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Em recursos humanos, o conjunto de princípios e diretrizes para adequar o comportamento das pessoas e reger as relações delas com as organizações, denomina-se
planejamento.
práticas.
políticas.
desenvolvimento.
procedimentos.
Com a transformação do chefe de departamento de pessoal em gerente de recursos humanos, o novo papel desse gestor de pessoas exige, hoje, a utilização de modelos estratégicos, que implicam envolvimento pleno na vida da organização e nas suas constantes mudanças estruturais. Considerando esse assunto, julgue os itens seguintes acerca dos conceitos atuais de gestão de pessoas.
Na gestão de pessoas, conhecer o conceito de cultura possibilita a definição de fronteiras claras para todos os membros de uma organização, um modo consistente na abordagem de novas situações, a união do grupo e a garantia de um padrão conhecido de sucesso para essa organização.
A estratégia de gestão de pessoal que permite uma predição de curto prazo das necessidades de pessoal da organização é o modelo
de planejamento integrado.
baseado na procura estimada do produto ou serviço.
baseado em segmentos de cargos.
de substuição de postos-chave.
baseado no fluxo de pessoal.
Com a transformação do chefe de departamento de pessoal em gerente de recursos humanos, o novo papel desse gestor de pessoas exige, hoje, a utilização de modelos estratégicos, que implicam envolvimento pleno na vida da organização e nas suas constantes mudanças estruturais. Considerando esse assunto, julgue os itens seguintes acerca dos conceitos atuais de gestão de pessoas.
A terceirização consiste em atribuir a terceiros a responsabilidade pela execução de atividades essenciais para a organização.
Instruções: Cada uma das questões de números 75 a 77 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação à transição da abordagem da Administração de Recursos Humanos (ARH)
I. As pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspira ções e percepções singulares.
II. A cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar a mudança e a inovação com foco no futuro da organização.
III. Passa a basear-se em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; a autonomia e independência corporativa e a integração vertical da estrutura organizacional.
IV. O foco passa a ser a organização como um todo, a busca do consenso e a vantagem competitiva sus tentável.
V. As mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado e trazendo um contexto ambiental impregnado de turbulência e imprevisibilidade.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Com relação à movimentação e captação de pessoal, julgue os itens que se seguem.
A expatriação e a repatriação de pessoal são atividades importantes na moderna gestão de pessoas. Ambas estão relacionadas a atividades que objetivam adaptar pessoas a mudanças de local de trabalho e de país e ocorrem em empresas multinacionais.
O método de controle de custos mais adequado como apoio a um processo de avaliação de desempenho que possibilite a melhoria na qualidade dos serviços prestados à população por um órgão público é o de custeio
por absorção.
gerencial.
direto.
baseado em atividades.
variável.
Julgue os itens de 102 a 110 a respeito das tendências em gestão de pessoas no setor público, da avaliação e da gestão de desempenho.
Fortalecer as carreiras voltadas para atividades operacionais e de apoio geral é uma das prioridades em termos de organização de recursos humanos no setor público.
Acerca dos instrumentos gerenciais e dos modelos contemporâneos de gestão de pessoas, julgue os itens de 98 a 103.
O desenvolvimento do trabalho em equipe contribui para importantes fatores na evolução profissional, como a definição de prioridades, o ajuste de metas e a receptividade para mudanças. Um grupo coeso no ambiente de trabalho permite o desenvolvimento de características que podem não ser ressaltadas individualmente, como a criatividade, a participação, a visão de futuro, o questionamento de posições e o senso crítico.
Uma empresa em fase de crescimento necessitou organizar um banco de dados que favorecesse a gestão de pessoas. Para isso, foi preciso considerar que
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