Questões sobre Gestão de Pessoas

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Quais são as condições básicas a serem definidas no desenho de u m cargo?

  • A. O nível de treinamento requerido, salário e benefícios, grau de eficácia esperado no desempenho das tarefas.
  • B. Qualificação formal do ocupante, nível hierárquico e conteúdo do cargo.
  • C. Autonomia da função, adequação do cargo ao ocupante, salario e benefícios e nível de engajamento esperado.
  • D. Nível de produtividade desejado, salario do ocupante e subordinação hierárquica.
  • E. O conjunto de tarefas a serem desempenhadas, métodos e processos de trabalho, responsabilidade e autoridade.

É comum supor-se que, simplesmente, porque uma pessoa é excelente em uma atividade, ela está evidentemente bem informada sobre as outras coisas da vida. Tal distorção perceptiva consiste em deixar que uma característica de um indivíduo ou grupo encubra todas as suas demais características. Assinale a alternativa que corretamente denomina esse processo.

  • A. Estereotipagem.
  • B. Projeção.
  • C. Profecia autorrealizada.
  • D. Efeito halo.
  • E. Percepção seletiva.

As organizações que aplicam o conceito de gestão de pessoas por competências devem, como premissa para a utilização de tal método, realizar o denominado mapeamento de competências, que corresponde à identificação

  • A. das melhores oportunidades de negócios para organização.
  • B. do grau de aderência das práticas de RH adotadas com os desafios apresentados.
  • C. dos melhores profissionais disponíveis no mercado para contratação.
  • D. dos colaboradores mais engajados na persecução dos objetivos da organização.
  • E. do perfil técnico e comportamental necessário para cada função na organização.

Julgue os itens que se seguem, referentes à gestão de pessoas nas organizações. As análises de cargos e de tarefas consistem na identificação dos principais requisitos funcionais e características comportamentais que sustentam a realização das atividades previstas nos postos de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a equilíbrio organizacional, liderança, motivação e objetivos da gestão de pessoas, julgue os seguintes itens. A partir do início do século XXI, o propósito da gestão de pessoas nas organizações tem sido centrado em administrar as pessoas como recursos organizacionais sujeitos a regras e regulamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem. O alinhamento estratégico das competências caracteriza-se pelo grau de ressonância ou de sinergia entre o conteúdo das competências individuais, das competências organizacionais e da formulação estratégica das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem. As unidades de gestão de pessoas contribuem para o futuro e para o presente das organizações ao atuarem, em relação às pessoas e aos processos de trabalho, no desempenho dos papéis de parceiros estratégicos, agentes de mudança, defensores dos funcionários e especialistas administrativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem. Contratações de pessoas são efetivas quando as pontuações mais altas em alguns quesitos ou critérios compensam as pontuações mais baixas obtidas pelos candidatos em um processo seletivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem. Uma contribuição da avaliação de desempenho em organizações públicas consiste na equiparação salarial obtida por ocupantes de cargos diferentes em função do mérito do desempenho adequado ou conforme o alcance das metas estabelecidas em dado período de referência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos desafios mais significativos à gestão contemporânea diz respeito à diversidade da mão de obra. A diversidade nas empresas deriva de processos sociais e econômicos que impõem novos padrões competitivos, pondo em cheque as práticas tradicionais de gestão de pessoas. A gestão da diversidade implica uma série de esforços – especialmente na gestão de pessoas – voltados para maximizar o potencial da diversidade e minimizar suas desvantagens. Entre as ações apresentadas abaixo, um programa de diversidade eficaz deve priorizar:

  • A. mudança de atitudes no ambiente de trabalho, via treinamentos pontuais sobre diversidade;
  • B. democratização das decisões, via redução dos níveis hierárquicos;
  • C. melhoria das relações interpessoais, via mudança nos estilos de liderança;
  • D. reconhecimento dos papéis diferenciados, via metas de desempenho individuais claras e formalizadas;
  • E. acesso igualitário à empresa, via critérios de seleção objetivos, focados na qualificação.
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