Questões sobre Gestão de Pessoas

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Assinale a alternativa que apresenta, entre os profissionais listados a seguir, aqueles considerados empregados domésticos.

  • A. Cozinheira, babá e servente de prédio.
  • B. Jardineiro, motorista e mecânico de máquina de lavar roupa.
  • C. Piloto particular, cozinheira e babá.
  • D. Lavadeira, copeira e zelador de prédio.
  • E. Cozinheira, copeira e motorista.

Em relação aos fundamentos da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir. A administração de recursos humanos é caracterizada pela adoção do enfoque sistêmico, entretanto, a mera manutenção, nas empresas, de um departamento denominado recursos humanos não garante, necessariamente, o desenvolvimento de uma gestão sistêmica de pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos fundamentos da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir. O movimento da administração científica originado com as experiências de Frederick W. Taylor e Henri Fayol objetivou proporcionar fundamentação científica às atividades administrativas, substituindo a especialização e o profissionalismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos fundamentos da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir. A administração de recursos humanos pode ser entendida como a administração de pessoal embasada em uma abordagem sistêmica.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de pessoas.

Ao detalhar as exigências do cargo ao seu ocupante, quanto a conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias ao desempenho adequado da atividade, o administrador emprega a análise de cargos, um procedimento sistemático de coleta de informações para a tomada de decisão acerca do cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de pessoas.

Os funcionários constituem um dos principais ativos das organizações e a gestão de pessoas, ao ser bem executada, é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas e o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Idalberto Chiavenato (2010) define a gestão de pessoas como um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos, composto por seis processos básicos, entre eles os processos de aplicar pessoas, que são aqueles utilizados para

  • A. capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas.
  • B. incentivar as pessoas, identificar e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.
  • C. criar condições ambientais, psicológicas e grupais para as atividades das pessoas.
  • D. acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados.
  • E. desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho.

Considere as afirmativas abaixo acerca da gestão por competências. I. Grupo focal é um dos instrumentos utilizados para identificação das competências necessárias a uma organização e consiste em uma entrevista coletiva. II. A primeira etapa da gestão por competências corresponde à definição de missão, visão de futuro e objetivos estratégicos da organização. III. O mapeamento das competências corresponde ao critério de alocação dos colaboradores da organização na sua estrutura. Esta correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. I e II.
  • E. I.

No que se refere à gestão de pessoas e gestão da qualidade, julgue os itens subsequentes.

Caso resolva adotar o modelo do GESPÚBLICA e o da Fundação Nacional da Qualidade, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) terá como princípio comum a busca da geração de valor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na abordagem atual, a avaliação de desempenho deve se preocupar mais efetivamente:

  • A.

    Em julgar o desempenho do passado de cada funcionário.

  • B.

    Importar modelos já implantados em outras organizações.

  • C.

    Mapear somente os pontos fracos da organização.

  • D.

    Apontar ações para melhorar o desempenho futuro.

  • E.

    Auxiliar cada funcionário na progressão da carreira.

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