Questões sobre Gestão de Pessoas

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Uma das questões relevantes a ser feita na análise das capacidades do quadro funcional para fazer frente aos objetivos estratégicos organizacionais é “Os funcionários têm as competências necessárias para que a organização atinja a estratégia empresarial X?”. O resultado, mesmo que positivo, provoca a necessidade de atuação da área de RH no sentido de

  • A.

    fazer um relato pormenorizado das capacidades existentes e encaminhar aos gestores dos funcionários, tão somente.

  • B.

    não fazer nada, pois a área de RH é área-meio e tem a função única e exclusiva de operacionalizar as funções de pessoal.

  • C.

    limitar-se à elaboração de indicadores de gaps e encaminhar aos gestores.

  • D.

    avaliar e classificar as capacidades existentes em graus de melhoria e propor ações no sentido de eliminar os gaps.

  • E.

    ater-se à função de executora das ações que os gestores considerarem necessárias.

Até bem pouco tempo, para a área de Recursos Humanos, eram atribuídos papéis táticos e operacionais no sentido de auxiliar as outras áreas, enquanto prestadora de serviços e geradora de despesas. Atualmente, novos papéis se apresentam, configurando-a como

  • A.

    garantidora da eficiência, controlando os recursos.

  • B.

    controladora da produtividade, do tempo e dos meios.

  • C.

    monitoradora de regras e regulamentos estabelecidos.

  • D.

    assessora no cumprimento dos objetivos organizacionais.

  • E.

    legitimadora das decisões gerenciais.

Julgue os itens seguintes, referentes aos processos de recrutamento, seleção, avaliação de desempenho e desenvolvimento de pessoal nas organizações. Se os custos de um programa de desenvolvimento de pessoas superarem os benefícios trazidos pelo programa à organização, não ocorrerá o retorno do investimento no treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que corresponde à área da administração que abrange um conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos.

  • A. Administração de pessoal
  • B. Administração de materiais
  • C. Administração de contabilidade de pessoal
  • D. Superintendência administrativa
  • E. Departamento de benefícios

No que concerne aos níveis de abrangência da direção vistos como parte do processo organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A direção em nível global corresponde ao nível estratégico da organização.

  • B.

    A direção em nível departamental abrange os grupos de pessoas e tarefas.

  • C.

    A direção que abrange a totalidade da organização dá-se em nível departamental.

  • D.

    A direção em nível operacional é também denominada gerência.

  • E.

    A direção em nível operacional corresponde ao nível tático da organização.

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

A organização que pretender analisar e descrever cargos de direção estratégica deverá evitar o método de observação como técnica de coleta de dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

Para que uma organização avalie seus colaboradores por intermédio de um método que evite o efeito halo, poderá adotar o método de escolha forçada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao comportamento organizacional e à organização da função de gestão de pessoas.

Uma organização que adota o balanço social possui um documento que recapitula dados que podem ser utilizados no futuro pelo que se poderia chamar de uma contabilidade de RH e a valorização do capital intelectual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas por competências, julgue os itens subsequentes. Competências fundamentais ou competências transversais são tipos definidos de acordo com os elementos específicos de cada cargo e dos processos das unidades organizacionais para que se tracem perfis alinhados aos diferentes espaços ocupacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

O modelo da Fundação Nacional da Qualidade contempla a realização de auditorias periódicas nas organizações candidatas ao prêmio nacional da qualidade, que devem ser constituídas por auditores externos certificados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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