Questões sobre Gestão do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Gestão do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sensoriamento, percepção, interpretação, comportamento adaptativo e memória são subprocessos do processo de inteligência organizacional. A respeito dessas fases, assinale a opção correta.

  • A. Na fase de sensoriamento, a organização altera as estratégias, as estruturas e as regras na memória, de acordo com o conhecimento adquirido.
  • B. Na interpretação, a troca de informações entre as pessoas da organização gera novos significados para a própria organização.
  • C. Percepção refere-se à busca de informações relativas aos ambientes externo e interno da organização, de forma estruturada.
  • D. Comportamento adaptativo, que é expresso formal e informalmente, deriva, necessariamente, das interações da organização com o meio.
  • E. Memória diz respeito tão somente à classificação do conhecimento da organização.

A escola pode ser vista como uma organização e, dessa forma, precisa se adaptar às constantes mudanças do contexto no qual está inserida. Para que isso ocorra, é necessário que ela tenha uma inteligência organizacional. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. A inteligência organizacional independe do indivíduo; ela acontece em função das informações disponibilizadas em diversos processos e sistemas da organização.
  • B. O conhecimento do indivíduo dentro da organização é o que se denomina inteligência organizacional.
  • C. No processo de inteligência organizacional, foca-se exclusivamente o ambiente interno.
  • D. Inteligência organizacional é entendida apenas como um produto dos múltiplos processos da organização.
  • E. Inteligência organizacional é a capacidade de a organização reunir informações e de criar conhecimento atuando de forma efetiva.

Tendo como referência os conceitos normalmente adotados na gestão do conhecimento, assinale a opção correta.

  • A. Informação corresponde a todo conhecimento que o indivíduo coloque à disposição da organização.
  • B. Conhecimento tácito é o conhecimento comum, passível de ser acessado por todos da organização.
  • C. Os dados podem ser transformados em informação e conhecimento, mas não são elementos brutos.
  • D. Os dados podem ser expressos numericamente.
  • E. Conhecimento não pode ser gerado a partir de informações.

Segundo Takeuchi e Nonaka (2008), na gestão do conhecimento, sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação é o conceito de:

  • A. Externalização.
  • B. Permutação.
  • C. Internalização.
  • D. Combinação.
  • E. Socialização.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de conhecimento (tácito ou explícito) às suas características.

Coluna 1

1. Conhecimento explícito.

2. Conhecimento tácito.

Coluna 2

( ) Não é facilmente visível e explicável.

( ) Pode ser expresso em palavras, números ou sons, compartilhado na forma de dados, fórmulas ou manuais.

( ) Pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal ou sistematicamente.

( ) Possui duas dimensões: a primeira é uma dimensão técnica, que engloba as habilidades informais e de difícil detecção, e a segunda consiste em crenças, percepções, ideais e valores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1– 1 – 2 – 2.
  • B. 1– 2 – 2 – 1.
  • C. 2 – 1 – 1 – 2.
  • D. 2 – 2 – 1 – 1.
  • E. 2 – 1 – 2 – 1.

Leia atentamente as proposições a seguir atribuindolhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) quanto à atuação da Gestão da Informação: ( ) O profissional é o responsável por implantar sistemas, como um banco de dados, que armazenam milhares de informações.

( ) Estuda tecnologias e programação, mas não implanta sistemas.

( ) Recolhe dados e os qualifica, transformando-os em conhecimento a ser usado por gestores na tomada de decisões.

( ) Enfoca aspectos gerencias e tecnológicos (planejamento estratégico, tomada de decisão e sistemas de informação).

( ) Contempla com mais profundidade questões de organização, indexação da informação, além do tratamento de acervos analógicos e digitais.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

  • A. F, V, V, V, F
  • B. F, F, V, V, F
  • C. V, F, V, F, F
  • D. V, V, V, F, F
  • E. F, F, F, V, V

No que se refere à gestão de informação, leia as afirmativas abaixo:

I. São as técnicas e os conhecimentos usados em coleta de informações.

II. São técnicas para coletar informações e processá-las.

III. Referem-se ao processo de coletar e armazenar informações.

IV. Atrelam-se ao armazenamento e distribuição de informações.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I apenas
  • B. II, III apenas
  • C. IV apenas
  • D. III apenas
  • E. I, II, III, IV

Quanto a certas etapas que podem integrar a gestão da informação, considere:

I. BUSCA: escolher as fontes de informações confiáveis que se enquadrem nos critérios de qualidade da informação definidos pelo profissional da informação junto ao cliente (ou usuário).

II. IDENTIFICAÇÃO: utilizar informações relevantes que atendam as necessidades do cliente (ou usuário).

III. CLASSIFICAÇÃO: agrupar as informações de acordo com as características e propriedades identificadas, para facilitar o tratamento e processamento.

IV. PROCESSAMENTO: tratar a informação, adequando-a ao melhor formato para facilitar o seu uso e compreensão.

V. ARMAZENAMENTO: utilizar técnicas de classificação e processamento, armazenar as informações para facilitar o seu acesso quando o uso se fizer necessário.

VI. DISSEMINAÇÃO: fazer com que a informação chegue a quem dela precisa no momento certo.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III apenas
  • B. I, II, III, VI apenas
  • C. II, IV, V, VI apenas
  • D. I, II, III, IV, V, VI
  • E. III, IV, V apenas

__________________ é um processo que consiste nas atividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de ___________________, independentemente do formato ou meio em que se encontra (seja em documentos físicos ou digitais). Seu objetivo é fazer com que as _________________ cheguem às pessoas que necessitam delas para tomar decisões no momento certo.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

  • A. Gestão estratégica de pessoas; conhecimento; ideias
  • B. Avaliação de desempenho; informações; análises
  • C. Gestão da informação; informações; informações
  • D. Dinâmicas de grupo; ideias; avaliações
  • E. Retenção de talentos; conhecimentos; informações

A sustentabilidade é um termo adotado por muitos setores da sociedade como uma meta a ser cumprida para os próximos anos à qual se deu o nome de desenvolvimento sustentável. A esse respeito, leia as afirmativas a seguir.

I. Visa o crescimento humano capaz de suprir as necessidades da atual geração, sem que esse desenvolvimento acabe com os recursos das gerações futuras.

II. O primeiro passo para alcançar o desenvolvimento sustentável é o planejamento.

III. Por vezes, o interesse financeiro passa por cima dos interesses ambientais, e o planejamento também deve ter essa preocupação, até porque o conceito sustentabilidade também traz benefícios financeiros para a empresa.

IV. Uma grande preocupação do desenvolvimento sustentável tem a ver com o crescimento de países subdesenvolvidos ou emergentes.

V. O crescimento econômico desses países tem que vir de outras maneiras que não foram adotadas anteriormente pelos países industrializados, muitos dos quais detêm grande parte dos recursos naturais do planeta.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III, IV, V
  • B. I, II, IV, V apenas
  • C. II, III, IV apenas
  • D. III, IV, V apenas
  • E. I, III, V apenas
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...