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A respeito dos papéis gerenciais, indique a opção que apresenta respectivamente um papel interpessoal, um papel informacional e um papel decisório.
apoiador centralizador árbitro
inspirador transformador revolucionador
agente de mudanças renovador empreendedor
comunicador moderador facilitador
líder disseminador negociador
Entre as teorias que abordam a nova liderança, pode-se citar a liderança transformacional, baseada principalmente nos estudos de Burns, Bass e Avoilo. Os principais elementos dessa liderança são:
com os níveis mais baixos da hierarquia, maiores oportunidades de propor e comunicar uma visão;
carisma, através do desenvolvimento de uma visão; inspiração, motivar e criar expectativas; consideração individualizada, através da atenção pessoal e estimulação intelectual, propondo desafios;
recompensas contingentes e uso de uma visão limitada ao grupo de trabalho;
gestão pela exceção, gestão pelo grupo e gestão por equipes auto-gerenciadas;
os interesses dos empregados, procurando os benefícios do grupo e da organização, de maneira assistemática.
Blake e Mouton, uma dupla de pesquisadores estudiosos do tema "liderança", desenvolveram a idéia da "grade gerencial", segundo a qual o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para as pessoas. O "líder-tarefa", orientado para a produção, posicionase na referida grade gerencial como:
De acordo com o modelo explicativo da liderança atribuído a Blake e Mouton, o "líder-tarefa" orientado para pessoas, posiciona-se na grade gerencial como:
Administração - Liderança - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A liderança que fixa as diretrizes, sem contar com participação do grupo, determinando as providências para a execução das tarefas que cada um deve executar é uma liderança
democrática
autocrática
liberal
participativa
Os resultados dos estudos sobre estilos dos líderes sugerem que a maioria dos grupos preferem um líder democrático. No conceito de liderança situacional, esse estilo democrático pode não ser o mais adequado em determinadas situações. No cotidiano das organizações o líder:
autocrático é adequado ao perfil do liderado que sabe e quer realizar as tarefas;
democrático é adequado ao perfil do liderado que não saber e não quer realizar suas tarefas;
liberal é adequado ao perfil do liderado que não sabe e não quer realizar suas tarefas;
liberal é adequado ao perfil do liderado especialista, motivado que sabe e quer realizar suas tarefas;
autocrático é adequado ao perfil do liderado desmotivado e especialista que sabe, mas não quer realizar suas tarefas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em organizações de qualquer tipo e porte, os administradores dependem da utilização eficaz de um determinado conjunto de habilidades, entre as quais as habilidades necessárias para a obtenção, análise e interpretação de informações de diversas fontes para possibilitar a tomada de decisões complexas. Trata-se das habilidades:
Conceituais.
Técnicas.
Administrativas.
Interpessoais.
Considere a figura abaixo:
pessoas que não têm capacidade, mas sentem disposição para assumir responsabilidades, têm confiança em si, mas ainda não possuem as habilidades necessárias, exigindo o estilo de liderança delegar.
pessoas que têm capacidade e disposição para assumir responsabilidade exigem o estilo de liderança persuadir.
o estilo de liderança apropriado a cada um dos quatro níveis de maturidade não inclui a dosagem certa de comportamento de tarefa (direção) e comportamento de relacionamento (apoio).
Instruções: Considere os dados abaixo para responder às questões de números 9 e 10.
A grade gerencial de Blake e Mouton mede o estilo de gestão em termos de sua preocupação prioritária em relação às pessoas e ao relacionamento; ou à produção, às tarefas e às atividades. No eixo das abscissas, são plotadas as prioridades em relação à produção, às tarefas e às atividades, e, no eixo das ordenadas, as prioridades em relação às pessoas e ao relacionamento. Em cada eixo, há intervalos de números inteiros, de 1 a 9.
Da análise dos dados, é pertinente concluir que:
I. o ponto representado pelas coordenadas 9,1 indica que o estilo de relação superior/subordinado é baseado em autoridade e obediência.
II. o ponto 1,9 representa um estilo caracterizado pelo máximo de preocupação com a produção e o mínimo com as pessoas.
III. no estilo gerencial 1,1 o gestor não demonstra atitudes positivas e desempenha suas atividades de maneira passiva.
IV. o ponto representado pelo estilo gerencial 5,5 parte do pressuposto que o gestor se apóia firmemente nas tradições, no passado e nas regras e regulamentos.
V. a premissa do estilo gerencial indicado pelo ponto 9,9 é a de que não existe conflito inerente entre os objetivos de produção e as necessidades das pessoas, portanto, pessoas e produção não estão interligadas.
É correto o que consta APENAS em
I e IV.
II e III.
II e V.
IV e V.
A habilidade gerencial voltada para o aprendizado da administração, a partir do estoque de conhecimentos existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até ao conjunto de idéias sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais, é a habilidade
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