Questões sobre Gestão de Pessoas

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Em uma economia em rápida mudança, os cargos são soluções rígidas para um problema fluido. As organizações podem ocasionalmente reformular a descrição de cargo de uma pessoa, mas não a cada semana. Quando o trabalho muda constantemente – que é cada vez mais a imagem do mundo atual -, as organizações não podem se dar ao luxo da inflexibilidade dos cargos e, por isso, ocorre a seguinte situação:

  • A.

    restabelecem os cargos tradicionais, voltados para tarefas específicas;

  • B.

    montam equipes quando uma determinada tarefa é concluída a fim de reter funcionários;

  • C.

    recorrem aos membros da força de trabalho efetiva para que executem tarefas específicas;

  • D.

    substituem seus cargos por trabalhadores temporários ou em tempo parcial;

  • E.

    fiscalizam para que seus funcionários não executem outras tarefas dentro da organização.

          Há cerca de 25 anos, Ulisses iniciou, em determinada organização, a sua carreira como office boy e logo evoluiu para os demais cargos. Atualmente exerce a função de gerente financeiro e é considerado veterano pelos demais integrantes. Ulisses, apesar de muito exigente e rude, é respeitado por todos e gosta de auxiliar novos integrantes da organização no processo de capacitação e na execução de qualquer tipo de atividade organizacional.

Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que a liderança de Ulisses é respaldada no

  • A.

    poder de recompensa.

  • B.

    poder coercitivo.

  • C.

    poder de legitimação pelo cargo.

  • D.

    poder carismático.

  • E.

    poder de competência.

O desenvolvimento é uma forma de aperfeiçoamento pessoal

  • A. destinada ao empregado recém-admitido na organização.
  • B. com vistas a promoções oferecidas pela organização.
  • C. para aprimorar o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não-estruturada.
  • D. voltada ao novo ambiente gerencial da empresa.
  • E. direcionada à atuação do empregado em um programa de qualidade total.

Em se tratando de gestão de pessoas, liderança pode ser definida como

  • A. a capacidade de concluir, oportunamente, situações desejadas e necessárias aos resultados da empresa, interativamente, com a consequente melhoria das relações interpessoais.
  • B. a medida do grau de satisfação das necessidades e exigências que os clientes estabeleceram e requereram.
  • C. a competência sustentada de obter e deter o conjunto de conhecimentos e instrumentos aplicados a uma área de atuação.
  • D. a concentração maior de poder decisório na alta administração da organização.
  • E. a capacidade de influenciar um grupo visando ao alcance de objetivos.

Acerca de teoria geral da administração, relações humanas e gestão de pessoas, julgue os itens de 55 a 60.

A ausência de um empregado ao trabalho por doença ou por comprometimento físico, incluindo o alcoolismo e demais vícios, não deve ser considerada nos índices de absenteísmo de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os acidentes com afastamento podem classificar-se em quatro categorias. Entre elas encontra-se a incapacidade parcial permanente, que pode ser motivada pela perda

  • A.

    anatômica ou impotência funcional de mais de um membro de suas partes essenciais – mão ou pé.

  • B.

    da visão de um olho com redução em mais da metade da visão do outro.

  • C.

    da visão de ambos os olhos.

  • D.

    de qualquer membro ou parte dele.

  • E.

    da audição de ambos os ouvidos ou redução em mais da metade de sua função.

O tipo de jornada de trabalho em que o trabalho é regular, mas não é realizado em tempo integral, denomina-se

  • A.

    semana de trabalho reduzida.

  • B.

    trabalho parcial.

  • C.

    horário flexível de trabalho.

  • D.

    trabalho remoto.

  • E.

    trabalho compartilhado.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 86 a 90.

Os clientes externos, que fazem parte do contexto organizacional, formam a equipe de trabalho e, por isso, devem conhecer os objetivos e metas da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Gates argumenta que o QI é mais importante que a experiência. "Você pode ensinar qualquer coisa a uma pessoa inteligente". De acordo com a frase acima descrita, podemos definir Bill Gates como um líder que é:

  • A.

    Orientado para o funcionário. Ou seja, aquele que enfatiza apenas as relações interpessoais.

  • B.

    Orientado para a produção. Ou seja, aquele que enfatiza apenas os aspectos práticos do trabalho.

  • C.

    Institucional. Ou seja, aquele que enfatiza apenas os aspectos organizacionais.

  • D.

    Orientado para o desenvolvimento. Ou seja, aquele que valoriza a experimentação, busca novas idéias, gera e implementa mudanças.

  • E.

    Comportamental. Ou seja, aquele que enfatiza e estuda minuciosamente o comportamento humano.

A Inteligência Emocional (Ie) se refere a uma série de capacidades, habilidades e competências não cognitivas que influenciam na capacitação de uma pessoa em lidar com as demandas e pressões de seu ambiente. Ela se compõe de cinco dimensões:

  • A.

    Autoexecução, autogerenciamento, automotivação, riqueza de conhecimentos e habilidades sociais.

  • B.

    Autoconsciência, autogerenciamento, automotivação, empatia e habilidades sociais.

  • C.

    Autoconsciência, autodesempenho, autonomia, empatia e tradicionalismo.

  • D.

    Autogerenciamento, autodesempenho, Autonomia, felicidade emocional e tradicionalismo.

  • E.

    Autoconsciência, autodesempenho, automotivação, eficácia e habilidades interpessoais.

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