Questões sobre Gestão de Equipes

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O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.

Ter objetivos compartilhados e focalizar as metas individuais de cada membro do grupo são fatores fundamentais para o sucesso de uma equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa de prestação de serviços de limpeza, há 10 anos no mercado, teve suas metas de contratos elevadas em um terço por um novo grupo de dirigentes, sem acréscimo no seu quadro de pessoal. Inicialmente, os empregados demonstraram indignação diante da perspectiva de terem de trabalhar mais sob as mesmas condições de trabalho. Contudo, foram tomadas algumas medidas que provocaram alta motivação na maioria dos funcionários e permitiram que as metas definidas fossem alcançadas. Com base nessa situação hipotética e à luz das teorias motivacionais, julgue os itens a seguir, que se referem a medidas que permitem o alcance desses resultados positivos.

As metas individuais devem ter sido definidas aleatoriamente, sem a participação dos empregados, para evitar distorções ou tendência à proteção de determinados grupos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa tem apresentado, nos últimos meses, perda de qualidade dos resultados, conflitos entre os membros das equipes e aumento no número de atestados médicos. Após levantamento, verificou-se que o clima organizacional não estava favorável e que algumas medidas deveriam ser tomadas para melhorar o quadro descrito. Na situação hipotética em apreço, a empresa deve

tomar medidas que visem à melhoria do clima organizacional, as quais deverão ser fundamentadas exclusivamente na experiência da equipe técnica da área de gestão de pessoas da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tentativa de implementar a função de consultoria interna em gestão de pessoas em uma organização de médio porte trouxe problemas práticos de conflito entre áreas, baixa motivação dos consultores e perda de qualidade dos serviços prestados pelas áreas envolvidas. Julgue os itens a seguir, relativos às razões que podem ter levado aos resultados descritos na situação em tela.

Os consultores estavam hierarquicamente subordinados a uma chefia de linha.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tentativa de implementar a função de consultoria interna em gestão de pessoas em uma organização de médio porte trouxe problemas práticos de conflito entre áreas, baixa motivação dos consultores e perda de qualidade dos serviços prestados pelas áreas envolvidas. Julgue os itens a seguir, relativos às razões que podem ter levado aos resultados descritos na situação em tela.

A atuação dos consultores teve foco multidisciplinar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tentativa de implementar a função de consultoria interna em gestão de pessoas em uma organização de médio porte trouxe problemas práticos de conflito entre áreas, baixa motivação dos consultores e perda de qualidade dos serviços prestados pelas áreas envolvidas. Julgue os itens a seguir, relativos às razões que podem ter levado aos resultados descritos na situação em tela.

Houve uma preparação dos gestores da organização, para que o papel dos consultores internos fosse desempenhado com autonomia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tentativa de implementar a função de consultoria interna em gestão de pessoas em uma organização de médio porte trouxe problemas práticos de conflito entre áreas, baixa motivação dos consultores e perda de qualidade dos serviços prestados pelas áreas envolvidas. Julgue os itens a seguir, relativos às razões que podem ter levado aos resultados descritos na situação em tela.

Os consultores internos eram funcionários que não se percebiam como facilitadores dos processos organizacionais e atuavam de forma subserviente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista o modelo integrado de gestão por competências, julgue os itens que seguem.

A gestão por competências é mais abrangente que o simples levantamento das necessidades de treinamento, englobando novas competências exigidas nas organizações modernas, tais como: aprender a aprender; raciocínio criativo e resolução de problemas; desenvolvimento da liderança; e autogerenciamento da carreira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista o modelo integrado de gestão por competências, julgue os itens que seguem.

As competências essenciais são aquelas específicas de cada uma das áreas vitais de uma empresa e são desempenhadas por grupos e pessoas de cada uma delas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista o modelo integrado de gestão por competências, julgue os itens que seguem.

Entre as características das organizações com foco na gestão por competências incluem-se a utilização de abordagens organizacionais flexíveis, o foco nos clientes, o desmembramento da estrutura organizacional tradicional - redução de níveis hierárquicos - e as equipes matriciais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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