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Administração - Gestão de Pessoas - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
O treinamento é um recurso de extrema importância e visto como diferencial nas organizações. Quando implantado nas empresas, elas promovemquatro tipos de mudanças de comportamento. São eles:
desenvolvimento de conceitos; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de logística; desenvolvimento de controle.
transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos.
transmissão de cargos; desenvolvimento de estruturas; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de materiais.
desenvolvimento de diagnósticos; transmissão de cargos; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de controle.
habilidades unilaterais; transformações inconscientes; planejamento estratégico, implementação de processos.
Uma tradicional empresa da área de varejo está ampliando sua visão e atuação estratégica. Essa empresa vem migrando de uma orientação na qual as pessoas são recursos para aquela na qual as pessoas são parceiros, o que vem provocando mudanças nas práticas de gestão de pessoas.
São práticas relacionadas ao modelo em que as pessoas são como Parceiros, EXCETO
colaboradores atuando em equipes
interdependência com colegas
preocupação com normas e regras
integração à organização
integrar o capital intelectual
Uma tradicional empresa do ramo editorial apresentou seu planejamento de pessoal utilizando a seguinte matriz:
O modelo de planejamento dessa empresa se baseia
em segmentos de cargo
na procura estimada do produto
na substituição de postos-chave
no fluxo de pessoal
no planejamento operacional integrado
O quadrinho a seguir aborda uma importante mudança na orientação da gestão de pessoas ao compreender que as competências podem ser mapeadas em diferentes níveis.
A situação apresentada envolve uma discussão quanto às competências no nível
ambiental dos concorrentes
essencial da organização
funcional de cada unidade
gerencial dos executivos
individual dos colaboradores
São características de um desempenho excelente de pessoas na óptica da gestão estratégica de recursos humanos:
orientação para o serviço, reação à concorrência e estrutura hierarquizada.
orientação para a função, utilização abusiva das pessoas e integração vertical.
utilização das pessoas como recursos, orientação para a empresa e estruturação em rede.
organização horizontal, orientação para a relação custo/preço e qualidade.
integração de pessoas como parceiras, orientação para os resultados e atuação por meio de alianças estratégicas.
Com relação à classificação dos indicadores de gestão, considere as afirmativas abaixo.
I. Indicadores de produtividade permitem medir a eficiência na aplicação dos recursos para a geração de bens e serviços.
II. Indicadores de qualidade visam aperfeiçoar processos e expressam a eficácia na obtenção da conformidade do produto e do processo.
III. Indicadores de desempenho são fundamentais para as organizações contemporâneas.
IV. Indicadores de resultados são utilizados na monitoração do grau de sucesso dos objetivos perseguidos, que dependem exclusivamente das competências da empresa, visto não serem influenciados por fatores externos.
V. Indicadores que não espelhem esforços e metas dos programas internos de melhorias dizem muito pouco à organização.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II, III e V.
II, III e IV.
I e V.
II, IV e V.
I, III, IV e V.
Em relação ao feedback é correto afirmar que
Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
Para que a área de recursos humanos de uma organização seja considerada estratégica, é suficiente a adaptação de suas políticas e práticas à missão, à estratégia e à estrutura da organização.
Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
Prover a empresa com pessoal qualificado, elevar a satisfação e a autorrealização dos empregados e ajudar a organização a alcançar suas metas constituem objetivos da gestão de recursos humanos.
Considerando que, no âmbito da gestão de pessoas, se busca estudar as relações humanas no ambiente socioeconômico organizacional, julgue os itens seguintes.
O índice de rotatividade é afetado pelas licenças médicas superiores a quinze dias.
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