Questões sobre Gestão de Pessoas

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O treinamento é um recurso de extrema importância e visto como diferencial nas organizações. Quando implantado nas empresas, elas promovemquatro tipos de mudanças de comportamento. São eles:

  • A.

    desenvolvimento de conceitos; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de logística; desenvolvimento de controle.

  • B.

    transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes; desenvolvimento de conceitos.

  • C.

    transmissão de cargos; desenvolvimento de estruturas; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de materiais.

  • D.

    desenvolvimento de diagnósticos; transmissão de cargos; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de controle.

  • E.

    habilidades unilaterais; transformações inconscientes; planejamento estratégico, implementação de processos.

Uma tradicional empresa da área de varejo está ampliando sua visão e atuação estratégica. Essa empresa vem migrando de uma orientação na qual as pessoas são recursos para aquela na qual as pessoas são parceiros, o que vem provocando mudanças nas práticas de gestão de pessoas.

São práticas relacionadas ao modelo em que as pessoas são como Parceiros, EXCETO

  • A.

    colaboradores atuando em equipes

  • B.

    interdependência com colegas

  • C.

    preocupação com normas e regras

  • D.

    integração à organização

  • E.

    integrar o capital intelectual

Uma tradicional empresa do ramo editorial apresentou seu planejamento de pessoal utilizando a seguinte matriz:

O modelo de planejamento dessa empresa se baseia

  • A.

    em segmentos de cargo

  • B.

    na procura estimada do produto

  • C.

    na substituição de postos-chave

  • D.

    no fluxo de pessoal

  • E.

    no planejamento operacional integrado

O quadrinho a seguir aborda uma importante mudança na orientação da gestão de pessoas ao compreender que as competências podem ser mapeadas em diferentes níveis.

A situação apresentada envolve uma discussão quanto às competências no nível

  • A.

    ambiental dos concorrentes

  • B.

    essencial da organização

  • C.

    funcional de cada unidade

  • D.

    gerencial dos executivos

  • E.

    individual dos colaboradores

São características de um desempenho excelente de pessoas na óptica da gestão estratégica de recursos humanos:

  • A.

    orientação para o serviço, reação à concorrência e estrutura hierarquizada.

  • B.

    orientação para a função, utilização abusiva das pessoas e integração vertical.

  • C.

    utilização das pessoas como recursos, orientação para a empresa e estruturação em rede.

  • D.

    organização horizontal, orientação para a relação custo/preço e qualidade.

  • E.

    integração de pessoas como parceiras, orientação para os resultados e atuação por meio de alianças estratégicas.

Com relação à classificação dos indicadores de gestão, considere as afirmativas abaixo.

I. Indicadores de produtividade permitem medir a eficiência na aplicação dos recursos para a geração de bens e serviços.

II. Indicadores de qualidade visam aperfeiçoar processos e expressam a eficácia na obtenção da conformidade do produto e do processo.

III. Indicadores de desempenho são fundamentais para as organizações contemporâneas.

IV. Indicadores de resultados são utilizados na monitoração do grau de sucesso dos objetivos perseguidos, que dependem exclusivamente das competências da empresa, visto não serem influenciados por fatores externos.

V. Indicadores que não espelhem esforços e metas dos programas internos de melhorias dizem muito pouco à organização.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II, III e V.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I e V.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    I, III, IV e V.

Em relação ao feedback é correto afirmar que

  • A. existem dois tipos de feedback: intrínseco e extrínseco. O feedback extrínseco ocorre através dos sentidos do praticante e é importante para a percepção de erros. O feedback intrínseco constitui-se em um fator fundamental para o aprendizado e para a performance.
  • B. é empregado nas organizações como uma ferramenta de gestão de pessoas. Quando o utilizam, as empresas alegam procurar o desenvolvimento do colaborador, o que leva o gestor a avaliar o profissional, dando a ele retorno positivo ou negativo sobre seu desempenho.
  • C. é considerado, nas organizações, como um processo que prejudica a mudança de comportamento e a performance individual porque inevitavelmente leva os funcionários a comparações indesejáveis pelo administrador.
  • D. é consequência da intenção negativa sobre o sujeito ou seu objetivo de trabalho porque envolve crítica a um trabalho ou às atividades da pessoa.
  • E. o feedback do sistema é constituído de um processo de comunicação que serve como instrumento de regulação à medida que as divergências são verificadas e objetiva aumentar as discrepâncias para criar controles.

Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Para que a área de recursos humanos de uma organização seja considerada estratégica, é suficiente a adaptação de suas políticas e práticas à missão, à estratégia e à estrutura da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Prover a empresa com pessoal qualificado, elevar a satisfação e a autorrealização dos empregados e ajudar a organização a alcançar suas metas constituem objetivos da gestão de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, no âmbito da gestão de pessoas, se busca estudar as relações humanas no ambiente socioeconômico organizacional, julgue os itens seguintes.

O índice de rotatividade é afetado pelas licenças médicas superiores a quinze dias.

  • C. Certo
  • E. Errado
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