Questões sobre Gestão de Pessoas

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Há elementos fundamentais para a elaboração do Planejamento Estratégico da Organização. O enunciado de determinada empresa declarado como "Ser reconhecida pela Sociedade como instrumento efetivo de justiça, equidade e paz social", em termos de Gestão Estratégica, refere-se

  • A. à Vantagem competitiva.
  • B. à Visão.
  • C. à Missão.
  • D. ao Valor.
  • E. ao Propósito.

A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes. Enquanto o conceito de eficiência está relacionado aos métodos, processos e rotinas de trabalho, normas de ação e regulamentos, a eficácia se refere aos fins, isto é, aos objetivos pretendidos pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do plano permanente de desenvolvimento de pessoal, assinale a alternativa correta.

  • A. Trata-se de um modelo de baixa eficácia, uma vez que esse tipo de plano exige competências desinteressantes aos objetivos de qualquer tipo de organização.
  • B. Ocorre única e exclusivamente em instituições do Poder Público.
  • C. A constante evolução e a melhoria do quadro de profissionais da instituição possuem vinculação direta e intrínseca com esse plano.
  • D. Construir um tipo de plano como esse exige muito tempo da equipe, o que faz com que a organização gaste esforços com algo irrelevante para o próprio êxito.
  • E. A pedagogia empresarial considera prescindível o plano permanente de desenvolvimento de pessoal.

Julgue os itens que se seguem, a respeito da gestão de pessoas. A ampliação de cargos padroniza o trabalho e minimiza custos com treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muitas estratégias ou recursos instrucionais podem ser utilizados nas organizações para a aprendizagem dos adultos, no sentido do que exigem as normas com relação ao uso das teorias e da aprendizagem, como a andragogia. Considerando esse assunto, é correto afirmar que andragogia é ciência que estuda

  • A. como aprendem os seres humanos, independentemente da faixa etária.
  • B. a pedagogia.
  • C. como aprendem as crianças, com a finalidade do desenvolvimento por meio das brincadeiras na escola.
  • D. como aprendem os adultos, com a finalidade do desenvolvimento de habilidades e conhecimento.
  • E. como aprendem os filhos que vão ao trabalho de seus pais.

Acerca de cidadania, ética no trabalho e relações humanas, julgue os itens subsequentes. Por destruir os sentimentos de identidade dentro de uma equipe de trabalho e contribuir para a falta de coesão grupal e de qualidade das decisões, os conflitos devem ser evitados a todo custo, pois não revelam aspectos positivos nem mesmo quando bem administrados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que descreve as etapas consecutivas do ciclo motivacional, enfatizando a satisfação de uma necessidade.

  • A. Equilíbrio interno, estímulo, necessidade, tensão, comportamento ou ação e satisfação.
  • B. Satisfação, equilíbrio interno, estímulo, necessidade, tensão e comportamento ou ação.
  • C. Satisfação, equilíbrio externo, estímulo, necessidade, tensão e comportamento ou ação.
  • D. Equilíbrio externo, estímulo, necessidade, tensão, comportamento ou ação e satisfação.
  • E. Necessidade, tensão, comportamento ou ação, satisfação, equilíbrio interno e estímulo.

Acerca de cidadania, ética no trabalho e relações humanas, julgue os itens subsequentes. O respeito às diferenças, a capacidade de colaboração e a empatia são características individuais que contribuem para o sucesso de uma equipe de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um fator de suma importância para o relacionamento e a comunicação eficazes nas organizações é a inteligência emocional. Com base no exposto, é correto afirmar que inteligência emocional consiste na

  • A. habilidade de se perceber no mundo, reconhecendo seu espaço e suas habilidades corporais.
  • B. habilidade de se expressar em público, seja por escrito ou verbalmente, de forma eficaz e agradável.
  • C. habilidade de fazer todo tipo de cálculo e de percepções lógicas do mundo e do meio em que vive, nas relações com os outros seres humanos.
  • D. capacidade de se expressar por meio da arte, do esporte, da música e da criatividade, no sentido de tornar sua comunicação produtiva.
  • E. habilidade de entender a si mesmo e as outras pessoas, percebendo quais as oportunidades de motivação que se pode oferecer; como as pessoas trabalham, como formar um modelo verdadeiro de si e delas e como fazê-las trabalhar cooperativamente.

Acerca de cidadania, ética no trabalho e relações humanas, julgue os itens subsequentes. A parcialidade da chefia na apreciação de atos e méritos dos subordinados, desde que empregada em benefício destes, constitui uma prática aceitável, condizente com a ética profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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