Questões sobre Gestão de Conflitos

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Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

O conflito faz parte do trabalho com pessoas; é um acontecimento natural em quase todos os dias de trabalho. É papel da administração não interferir, porque todos eles acabam por beneficiar a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

O estilo de gestão de conflitos denominado evitação se caracteriza por uma postura assertiva, que é indicada para conflitos referentes a assuntos complexos, nos quais existem grandes possibilidades de ganhos e, portanto, a demora para obter maior número de informações torna-se necessária e desejável.

  • C. Certo
  • E. Errado

O gerenciamento de conflitos nas organizações, freqüentemente depara-se com comportamentos reconhecidamente típicos das relações familiares. Todas as opções abaixo são exemplos deste tipo de conflito, exceto:

  • A.

    os interesses familiares e a vida profissional geram conflitos relacionados com o tempo de dedicação a um e a outro papel e requerem ações que incluem pacotes flexíveis.

  • B.

    o estresse do desempenho de um papel dificulta o atendimento do outro e requer soluções como semana compacta e horário flexível.

  • C.

    o compartilhamento de funções tem sido uma opção fundamental que independe de equivalência de competências ou de compatibilidade de horários de trabalhadores.

  • D.

    a escolha de horários flexíveis facilita o cumprimento de papéis familiares e evidentemente significa a escolha de horários em que há a obrigatoriedade de permanência no local de trabalho.

  • E.

    os comportamentos agressivos exigidos para o cumprimento das tarefas nos dois ambientes são diferentes, logo, há uma incompatibilidade que deve ser cuidada no gerenciamento das atividades

Julgue os itens subseqüentes a partir da concepção de planejamento participativo.

Assumir a existência de conflitos no interior de grupos é uma atitude importante para a realização de um planejamento participativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 19, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

É um processo de oposição e confronto que pode acontecer entre indivíduos ou grupos que divergem. Pode ser gerenciado mediante negociação e barganha, ou resolvido através das mudanças das relações. Estamos nos referindo a (ao):

  • A. coesão.
  • B. cooperação.
  • C. conflito
  • D. poder.

A manutenção de relações harmoniosas mediante a colocação das necessidades e interesses alheios acima das nossas próprias é uma técnica de gestão de conflitos denominada

  • A. imposição.
  • B. abstenção.
  • C. acomodação.
  • D. acordo.
  • E. colaboração.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Como o conflito é inerente à vida em sociedade, não é recomendável a utilização de mediadores para negociar a busca de acordos.

II. O conflito não é um mal em si mesmo, e muitas vezes ele traz oportunidades para as pessoas e para as organizações.

III. Buscar o acordo, trabalhar o consenso e conquistar a cooperação são importantes aspectos da convivência social

  • A.

    Apenas a afirmativa I está certa.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Apenas as afirmativas II e III estão certas.

  • D.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • E.

    Apenas a afirmativa II está errada.

O conflito está presente em todas as negociações. Se não há conflito, não há negociação. Negociar, portanto, é solucionar conflitos e, superar impasses. O negociador deve perceber os conflitos a tempo, e efetuar correto diagnóstico da situação, impedindo que assumam proporções que dificultem a sua solução. O bom negociador é aquele que:

  • A.

    respeita o impasse, pois a opinião é um direito de cada negociador; faz concessões para evitar mais conflitos; aceita que é difícil detectar o real motivo do impasse e procura outras soluções que aliviem a pressão dos oponentes, mesmo que não resolva completamente o conflito.

  • B.

    não perde tempo detectando o que levou ao impasse, pois o importante é neutralizá-lo.

  • C.

    não tem receio de impasse; analisa o impasse; identifica o impasse; cria alternativas para sair do impasse; controla as ações para resolver o impasse e mantém as soluções encontradas

  • D.

    não identifica o impasse; na incapacidade de resolvê-lo, você tenta minimizá-lo e recua na solução do conflito

  • E.

    é enérgico com os participantes do conflito, pois dessa maneira eles tentarão chegar a um consenso.

Sun Tzu em a Arte da Guerra disse: "Conhecendo a si mesmo e o inimigo, você poderá enfrentar centenas de batalhas sem correr riscos. Conhecendo a si mesmo e não o inimigo, você reduzirá pela metade a chance de vitória. Se você não conhecer a si mesmo e nem o seu inimigo, a batalha resultará em derrota." Regra de Ouro da Negociação: Identifique o perfil de comportamento do seu oponente. Um negociador do perfil pragmático (usa mais a razão e é rápido para tomar atitudes), possui quais características principais?

  • A.

    Formalidade; gestos assertivos, poucos papéis na mesa; vai direto ao assunto; pode se mostrar obstinado.

  • B.

    Organizado; metódico; precisa de muita informação; tom de voz constante

  • C.

    Procura sempre vantagens e desvantagens nas propostas; busca a perfeição.

  • D.

    Forte intuição; não vai direto ao assunto; alta inflexão de voz; vários interesses além da negociação.

  • E.

    Gestos bruscos; facilidade de comunicação; empatia; avaliações subjetivas

Estratégias de comunicação, mediação, retirada, cooperação e arbitragem dizem respeito à

  • A.

    aprendizagem organizacional.

  • B.

    arquitetura organizacional.

  • C.

    gestão de conflitos.

  • D.

    gestão por competências.

  • E.

    responsabilidade social.

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