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Para a execução de suas atividades, são necessárias aos gerentes, entre outras, habilidades
de abstração, que são determinantes para os gerentes operacionais.
de negociação, essenciais para o gerente operacional.
humanas, que são responsáveis pela produção em grupo, apesar de não guardar relação com a liderança da gerência.
técnicas, as quais englobam a capacidade de aplicação dos conhecimentos ou especialidades específicas.
conceituais, referentes ao conhecimento explícito que o gerente operacional necessita para o desempenho de suas funções.
Assinale a opção correta com relação à gestão de pessoas e à gestão por competências.
Os modelos de gestão de desempenho e de gestão de pessoas devem ser definidos com a participação restrita das chefias de segundo escalão da organização.
O processo de gestão de carreiras deve ser contínuo, envolvendo a interação entre o empregado e a organização e visando a padronização das competências dos indivíduos.
A gestão de pessoas por competências busca identificar as lacunas de competência e promover o ajuste entre as práticas de gestão de pessoas sob um mesmo foco.
A gestão de pessoas por competências procura desenvolver globalmente o empregado com vistas a mantê-lo por um período duradouro na organização.
O foco da área de gestão de pessoas deve ser fixo, com vistas a refratar as mudanças nos cenários onde a organização se insere, as quais podem interferir no mercado de trabalho ou no resultado da organização.
Considerando que o ambiente organizacional é formado por grupos, equipes e relacionamentos entre indivíduos, assinale a opção correta.
As equipes de trabalho se caracterizam pelo esforço coletivo, pela responsabilidade que compartilham por resultados globais, pelos objetivos de trabalho partilhados e pelas unidades autônomas ou semiautônomas.
As equipes de trabalho precisam ter um líder formal, cuja função é organizar o desenvolvimento do trabalho, conduzir a equipe para o alcance das metas e intermediar a comunicação com os superiores.
O poder de referência expressa uma relação psicológica, que se traduz na influência dos outros por meio de retenção total ou da transmissão parcial do conhecimento adquirido por um dos membros do grupo.
As equipes de trabalho cujas metas não são claramente identificáveis pelos seus integrantes constituem um exemplo de equipes com atribuições complexas.
Os grupos sociais estabelecem normas de comportamento que podem direcionar o comportamento dos seus membros, desde que não violem as leis e regras explícitas das organizações.
A partir de meados do século passado, o mundo do trabalho demandou uma intervenção, pois os trabalhadores estavam sofrendo de males que a fisiologia, a bioquímica e a medicina não explicavam. Assim, vários estudos se dedicaram a entender as relações da organização com os empregados, a segurança, o adoecimento e, atualmente, a qualidade de vida no trabalho. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A qualidade de vida no trabalho consiste em uma série de atividades (ginástica laboral, esporte para trabalhadores, programas de voluntariado) cujo objetivo é tornar o trabalho mais satisfatório e produtivo.
A ambiguidade de papéis pode ser exemplificada pelo caso de um gerente do posto de comando de uma loja de departamentos, cujas orientações para gerenciamento da equipe provenham de dois departamentos diferenciados e que, muitas vezes possuam consequências divergentes.
O controle sobre o trabalho se restringe à análise do quanto o ritmo de trabalho é definido pela máquina ou do quanto a máquina define quando o empregado deve agir.
As estratégias de mediação visam responder, do melhor modo possível, à diversidade de contradições que caracteriza o custo humano do trabalho, podendo, muitas vezes, superar efeitos nocivos das condições de trabalho.
A abordagem mais adequada para programas de combate ao uso do álcool é aquela que combina exemplos de prejuízos relacionados ao álcool com estímulo a atividades de lazer e socialização alternativas. Tais iniciativas garantem a efetividade do programa.
Determinada empresa de manufatura vem tendo problemas financeiros devido ao aumento da competitividade. A sua diretoria, representada pelo presidente João Marco, optou por cortes de pessoal para reduzir os custos variáveis e encarregou o gerente de recursos humanos, Luís Cláudio, de efetivar as demissões. Luís Cláudio, após uma análise do quadro de pessoal da empresa, decidiu iniciar o processo em um grupo de nove empregados da área de informática, que, após a informatização da empresa, estava com capacidade ociosa. Apesar de a empresa não apresentar uma política planejada de gestão do desempenho, Luís Cláudio decidiu pautar as demissões por esse critério. Para tanto, ele tomou as seguintes decisões: escolheu uma sexta-feira para informar ao grupo sobre a demissão e chamou cada empregado pessoalmente para dar a notícia. Ele iniciava a conversa dando devolução da avaliação de desempenho do demitido, ressaltando os pontos fracos, a fim de justificar a demissão.
