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No que diz respeito à função de direção e controle, julgue os itens seguintes.
Segundo a teoria dos dois fatores, os motivos que estão presentes na situação de trabalho e que influenciam o desempenho dividem-se em duas categorias principais: o próprio trabalho (fatores motivacionais) e as condições de trabalho (fatores higiênicos).
A área de recursos humanos considera as pessoas administradores, independentemente do cargo e do nível organizacional que ocupam, pois, de acordo com os postulados dessa área de conhecimento, as organizações dependem de pessoas para sua operação, direção e controle. Essa proposição rompe com a tradição de pensar nas pessoas como meros recursos organizacionais. A partir dessas informações, e considerando os conceitos e práticas relacionados a recursos humanos, julgue os itens seguintes.
Um dos processos de seleção de pessoal é a seleção sequencial de dois estágios de decisão. Nesse processo, o primeiro estágio é insuficiente para uma decisão definitiva, havendo a aplicação de uma segunda técnica seletiva que subsidiará a decisão final.
A área de recursos humanos considera as pessoas administradores, independentemente do cargo e do nível organizacional que ocupam, pois, de acordo com os postulados dessa área de conhecimento, as organizações dependem de pessoas para sua operação, direção e controle. Essa proposição rompe com a tradição de pensar nas pessoas como meros recursos organizacionais. A partir dessas informações, e considerando os conceitos e práticas relacionados a recursos humanos, julgue os itens seguintes.
Evitar a perda de produtividade devido à redução de trabalho causada por acidentes com funcionários e prezar pela imagem da organização, que pode ser afetada negativamente devido à ocorrência de acidentes graves, são objetivos do programa de segurança organizacional.
Acerca da gestão de Recursos Humanos, uma razão, dentre outras, que pode levar à falha dos esforços de mudança dentro de uma organização é a presença de
líderes que tenham visão da mudança.
imobilização frente à identificação de crises e oportunidades.
cultura de planejamento sistemático com metas de curto prazo.
ancoragem das mudanças na cultura corporativa.
líderes capazes de comunicar a visão de mudança.
A respeito da Gestão Estratégica de Pessoas, considere:
I. É necessária a tradução dos objetivos e estratégias organizacionais em objetivos e estratégias da Gestão de Pessoas. II. Tem como objetivo, dentre outros, prever as necessidades organizacionais de capital humano. III. Corrigir e evitar a falta ou o excesso de pessoal são, dentre outras, algumas de suas ações. IV. Desenvolve e implementa planos de adequação do capital humano. Está correto o que consta emII e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Considere, abaixo, as duas afirmações ligadas pelo conectivo explicativo porque:
O planejamento estratégico de Gestão de Pessoas é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de um determinado período de tempo
PORQUE
trata da definição, com antecipação, de qual a força de trabalho e os talentos humanos são necessários para a realização da ação organizacional futura.
Está correto afirmar que
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
A respeito da evolução dos modelos de Gestão de Pessoas, ao longo do tempo,
o modelo clássico, associado às noções de satisfazer e motivar os colaboradores tem, como um de seus principais teóricos, Max Weber.
Elton Mayo, teórico do chamado modelo motivacional, pode ser considerado um dos responsáveis pela valorização da ideia de carreira e como um dos influenciadores da visão do gestor como um motivador.
a divisão do trabalho em cargos e a seleção por competência técnica são marcas do modelo sistêmico, dentro do qual pode-se destacar as contribuições de Ludwig Von Bertalanffy.
o modelo da administração contingencial, muito influenciado por Peter Drucker, prega a mensuração dos resultados e a motivação por responsabilidade.
Michael Porter, importante desenvolvedor do modelo conhecido como estratégico, pode ser identificado como um dos mais importantes propositores da tomada de decisão por consenso e pela visão do gestor como um mediador.
No tocante às características de alguns dos principais modelos de gestão de pessoas,
no modelo clássico, com sua visão sistêmica de organização, surge a necessidade de se pensar os funcionários como colaboradores, isto é, envolvi dos e comprometidos com os objetivos da empresa.
o modelo motivacional, fortemente relacionado com o caráter alienante das tarefas simplificadas e repetitivas, busca o aumento da produtividade a partir da busca de uma melhor qualificação técnica do trabalhador.
os primeiros estudos relacionados com a noção contemporânea de qualidade de vida no trabalho relacionam- se com o modelo estratégico de gestão de pessoas.
o denominado modelo competitivo, marcado pelos avanços e transformações da era da globalização e da informação, apresenta a noção de geração de capital intelectual para a organização.
no chamado modelo clássico havia uma forte preocupação com a execução criteriosa das tarefas, com forte aderência às regras e padrões. O papel do gestor era o de consulta aos operários, pois eram estes quem possuíam o conhecimento das práticas produtivas.
Julgue os itens subsequentes, referentes à comunicação interna e às relações com funcionários e com a comunidade.
Políticas de comunicação e de gestão de pessoas são estratégias empregadas pelas organizações para estabelecer boas relações com seus funcionários.
O Movimento das Relações Humanas, na década de 1920, trouxe um desafio extremo à função de Chefe de Pessoal, sendo que esse novo modelo de administração teve como base, a mudança na relação entre empregados e empregadores. Enquanto a escola clássica operava utilizando-se da força do autocratismo, o novo modelo propunha aumentar a produtividade pela eliminação dos conflitos entre os indivíduos e seus respectivos custos. Pode-se compreender que surge um novo movimento nas relações humanas dentro das organizações dando-se ênfase
à figura do Homo Social, se preocupando com o indivíduo, com suas necessidades e outras variáveis.
ao especialista que se preocupava com a burocracia, sem entender suas necessidades.
às organizações que só visavam o lucro e benefícios.
às organizações que focam apenas os aspectos de sua imagem.
à figura do chefe visando apenas à autocracia.
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