Questões sobre Gestão de Pessoas

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No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue os itens de 71 a 80. O oferecimento de recompensas extrínsecas garante a elevação do desempenho das pessoas e dispensa o oferecimento de recompensas intrínsecas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As tendências de gestão de pessoas no setor público incluem

  • A. fortalecer a avaliação de desempenho com a criação de incentivos para elevar o desempenho dos servidores e corrigir distorções salariais.
  • B. priorizar a definição de atribuições especializadas para os cargos públicos para que os integrantes das carreiras atuem em órgãos específicos no Poder Executivo.
  • C. rever a política remuneratória das carreiras de nível superior para recompor as perdas acumuladas pela inflação e uniformizar os índices de reajustes.
  • D. instituir programas de capacitação continuada com o objetivo de ampliar a formação acadêmica dos servidores.
  • E. estabelecer política de concursos públicos para constituir quadro de reserva que garanta a existência de candidatos habilitados no período de vigência do concurso.

Acerca de gestão, seleção, capacitação de pessoas e temas correlatos, julgue os itens subsequentes. O conceito de equilíbrio organizacional, quando se trata da gestão de pessoas, diz respeito ao equilíbrio entre as recompensas concedidas e as contribuições dos colaboradores, de forma a obter-se o melhor resultado para a instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão, seleção, capacitação de pessoas e temas correlatos, julgue os itens subsequentes. A correta gestão de pessoas deverá colocar a organização a serviço dos colaboradores, levando-os a atingir seus objetivos pessoais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão, seleção, capacitação de pessoas e temas correlatos, julgue os itens subsequentes. A análise e a descrição de cargos são feitas com o objetivo principal de permitir que os eventuais candidatos aos cargos saibam exatamente para quais vagas devem se habilitar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre desenvolvimento de pessoas, existem vários métodos que são utilizados. Analise os itens abaixo.

I. Rotação de cargos está relacionado com a movimentação das pessoas em várias posições na organização, no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades.

II. A rotação de cargos pode ser apenas horizontal

III. Estudo de casos é um método de desenvolvimento, no qual a pessoa se defronta com uma descrição escrita de um problema organizacional para ser por consequência analisado e resolvido.

Podemos afirmar que:

  • A. apenas a afirmativa I é falsa.
  • B. apenas a afirmativa III é verdadeira
  • C. apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
  • D. apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
  • E. todas as alternativas são verdadeiras.

No gerenciamento de crises, um dos principais desafios consiste em enfrentar situações que exigem uma postura organizacional não rotineira. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que

  • A. o protocolo de ação do gerenciamento de crises inclui, em sua normatização, o planejamento de contingências.
  • B. a primeira e mais importante fase do gerenciamento de um evento crítico é a confrontação ou resposta imediata.
  • C. a primeira e mais importante fase do gerenciamento de um evento crítico é a confrontação ou resposta imediata.
  • D. a resolução de uma crise demanda criatividade e improvisação, baseando-se em métodos empíricos.
  • E. as ações essenciais ao gerenciamento de crises devem ser definidas no momento em que o evento crítico se apresenta.

Na relação interpessoal, no ambiente de trabalho, é importante ter em vista que,

  • A. mesmo que existam diferenças, no local de trabalho todos devem ser tratados como se fossem a mesma pessoa.
  • B. quando lida-se com as emoções de pessoas no local de trabalho, deve-se sempre permitir que os sentimentos interfiram na decisão final sobre o fato ocorrido.
  • C. para ajudar as pessoas, é preciso compreender que todas têm medos, emoções, alegrias e sofrimentos.
  • D. mesmo que não se conheça e se domine toda a situação que gerou um determinado problema, é imprescindível que ele seja resolvido imediatamente

Algumas características são fundamentais para manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho. Uma delas é o autoconhecimento, que

  • A. implica reconhecer os traços de comportamento, o impacto que se causa nos outros e que comportamentos dos outros incomodam.
  • B. considera os outros, suas opiniões, sentimentos e motivações, torna os indivíduos capazes de enxergar além do próprio umbigo e amplia a percepção da realidade com os pontos de vista dos outros.
  • C. significa não só ouvir, mas também falar, expressar opiniões, vontades, dificuldades, com assertividade e habilidade para a interação franca, direta, clara, serena e respeitosa.
  • D. leva a ser gentil, solícito e simpático, além de demonstrar consideração pelo outro de várias formas.

Fisher (2002) aponta a evolução de quatro modelos diferentes para a gestão de pessoa.

Numerando a coluna I de acordo com a coluna II, qual é a sequência correta, de cima para baixo?

  • A. 1, 2, 4, 3
  • B. 1, 4, 2, 3
  • C. 3, 2, 4,1
  • D. 3, 4, 2, 1
  • E. 4, 1, 3, 2
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