A respeito dessa situação hipotética e da avaliação de desempenho, assinale a opção correta.
Os termos critérios ou indicadores na avaliação de desempenho dizem respeito às definições e à operacionalização do bom desempenho, anteriores ao ciclo de avaliação.
A situação descrita retrata o uso adequado da avaliação de desempenho, pois a demissão fundamentada de empregados minimiza a percepção de injustiça.
A avaliação de desempenho é caracterizada pelo processo no qual o avaliador observa e registra os comportamentos e(ou) resultados, remove obstáculos ao desempenho satisfatório, discute objetivos e planeja ações para melhorar os níveis de produtividade do empregado.
Os dados acerca do desempenho no trabalho servem para aferir os níveis de produtividade organizacional quando são concebidos como somatório.
Os resultados da avaliação de desempenho não devem ser usados para fins de demissão de funcionários, o que desvirtua a filosofia da avaliação.
Acerca das expectativas atuais relativas à atuação estratégica da área de gestão de pessoas, assinale a opção correta.
A gestão de pessoas se torna estratégica na medida em que consegue implantar as ações para adequar as pessoas às suas atividades e promover a qualidade de vida nas organizações.
A área de gestão de pessoas pode orientar políticas e ações, visando à aquisição das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais.
A área de gestão de pessoas privilegia a especialização e a manutenção de cargos com tarefas bem definidas.
Cada atividade da área de gestão de pessoas deve estar integrada verticalmente somente, de modo a se alinhar às demais funções, ações e atividades desenvolvidas pela organização.
A filosofia da empresa é mais duradoura e estável, e, por isso, as políticas de recursos humanos devem primar pelo mesmo pressuposto.
A Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas são os processos de agregar; aplicar; recompensar; desenvolver; manter e monitorar pessoas. O processo de agregar pessoas é utilizado para
incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados de processos de provisão ou suprimento de pessoal.
acompanhar e controlar as atividades das novas pessoas que ingressam na corporação e de verificar seus resultados.
capacitar e incrementar a adaptação das novas pessoas às atividades que deverão exercer. Incluem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e das competências.
incentivar e satisfazer as necessidades individuais mais elevadas de cada novo membro da empresa, por meio do qual se garante a retenção de talentos.
criar condições psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem pesquisas de clima e programas de qualidade de
As tarefas de Administração de Recursos Humanos mudaram com o tempo. Hoje, elas são desempenhas nas organizações por dois grupos de executivos: de um lado, os especialistas em Recursos Humanos que atuam como consultores internos, e de outro, os gerentes de linha que estão envolvidos diretamente nas atividades de Recursos Humanos por serem responsáveis pela
manutenção de uma ação disciplinadora.
busca constante de resultados.
utilização eficaz de seus subordinados.
aplicação do treinamento em sala de aula.
administração da carreira de cada subordinado.
Além do contrato formal de trabalho, a organização e as pessoas que nela trabalham, estabelecem um contrato psicológico de trabalho. Pode-se definir este último como um
compromisso de dedicação das pessoas ao trabalho que executam, garantindo a plena aplicação do potencial individual.
entendimento tácito entre indivíduo e organização que estabelece um conjunto de expectativas que devem ser atendidas pelas partes envolvidas.
acordo em que a empresa se compromete a investir nos indivíduos que nela trabalham, garantindo oportunidades iguais.
pacto emocional entre a empresa e seus funcionários de buscarem resultados que agregam valor para toda a organização.
ajuste que torna a empresa e funcionários parceiros na busca de resultados para a organização e satisfação para as pessoas.
Tendo em mãos um plano de trabalho, um agente censitário deve organizar suas tarefas. A organização é uma função administrativa que
visa a traçar as metas a serem alcançadas pela empresa.
requer capacidade emocional para prestigiar pessoas.
diz respeito aos profissionais que têm funções de comando.
busca adequação das atividades às pessoas e aos recursos.
está direcionada à avaliação do desempenho profissional.
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