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Todas as grandes organizações necessitam de profissionais que se dediquem à coordenação de atividades ou de equipes. Dentre as atribuições abaixo, qual NÃO diz respeito à função de coordenar?
Executar as rotinas administrativas.
Elaborar planejamentos estratégicos.
Atuar dentro dos princípios gerenciais.
Montar diagramas, cronogramas e organogramas.
Criar um clima de proximidade irrestrita com subordinados.
Um agente censitário supervisor tem, como uma de suas funções, liderar equipes. Sobre a função de liderança, analise as afirmações a seguir.
I-Cabe ao líder desenvolver as capacidades individuais, prever constrangimentos e, sobretudo, criar e gerir as oportunidades.
II-Liderar implica motivar as pessoas para que trabalhem em um objetivo comum, potencializando a produtividade.
III-A liderança eficaz é aquela exercida segundo os princípios do laissez-faire, o que envolve participação democrática na tomada de decisão.
É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Para uma tarefa da magnitude do Censo Demográfico, faz-se necessário trabalhar em equipe. Nessa modalidade de atuação, os participantes
planejam com firmeza de propósitos e não perdem o foco na tarefa que têm a desempenhar.
se aproximam em função de suas afinidades e geram um grupo coeso em que a identidade garante o sucesso.
se organizam em torno de uma liderança que impõe ao grupo as coordenadas e etapas do trabalho a ser realizado.
possuem um objetivo comum e interagem para que as competências individuais promovam um bom resultado coletivo.
estabelecem os papéis de cada componente e definem quem será o centralizador e o executor, segundo objetivos singulares.
Marcos é supervisor geral de uma empresa e tem uma grande tarefa pela frente. Chamou os colaboradores e definiu atividades e transmitiu orientações para realizá-las. A ação de Marcos é sintetizada como exercício do poder na forma de
populismo.
persuasão.
delegação.
imposição.
disciplinamento.
No que diz respeito à gestão da organização e de pessoas, a ideia contida na citação acima é justificada pelo fato de
o emprego de aparelhos tecnológicos conduzir à necessária substituição das pessoas.
o uso de aparato tecnológico dispensar gastos com treinamento e desenvolvimento.
a tecnologia ser a mola mestra que movimenta as empresas na atualidade.
a empresa moderna adotar a estrutura da departamentalização funcional e divisional.
as pessoas serem o fator determinante na operação da tecnologia existente na empresa.
João trabalha em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-OSCIP voltada para Programas sociais e educacionais. Quando há recebimento de verbas públicas ou quando a instituição decide avaliar um programa social, é realizada uma assembleia para que todos os profissionais envolvidos participem das tomadas de decisão. Esse modelo de gestão participativa se caracteriza como um modelo em que os objetivos são
alcançados, eliminando-se os processos de planejamento por estarem identificados com modelos centralizadores.
alcançados por meio de um modelo de gestão financeira que prescinde da presença de cargos de direção.
estabelecidos visando ao aumento de produtividade, fazendo com que cada profissional seja envolvido no projeto e, assim, se comprometa com o sucesso da empresa.
estabelecidos visando ao exercício da autonomia por cada membro da instituição, segmentando iniciativas, interesses e decisões.
estabelecidos a partir do conceito de participação, no qual a formação dos membros da instituição se processa no exercício da autonomia, sendo compartilhada a tomada de decisões.
O desenvolvimento de novas tecnologias tem ocorrido mais rapidamente que a formação de pessoal qualificado para atuar no mercado de trabalho. Para tentar conter essas diferenças, empresas investem cada vez mais em sistemas de treinamento a distância. A esse respeito, analise as características abaixo.
I - Administra mecanismos de comunicação múltipla que permitem enriquecer os recursos de aprendizagem e eliminar a dependência do ensino face a face.
II - Alcança níveis de custos crescentes, pois, mesmo com um aporte financeiro inicial, a atualização da tecnologia exige permanente revisão de material instrucional.
III - Estabelece a possibilidade de personalizar o processo de aprendizagem proporcionando uma sequência acadêmica que responda ao ritmo do rendimento do aluno.
IV - Favorece a possibilidade de melhorar a qualidade da instrução, ao atribuir a elaboração dos materiais didáticos aos melhores especialistas.
São corretas as características
I e II.
I e III.
II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
O líder é descrito como sendo o profissional capaz de motivar e fazer com que os profissionais de uma empresa ou de um grupo trabalhem não só com a razão, mas também com a emoção, despertando-lhes o prazer de trabalhar. O líder é a pessoa capaz de perceber as potencialidades de cada membro do grupo e de saber explorá-las de forma a trazer benefícios para o projeto e, também, de buscar o comprometimento e o aperfeiçoamento individual em prol do trabalho em grupo. A esse respeito, considere os atributos a seguir.
I - Capacidade de compreender os problemas fundamentais aquilo que precisa ser feito.
II - Capacidade de criar um clima de competição entre as pessoas, em proveito dos resultados de um projeto.
III - Capacidade de ponderar as opções, tomar decisões e conquistar a aceitação do grupo.
IV - Capacidade de suportar críticas, fazer sacrifícios e resistir às pressões, bem como para prosseguir, apesar das adversidades.
São atributos necessários a um líder APENAS
I e II.
II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
Como atividade fundamental da Administração de Recursos Humanos, os treinamentos precisam de planejamento e avaliação cuidadosos. Para a avaliação de treinamentos, alguns níveis precisam ser contemplados. Relacione os níveis apresentados com a respectiva descrição.
Estão corretas as associações
I - P ; II - Q ; III - R.
I - Q ; II - P ; III - S.
I - R ; II - T ; III - P.
I - S ; II - R ; III - T.
I - T ; II - S ; III - Q.
A operação de serviços puros, ou seja, sem o envolvimento de bens tangíveis, tem características específicas e distintas dos processos de manufatura. Com relação à prestação desse tipo de serviço, analise as afirmações abaixo.
I – Os serviços têm como base o relacionamento entre pessoas e, como conseqüência, a imprevisibilidade e a heterogeneidade.
II – A simultaneidade entre a operação e o consumo do cliente existe na prestação de um serviço.
III – Os consumidores participam do processo operacional, tornando a gestão da qualidade mais complexa, pois envolve simultaneamente o serviço e o processo operacional de forma conjunta.
IV – O limite de estocabilidade é limitado na prestação do serviço, forçando as empresas a trabalharem com certo grau de ociosidade operacional.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
I e IV.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
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