo.
do foco da preservação cultural para a mudança cultural.
Devido às grandes mudanças ocorridas na dinâmica das organizações, constata-se que os administradores eficazes precisam, cada vez mais, desenvolver relacionamentos de confiança com os seus liderados, porque:
a previsibilidade dos comportamentos tornou-se fundamental para a sobrevivência das organizações.
o escalão dirigente não consegue mais obediência na base de intimidação.
as práticas de reengenharia fortaleceram a arquitetura organizacional em detrimento do crescimento na carreira.
os mecanismos de controle de comportamentos tornaram- se ineficazes.
é preciso um substitutivo para minimizar os efeitos da ruptura do pacto de convivência burocrático.
Com relação à gestão de mudanças, julgue os itens seguintes.
As organizações só são transformadas de modo efetivo pelas mudanças quando as pessoas se sentem verdadeiramente comprometidas com essas mudanças.
Com relação à gestão de mudanças, julgue os itens seguintes.
Muitas vezes, para que mudanças sejam implementadas nas organizações é necessário romper com certos usos e costumes. Essa ruptura é uma tarefa fácil, principalmente para as empresas que preservam padrões culturais, valores e comportamentos que não atendem às exigências de mercado.
Com relação à gestão de mudanças, julgue os itens seguintes.
Como no processo de mudança os objetivos da organização vêm sempre em primeiro lugar, o gerente deve desconsiderar tanto as reações das pessoas quanto a possível influência, positiva ou negativa, que elas podem exercer sobre os outros indivíduos e grupos durante a implantação da mudança.
Com relação à gestão de mudanças, julgue os itens seguintes.
O processo de mudança envolve três etapas: o descongelamento, quando as velhas idéias e práticas são derretidas; a mudança, quando há a descoberta e adoção de novas atitudes; e o recongelamento, quando se incorpora um novo padrão de comportamento.
Com relação à gestão de mudanças, julgue os itens seguintes.
Embora a realização de mudanças bem-sucedidas envolva a estrutura e os recursos humanos, nesse processo a ênfase deve estar sempre concentrada na tecnologia.
Com relação ao conceito de mudança na abordagem do Desenvolvimento Organizacional pode-se afirmar que
as mudanças organizacionais podem ser lentas, aceleradas ou moderadas.
os obstáculos ao pleno desenvolvimento organizacional derivam de falhas nas relações de autoridade, pouca clareza na divisão do trabalho e ausência de supervisão hierárquica.
as mudanças não podem depender de um apoio consensual dentro da organização, pois normalmente encontram resistências ou ressentimentos.
quanto melhor o planejamento estratégico e mais rápido o processo de implementação, menor a resistência dos membros da organização à mudança.
o ideal é que toda mudança organizacional seja baseada num processo de desenvolvimento sistemático.
Atualmente, o processo de mudança organizacional aponta a necessidade de mudança de paradigmas. Paradigmas são:
Processos de análise de situações futuras da organização, onde o administrador se preocupa somente com as situações passadas que proporcionaram barreiras à organização.
Processos onde a cooperação entre os funcionários e os gerentes pode ser avaliada em termos de sua eficiência e eficácia.
Perdas das perspectivas de emprego no cenário mundial e que provocam nas pessoas que compõem este mercado um certo receio quanto ao futuro do emprego.
Modelos ou padrões que servem como marcos de referência, para explicar e ajudar a lidar com diferentes situações.
Modelos de administração que evoluem de acordo com a demanda da organização, porém não devem ser quebrados.
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