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Um gestor coordena adequadamente uma equipe quando
compartilha sempre os acertos, evitando, quando possível, discussões diretas sobre os erros.
sua equipe tem liberdade para divergir sobre os rumos a tomar em relação aos projetos.
deixa claro para a equipe que problemas pessoais nunca podem interferir no trabalho coletivo.
a equipe aceita os limites impostos pelo respeito à hierarquia.
percebe que a autorrealização das pessoas está acima da mera obtenção de resultados.
Considere as afirmativas abaixo, relacionadas à montagem de equipes.
I. Não pode haver harmonia em equipes montadas em torno de objetivos e metas de desempenho previamente estabelecidas pela organização. Para isso, é necessário que as normas e as metas comuns sejam definidas pelo próprio grupo.
II. As equipes são montadas, principalmente, para melhorar a eficácia organizacional e não para aproximar pessoas nem aprimorar o clima da organização.
III. As equipes devem se alinhar às macroestratégias da organização e não construir sua própria visão da missão, dos valores e das metas.
IV. Cada equipe deve ser montada com base em sua missão dentro de um escopo mais amplo, universal, de forma a não limitar suas ações nem a criatividade necessária para inovar.
V. No recrutamento, é fundamental deixar claro aos candidatos o que se deseja alcançar, quais são as recompensas possíveis, mas, sem acentuar os reais desafios e riscos.
Está correto o que se afirma APENAS em
III e V.
II, IV e V.
I e II.
II, III e IV.
I, II e III.
Quando a quantidade de atividades e de envolvidos em um trabalho em grupo é grande, um instrumento essencial para esclarecer quem deve fazer o quê e em qual prazo é
a estrutura analítica de projetos.
a matriz de responsabilidades.
o organograma linear.
o fluxograma de processos.
a árvore de decisão.
Uma determinada empresa enfrentava uma série de desafios: satisfazer os clientes e fidelizá-los; manter mercados conquistados; apresentar diferenciais em função da concorrência e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Diante da realidade complexa, optou-se pela busca de estruturas de trabalho mais eficazes, por meio do desenvolvimento de equipes a fim de alcançar metas e objetivos. Nessa perspectiva, os responsáveis pela área de gestão de pessoas definiram estratégias e ferramentas para a formação e o desenvolvimento de equipes eficazes.
Outra estratégia que poderia ser adotada para o desenvolvimento das equipes, na situação apresentada, é o portfólio de desempenho, a respeito do qual foram feitas as afirmações a seguir.
I - É uma metodologia de avaliação de desempenho que se caracteriza como ferramenta para acompanhar e orientar o desenvolvimento de equipes de trabalho ou de integrantes de equipe.
II - É um book de imagens personalizado, contendo as fotografias dos integrantes da equipe em diferentes circunstâncias ou eventos em que houve atuação.
III - Trata-se de um instrumento que registra as realizações da equipe de trabalho ao longo de um período significativo de tempo, evidenciando a competência, a capacidade de agregar valor e o crescimento obtido.
IV - Constitui-se no treinamento de um membro da equipe, que se responsabiliza por reunir conteúdos e aprendizagens em um conjunto de documentos para repassar aos demais integrantes.
Dizem respeito ao portfólio de desempenho APENAS as afirmações
As mudanças sociopolíticas e socioeconômicas que se operam no cenário internacional e nacional provocam alterações nas políticas internas das organizações. Para sobreviverem, as organizações tendem a espelhar o tempo e o lugar no qual estão instaladas. Conseqüentemente, constata-se mudanças nas práticas da administração de recursos humanos, em razão da chamada "era do conhecimento" em que é destacado o lado humano no discurso empresarial. A partir dessa perspectiva, julgue os itens subseqüentes.
O modelo de gestão de pessoas é um modismo que dá ênfase à singularidade do ser humano, distinguindo-o dos demais recursos da organização.
O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
A formação de equipes de trabalho, como, por exemplo, os círculos de qualidade, deve ser precedida de um trabalho focado no comprometimento dos dirigentes com a sua equipe, pois essa é a base para o sucesso da iniciativa.
O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
Embora sejam, em geral, compostos por pequeno número de funcionários, as chances de sucesso tanto de equipes quanto de círculos de qualidade aumentam de forma proporcional à quantidade de seus membros.
O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
A imposição da direção para que os círculos de qualidade sejam formados é um fator positivo para o sucesso da iniciativa.
O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
Objetivos de trabalho claramente definidos e focados em situações reais de trabalho tornam os resultados dos círculos de qualidade mais eficazes.
O círculo de qualidade pode ser indicado como um exemplo de aplicação de trabalho em equipe que tem por objetivo formar uma equipe de espírito positivo, lealdade intensa e elevada motivação. Criados no Japão, os círculos de qualidade são compostos por pequeno número de funcionários que estudam sistematicamente e discutem o controle da qualidade. Esses trabalhos em grupo facilitam a educação, o treinamento e a propagação das técnicas da qualidade. Com relação ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
Embora seja uma das característica dos círculos de qualidade, a lealdade entre os membros da equipe não é um aspecto relevante para o sucesso de uma equipe de trabalho.
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