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Por mais bem elaborada e cuidadosa que seja a política de recursos humanos e por mais que se faça em benefício do elemento humano, haverá sempre, em qualquer organização, problemas de relações humanas no trabalho. Os problemas de relações humanas no ambiente profissional constituem situações não-desejadas, mais ou menos graves, mas todas igualmente importantes, que terão de ser solucionadas, para que delas não decorram conseqüências mais graves que venham a interferir na eficiência da organização. Acerca do assunto do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
As manifestações de descontentamento, embora comuns em todo ambiente de trabalho, não devem deixar de ser devidamente consideradas e resolvidas.
Por mais bem elaborada e cuidadosa que seja a política de recursos humanos e por mais que se faça em benefício do elemento humano, haverá sempre, em qualquer organização, problemas de relações humanas no trabalho. Os problemas de relações humanas no ambiente profissional constituem situações não-desejadas, mais ou menos graves, mas todas igualmente importantes, que terão de ser solucionadas, para que delas não decorram conseqüências mais graves que venham a interferir na eficiência da organização. Acerca do assunto do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Problemas de relações humanas afetam os interesses, não apenas de duas ou três pessoas que a eles estejam diretamente ligadas, mas de toda a equipe a que pertençam.
Por mais bem elaborada e cuidadosa que seja a política de recursos humanos e por mais que se faça em benefício do elemento humano, haverá sempre, em qualquer organização, problemas de relações humanas no trabalho. Os problemas de relações humanas no ambiente profissional constituem situações não-desejadas, mais ou menos graves, mas todas igualmente importantes, que terão de ser solucionadas, para que delas não decorram conseqüências mais graves que venham a interferir na eficiência da organização. Acerca do assunto do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Em todo problema de relações humanas, é necessário que se determine o objetivo que se pretende alcançar para a solução do caso.
Por mais bem elaborada e cuidadosa que seja a política de recursos humanos e por mais que se faça em benefício do elemento humano, haverá sempre, em qualquer organização, problemas de relações humanas no trabalho. Os problemas de relações humanas no ambiente profissional constituem situações não-desejadas, mais ou menos graves, mas todas igualmente importantes, que terão de ser solucionadas, para que delas não decorram conseqüências mais graves que venham a interferir na eficiência da organização. Acerca do assunto do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
As características gerenciais que, muito freqüentemente, são responsáveis pelo surgimento de problemas de relações humanas no trabalho incluem a instabilidade emotiva, a ganância pelo poder e a capacidade para diagnosticar situações irascíveis no grupo de trabalho.
Altas taxas de rotatividade dos empregados podem apontar para uma empresa com problemas. Ao não conseguir manter seu pessoal, a empresa sujeita-se a perdas de produtividade resultante da desmotivação, dos custos de treinamento dos novos empregados, além de ceder para a concorrência seus investimentos em formação de pessoal. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
Programas de socialização organizacional buscam auxiliar os novos empregados a se ajustarem melhor à organização, devendo-se por isso evitar discutir rotinas de trabalho nesse momento.
Um intenso processo de mediação caracteriza as novas políticas de RH das empresas hipermodernas. Julgue os itens que se seguem, acerca dessas políticas.
Caracterizam-se pela adoção de dispositivos que visam à antecipação do conflito, especialmente daqueles que tentam evitar a emergência do descontentamento, buscando satisfazer as reivindicações antes mesmo que elas sejam manifestadas.
São modos de administração de conflitos:
confrontação ou solução do problema, descomprometimento, realimentação, prevalência e retirada.
confrontação ou solução do problema, comprometimento, acomodação, prevalência e retirada.
redefinição de equipes, comprometimento, acomodação, omissão e recomposição.
confrontação ou acomodação, comportamento situacional, conciliação, cisão e retirada.
solução do problema por autoridade, compreensão, conversação, prevalência e predominância adaptativa.
O conflito de interesses entre empregados e empregadores foi visto de forma diferente por cada escola/teoria da administração. Assinale a opção que indica corretamente como é entendido o conflito pela escola/teoria estruturalista.
O conflito não existia na medida em que empregados e empregadores ganhariam com a distribuição dos ganhos de produção.
O conflito seria superado pela sua explicitação e possibilidade de provocar mudanças.
O conflito seria superado pelo estímulo à organização informal.
O conflito não existia na medida em que empregados e empregadores buscavam alcançar o mesmo objetivo.
O conflito existia e devia ser minimizado por meio de uma liderança mais democrática.
Na gestão das relações interpessoais, afastar-se do conflito ou ocultá-lo é uma solução que se denomina
Com o texto a seguir, retirado do livro Imagens da Organização, Gareth Morgan visa introduzir o que denomina "metáfora política", perspectiva pela qual procura compreender as organizações:
"Algumas organizações [...] podem ser muito autoritárias, enquanto outras podem ser modelos de democracia. Ao reconhecer que a organização é intrinsecamente política, no sentido de que devem ser encontradas formas de criar ordem e direção entre pessoas com interesses potencialmente diversos e conflitantes, muito pode ser apreendido sobre os problemas e a legitimidade da administração como um processo de governo e sobre a relação entre organização e sociedade."
Sobre a questão do conflito e poder nas organizações, assinale a opção correta.
O poder é o meio pelo qual são resolvidos conflitos de interesse.
A visão pluralista do poder organizacional considera interesses antagônicos, segundo uma perspectiva marxista.
O conflito e a prática da política organizacional, embora reconhecidos como existentes, devem ser considerados como distorções.
O reconhecimento da dinâmica do poder nas organizações reforça a perspectiva da racionalidade organizacional.
A autoridade formal é a única fonte de poder legítima na organização, devendo, portanto exercer controle sobre as demais.
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