Questões sobre Liderança

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Em relação aos mecanismos de participação, assinale a opção correta.

  • A.

    Para ser eficaz, a participação deve ser deliberativa e vinculante, não podendo ser consultiva.

  • B.

    Quanto à estrutura de sua intervenção, a participação pode ser executiva, hipótese em que se trabalha com o princípio da cogestão ou com entidades de utilidade pública.

  • C.

    A participação direta pode ser empregada apenas em organizações de pequeno porte, visto ser impossível utilizá-la quando há grandes contingentes humanos envolvidos.

  • D.

    Os conselhos de controle social não são considerados mecanismos de participação popular devido à ingerência dos poderes públicos locais.

Assinale a opção correta.

  • a.

    O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção bidimensional de liderança que oferece uma explicação para conciliar a eficácia do líder com a orientação para a produção e para as pessoas.

  • b.

    O modelo de liderança situacional apresenta a liderança como a capacidade de criar uma visão de futuro de longo prazo, que seja viável e desejável pelos membros da organização e capaz de direcioná-los em suas ações.

  • c.

    O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção de liderança na qual os líderes possuem certas características e atributos pessoais, físicos, mentais e culturais que os diferenciam de seus seguidores.

  • d.

    O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção de liderança focada no desenvolvimento das pessoas, incentivando o trabalho independente, a dedicação e a busca de padrões de desempenho que vão além do próprio cargo.

  • e.

    O modelo de liderança situacional apresenta uma concepção de liderança que reconhece a importância dos liderados e se baseia na lógica de que os líderes podem compensar as limitações motivacionais e de capacitação de seus seguidores.

Alguns autores consideram o modelo de Fiedler e de Hersey e Blanchard como modelos de liderança situacional. A respeito desses modelos, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).

I. A eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e quanto de controle a situação proporciona a ele.

II. O líder deve flexibilizar seu comportamento a fim de ajustá-lo à situação.

III. O grau de favorabilidade da situação para o líder é definido pelas relações entre líder e subordinados, pelo grau de estruturação da tarefa e pelo poder de oposição.

IV. O comportamento do líder diante da situação é capaz de definir e estruturar o papel dos liderados.

V. O estabelecimento de valores e padrões da situação pelo líder incentiva comportamentos transformadores nos liderados.

Aponte a resposta que contém apenas as opções verdadeiras.

  • a.

    I, II e III.

  • b.

    I, III e IV.

  • c.

    I, II e V.

  • d.

    IV e V.

  • e.

    III e V.

Relacione as colunas abaixo a respeito das bases sociológicas da autoridade e os tipos psicológicos de poder:

1. Autoridade ilegítima

2. Autoridade racional-legal

3. Autoridade carismática

4. Autoridade racional

( ) Poder pessoal

( ) Poder coercitivo

( ) Poder do conhecimento

( ) Poder positivo

A alternativa correta é:

  • A.

    1, 2, 3, 4

  • B.

    1, 3, 4, 2

  • C.

    3, 1, 2, 4

  • D.

    3, 1, 4, 2

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, acerca das teorias da liderança: __________________________________________, são líderes que, através de sua visão pessoal e de sua energia, inspiram os seguidores e têm um impacto signifi cativo em suas organizações.

  • A.

    Líderes transacionais.

  • B.

    Líderes autoritários.

  • C.

    Líderes carismáticos ou transacionais.

  • D.

    Líderes carismáticos ou transformacionais.

Quando apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, é correto afirmar que o estilo de liderança adotado é o

  • A.

    democrático.

  • B.

    autocrático.

  • C.

    situacional.

  • D.

    "laissez-faire", ou seja, deixe fazer.

  • E.

    liberal.

Sobre supervisão, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Supervisão representa a função direção exercida no nível operacional da empresa.

  • B.

    O papel do supervisor não necessita de perícia técnica e não tem a sua autoridade restrita, isto se deve à particularidade da função.

  • C.

    Os supervisores ocupam cargos com denominações que variam conforme a empresa: supervisores de seção, encarregados de turma, chefes de setor, mestres, supervisor fi nanceiro, supervisor de produção.

  • D.

    A principal característica da supervisão de primeira linha é o fato de dirigir o trabalho de pessoal não-administrativo no nível operacional da empresa.

Todo gestor precisa de algumas habilidades. Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Habilidade correcional, habilidade tática e habilidade operacional.

  • B.

    Habilidade espiritual, habilidade processual e habilidade fi nanceira.

  • C.

    Habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual.

  • D.

    Habilidade técnica, habilidade heurística e habilidade intrínseca.

Sobre os estilos de liderança, podemos afi rmar como correto:

  • A.

    São três estilos diferentes: liderança autocrática, autoritária e radical.

  • B.

    São três estilos diferentes: liderança autocrática, liberal e democrática.

  • C.

    São três estilos diferentes: liderança autocrática, radical e tecnocrática.

  • D.

    São quatro estilos diferentes: liderança autocrática, autoritária, liberal e radical.

       As organizações que têm orientação para a qualidade buscam, freqüentemente, planejar seus trabalhos por meio da utilização de equipes de trabalho. Essa estratégia gerencial, se bem conduzida, dá mais confiança aos colaboradores e possibilita melhores resultados para a organização.

Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito do trabalho em equipe.

As equipes de trabalho precisam ter um líder formal. Essa liderança tem os propósitos de organizar melhor o desenvolvimento do trabalho, conduzir a equipe para o alcance das metas e intermediar a comunicação com os superiores.

  • C. Certo
  • E. Errado
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