Questões sobre Gestão de Pessoas

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Com referência aos principais modelos de administração pública e à gestão de pessoas, julgue os itens seguintes.

A evolução dos estudos organizacionais e da gestão de pessoas propiciou uma mudança na forma mecanicista como atuava o departamento de recursos humanos das organizações, uma vez que estas passaram a buscar novas formas de gestão e a considerar uma abordagem em que as pessoas são vistas como seres humanos diferentes entre si, agentes ativos e inteligentes e parceiros da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos a recursos humanos e gestão de pessoas.

A evolução da função de recursos humanos no Brasil é marcada por características legais e fundamenta-se no referencial sistêmico.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenvolvimento de competências exige uma fase prévia de mapeamento, que pode ser operacionalizada com o auxílio de sistemas de informação de recursos humanos (RH). A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O uso dos sistemas de informações gerenciais (SIG) permite acessar o banco, processar os dados e gerar informações importantes para o processo decisório da organização. Especificamente, o SIG de RH põe em foco o alinhamento do planejamento estratégico de RH e os registros e controles de pessoal, além dos relatórios operacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a trabalho em equipe, motivação, liderança e relações indivíduo/organização, julgue os itens subsequentes.

O absenteísmo, a rotatividade e a satisfação com o trabalho são reações derivadas da percepção de cada empregado sobre a empresa onde atua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, que versam sobre processo de gestão de pessoas.

As grandes correntes teóricas sobre gestão de pessoas podem ser agrupadas em quatro categorias principais: modelo articulado de gestão de pessoas como departamento pessoal, como gestão do comportamento humano, como gestão estratégica e como gestão por competência e vantagem competitiva.

  • E. Errado
  • C. Certo

A respeito de liderança, motivação e desempenho, julgue os itens a seguir.

O nível de motivação varia entre os indivíduos e no mesmo indivíduo em tempos de vida diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Proporcionar ao trabalhador mais oportunidades de vivenciar a responsabilidade pessoal e um trabalho significativo, e também para que ele obtenha mais informações sobre os resultados de seus esforços de trabalho exige uma série de ações como: combinar tarefas, formar unidades naturais de trabalho, estabelecer relações com os clientes, imprimir carga vertical, abrir canais de feedback. A denominação que se dá na área de Recursos Humanos a essa iniciativa por parte das organizações é

  • A. Efeito Halo.
  • B. Clima Organizacional.
  • C. Enriquecimento do trabalho (job enrichment).
  • D. Pirâmide de Maslow.
  • E. Teoria dos Dois Fatores.

Nas organizações, ocorrem permanentemente processos de mudança, devido aos quais devem ser estabelecidas estratégias para garantir a sustentabilidade e o crescimento necessário ao cumprimento das missões. Com base nessas informações, julgue os próximos itens relativos ao gerenciamento de conflito e gestão de mudança.

O emprego de autoridade formal é uma estratégia adequada para a resolução de conflitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas organizações, ocorrem permanentemente processos de mudança, devido aos quais devem ser estabelecidas estratégias para garantir a sustentabilidade e o crescimento necessário ao cumprimento das missões. Com base nessas informações, julgue os próximos itens relativos ao gerenciamento de conflito e gestão de mudança.

O processo de mudança não pode ser planejado mediante ações proativas e propositais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todas as formas de comunicação estão sujeitas a dificuldades que comprometem a transmissão, recepção e interpretação da informação e dos significados, as quais são denominadas de barreiras. Considerando que as barreiras da comunicação podem ocorrer na fonte, no destino ou no próprio processo de comunicação, é INCORRETO afirmar que

  • A. a reação apressada às mensagens, como interrupções na fala do emissor para que o receptor exponha sua história sobre o assunto contido na mensagem, configura-se como uma das dificuldades com o recepção no processo de comunicação.
  • B. o feedback é um dispositivo que funciona automaticamente em qualquer sistema de comunicação, sem a necessidade de ser previsto e implementado pelos comunicadores.
  • C. a falta de disposição para falar, a incorreção da linguagem e o uso de codificação incorreta são exemplos de dificuldades com o transmissor no processo de comunicação organizacional.
  • D. quando duas pessoas de diferentes níveis de escolaridade, mas que falam o mesmo idioma, lotadas em um mesmo setor, não conseguem conversar sobre um determinado processo, há uma dificuldade de comunicação a respeito deste, causada pela falta de um sistema comum de codificação.
  • E. a sobrecarga, uma das barreiras à comunicação promovida pelo emissor, ocorre quando há uma criação exagerada de informações para os destinatários, fazendo com que as mesmas não sejam processadas adequadamente pelos receptores.
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