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Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir: "Uma das teorias de liderança baseia-se nas características do líder, o que significa dizer ...."
que traços físicos, sociais e intelectuais garantem o sucesso da liderança.
que valores e tradições da empresa garantem o sucesso da liderança.
que o estilo liberal garante o sucesso da liderança.
que a força dos subordinados garante o sucesso da liderança.
que o grau de participação dado aos subordinados garante o sucesso da liderança.
Assinale a opção incorreta. Da abordagem situacional da liderança depreende-se que:
há um continuum de padrões de liderança dado pelo grau de autoridade utilizado pelo líder e o grau de liberdade disponível para os subordinados.
o estilo de liderança a ser adotado depende da situação, de características do gerente e dos subordinados.
para tarefas rotineiras e repetitivas pode-se adotar um estilo de liderança mais centrado no líder.
O clima organizacional da empresa indica o estilo de liderança centrado no líder para tarefas operacionais repetitivas.
o líder pode assumir diferentes padrões de liderança para um mesmo subordinado e para cada um dos seus subordinados.
Wiersema e Treacy, no livro "Disciplina dos Líderes de Mercado", afirmam que as empresas que lideram o mercado são as que oferecem o preço mais baixo, ou acenam com o melhor produto, ou ainda oferecem a cada cliente o que ele mais quer, sob medida. Para eles, há qualidades vitais que explicam por que essas empresas são líderes, a saber:
I – Centrar o foco num único ponto valorizado pelo cliente em vez de tentar atender a todas as solicitações.
II – Melhorar, continuamente, o valor do que oferecem a seus clientes; para tal, a empresa deve tentar melhorar a cada dia, jamais crê que está bom de um certo jeito.
III – Manter férrea disciplina para alcançar a excelência; a formação e o treinamento dos funcionários são voltados para esta meta, considerada a mais importante.
Estão corretas as afirmativas:
I, apenas;
I e II, apenas;
I e III, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III.
Sobre liderança é incorreto afirmar:
A liderança não interfere no clima organizacional, até porque são elementos completamente distintos e independentes no processo administrativo.
A liderança é a infl uência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específi cos.
A liderança é um fenômeno social e ocorre exclusivamente em grupos sociais.
A liderança é a capacidade de infl uenciar as pessoas a fazerem aquilo que devem.
São três os estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Colocar LA quando o assunto se referir à liderança autocrática, LD quando se referir à liderança democrática e LL quando se referir à liderança liberal.
( ) O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo.
( ) O líder não tenta avaliar ou regular o curso dos acontecimentos.
( ) A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem a liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho.
( ) O líder determina a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho.
( ) Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com a participação mínima do líder.
( ) O líder é dominador e "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
( ) As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder.
A seqüência assinalada acima é:
LA, LD, LL, LA, LD, LA, LL
LA, LL, LD, LA, LL, LA, LD
LD, LL, LA, LD, LL, LD, LD
LL, LA, LD, LL, LA, LL, LD
O perfil do gestor organizacional que se caracteriza pela habilidade para ocupar posições de comando, pela dificuldade em seguir normas e ter foco nos resultados é o:
empreendedor
mediador
receptivo
analítico
Segundo Henry Mintzberg, os gerentes desempenham dez papéis; o papel de liderança foi classificado na categoria de papéis gerenciais
negociais;
de ligação;
decisórios;
interpessoais;
de processamento de informação.
O estudo sobre liderança desenvolvido por Robert House, a chamada "Teoria Caminho-Objetivo", classificou o líder em quatro categorias: diretivo, apoiador, participativo e orientado para realizações. O diretivo dá a direção de como as tarefas devem ser realizadas, o apoiador é atento às necessidades dos subordinados, o participativo utiliza as sugestões dos subordinados em suas decisões e o orientado para realizações determina metas desafiadoras. Dessa forma, a liderança
diretiva deve prevalecer sobre a de apoio quanto mais claras e burocráticas forem as relações formais de autoridade;
participativa tem probabilidade de ser considerada redundante por subordinados com alta capacidade ou experiência;
participativa gera subordinados satisfeitos em locais de controle interno e a diretiva, nos locais de controle externo;
participativa leva à satisfação maior do empregado quando há conflito substancial dentro de um grupo de trabalho;
orientada para realizações leva à maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou cheias de tensão do que quando são altamente estruturadas e bem expostas.
Um dos primeiros estudos sobre gerentes, elaborado por Mintzberg, divide seus papéis em três categorias. A categoria que agrupa os papéis interpessoais inclui, entre outros, o papel de:
Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
O sucesso de um líder depende, significativamente, de sua habilidade de interagir com os seguidores.
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