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São práticas de gestão de pessoas que podem influenciar positivamente o profissional terceirizado:
Efetuar a avaliação periódica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante.
Estabelecer programas de controle gerencial exclusivo para os terceirizados, demonstrando desta forma que o mau desempenho do terceirizado pode estar sujeito a punição.
Separar claramente as áreas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitórios, daquelas que são exclusivas dos empregados.
Tratar o terceirizado como um profissional que impõe um custo adicional para a empresa e que, portanto, sua produtividade deve ser maior do que a dos empregados.
Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execução das tarefas dentro da organização.
Na Era da Informação, a Administração de Recursos Humanos vê as pessoas
como ativos empresariais que devem ser valorizados, visando ao aumento da produtividade associada à introdução dos computadores.
de maneira igualitária, por meio de processos homogêneos de seleção, alocação em cargos, treinamento, remuneração, benefícios e avaliação de desempenho.
como essencialmente diferentes, que devem ter sua personalidade, conhecimento, atitude e comportamento respeitados e até valorizados.
como se fossem os donos da organização, devendo participar das decisões estratégicas e compartilhar de forma equivalente dos resultados alcançados.
como elementos essenciais para o funcionamento da organização, tendo cada um seu lugar na hierarquia e seus direitos aos benefícios definidos pelo princípio da isonomia.
A escola de Relações Humanas tem como sua principal origem a Experiência de Hawthorne que revelou um fracasso nas tentativas de relacionar as condições físicas de trabalho com a produtividade. Todavia, os resultados da Experiência de Hawthorne trouxeram outros ensinamentos, entre os quais está o fato de que:
A produtividade dos trabalhadores é determinada em função de prêmios estabelecidos antecipadamente de acordo com o resultado individual dos trabalhadores.
A produtividade dos trabalhadores é determinada por padrões e comportamentos informais estabelecidos pelo grupo de trabalho.
A produtividade dos trabalhadores é determinada por metas numéricas estabelecidas pela alta gerência e repassada aos trabalhadores.
A produtividade dos trabalhadores é determinada por fatores formais estabelecidos pela "gerência científica" e controlados por padrões pré-estabelecidos.
A avaliação da função de Administração de Recursos Humanos, também conhecida como Auditoria de Recursos Humanos, é um sistema de revisão e controle para informar a administração da organização sobre a eficiência e eficácia do programa em desenvolvimento. Portanto, podemos afirmar que seu propósito NÃO é:
A localização de práticas e condições que são prejudiciais a organização.
Proporcionar meios para evitar a tomada de decisão de quando adicionar ou suprimir atividades, alterar rumos e práticas.
Justificar a própria existência e orçamento de Recursos Humanos.
Proporcionar retroação para especialistas de Recursos Humanos, gerentes e funcionários quanto a eficácia da Administração de recursos Humanos.
Muitas organizações estão mudando os seus conceitos, alterando suas práticas gerenciais e investindo mais nas pessoas, entendendo que elas criam o conhecimento, hoje visto como
uma tática operacional de sucesso.
um poderoso ativo da instituição.
um benefício marginal.
um lucro adicional para a empresa.
exclusivo apenas das organizações de produção.
Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e aprendizagem nas organizações. São fontes de poder a personalidade, a propriedade ou a riqueza e a organização.
Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e aprendizagem nas organizações. A barganha e a amizade não são instrumentos de poder nas organizações pois são típicos de organização informal.
Julgue os próximos itens com relação a poder, liderança e aprendizagem nas organizações. O jogo de poder denominado jogo dos campos rivais ocorre quando dois ou mais jogadores ou grupo de jogadores na organização estão claramente uns contra os outros e promovem intensas lutas internas na organização.
José Carlos é caixa bancário há mais de dez anos. No último ano, em conversas com os colegas de trabalho, ele tem comentado que se sente muito cansado após cada dia de atividade, que já não se sente tão satisfeito com a atividade que realiza e que o banco não é mais um local onde ele sente prazer de trabalhar. O supervisor imediato de José Carlos observou que ele tem faltado com mais frequência ao trabalho e já não é tão pontual e que os clientes atendidos por ele têm reclamado da indiferença com que José Carlos lhes tem tratado.
Com base na situação hipotética apresentada, assinale a opção correta no que se refere aos fatores afetivos no trabalho.
José Carlos demonstra claramente baixo envolvimento com a carreira, que é uma das dimensões da motivação profissional.
A situação apresentada evidencia que José Carlos tem uma percepção errada da relação de trabalho com seus colegas e do clima organizacional.
No caso em questão, há indícios de que José Carlos está com baixa satisfação no trabalho, menor comprometimento organizacional afetivo e com esgotamento em relação à atividade que exerce.
Na situação apresentada, há indicadores de que José Carlos vivencia uma síndrome de exaustão no trabalho, em função da falta de apoio gerencial para a execução de sua atividade laboral.
A motivação de José Carlos, hoje, é menor que a de dez anos atrás porque ele se tornou mais velho, o que é natural.
Com relação à seleção de pessoas como uma responsabilidade de linha e uma função de staff, considere as afirmativas abaixo.
I. A escolha final do candidato cabe ao chefe ou gerente do órgão requisitante, mas, o responsável pela indicação dos melhores candidatos é o órgão de recursos humanos.
II. A tendência atual é para a centralização e a concentração de serviços de recrutamento e seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários e remuneração nas áreas de ARH.
III. A área de ARH está se transformando num tipo de consultoria interna para preparar e orientar os gerentes para a nova realidade.
IV. Quando não existe uma distinção clara entre linha e staff nas organizações, tende a ocorrer conflitos sobre quem tem autoridade de tomar as decisões sobre pessoas.
V. Pelo princípio da responsabilidade de linha e função de staff deve-se descentralizar a gestão das pessoas no nível das gerências de linha, de um lado, enquanto de outro, se mantém a função de assessoria e consultoria interna através do órgão e de RH.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e IV.
I, III e V.
I, III, IV e V.
III, IV e V.
II, III, IV e V.
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