Questões sobre Liderança

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A respeito dos papéis gerenciais, indique a opção que apresenta respectivamente um papel interpessoal, um papel informacional e um papel decisório.

  • A.

    apoiador – centralizador – árbitro

  • B.

    inspirador – transformador – revolucionador

  • C.

    agente de mudanças – renovador – empreendedor

  • D.

    comunicador – moderador – facilitador

  • E.

    líder – disseminador – negociador

Entre as teorias que abordam a nova liderança, pode-se citar a liderança transformacional, baseada principalmente nos estudos de Burns, Bass e Avoilo. Os principais elementos dessa liderança são:

  • A.

    com os níveis mais baixos da hierarquia, maiores oportunidades de propor e comunicar uma visão;

  • B.

    carisma, através do desenvolvimento de uma visão; inspiração, motivar e criar expectativas; consideração individualizada, através da atenção pessoal e estimulação intelectual, propondo desafios;

  • C.

    recompensas contingentes e uso de uma visão limitada ao grupo de trabalho;

  • D.

    gestão pela exceção, gestão pelo grupo e gestão por equipes auto-gerenciadas;

  • E.

    os interesses dos empregados, procurando os benefícios do grupo e da organização, de maneira assistemática.

Blake e Mouton, uma dupla de pesquisadores estudiosos do tema "liderança", desenvolveram a idéia da "grade gerencial", segundo a qual o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa e, ao mesmo tempo, muita ou pouca ênfase para as pessoas. O "líder-tarefa", orientado para a produção, posicionase na referida grade gerencial como:

  • A. (1,1);
  • B. (1,9);
  • C. (5,5);
  • D. (5,9);
  • E. (9,1).

De acordo com o modelo explicativo da liderança atribuído a Blake e Mouton, o "líder-tarefa" orientado para pessoas, posiciona-se na grade gerencial como:

  • A. (1,1);
  • B. (1,9);
  • C. (5,5);
  • D. (9,1);
  • E. (9,9).

A liderança que fixa as diretrizes, sem contar com participação do grupo, determinando as providências para a execução das tarefas que cada um deve executar é uma liderança

  • A.

    democrática

  • B.

    autocrática

  • C.

    liberal

  • D.

    participativa

Os resultados dos estudos sobre estilos dos líderes sugerem que a maioria dos grupos preferem um líder democrático. No conceito de liderança situacional, esse estilo democrático pode não ser o mais adequado em determinadas situações. No cotidiano das organizações o líder:

  • A.

    autocrático é adequado ao perfil do liderado que sabe e quer realizar as tarefas;

  • B.

    democrático é adequado ao perfil do liderado que não saber e não quer realizar suas tarefas;

  • C.

    liberal é adequado ao perfil do liderado que não sabe e não quer realizar suas tarefas;

  • D.

    liberal é adequado ao perfil do liderado especialista, motivado que sabe e quer realizar suas tarefas;

  • E.

    autocrático é adequado ao perfil do liderado desmotivado e especialista que sabe, mas não quer realizar suas tarefas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em organizações de qualquer tipo e porte, os administradores dependem da utilização eficaz de um determinado conjunto de habilidades, entre as quais as habilidades necessárias para a obtenção, análise e interpretação de informações de diversas fontes para possibilitar a tomada de decisões complexas. Trata-se das habilidades:

  • A.

    Conceituais.

  • B.

    Técnicas.

  • C.

    Administrativas.

  • D.

    Interpessoais.

Considere a figura abaixo:

  • A. pessoas que não têm capacidade, nem vontade de assumir a responsabilidade de fazer algo, não são competentes nem seguras de si, exigindo o estilo de liderança compartilhar.
  • B. pessoas que têm capacidade, mas não estão dispostas a fazer o que o líder quer, exigem o estilo de liderança compartilhar.
  • C.

    pessoas que não têm capacidade, mas sentem disposição para assumir responsabilidades, têm confiança em si, mas ainda não possuem as habilidades necessárias, exigindo o estilo de liderança delegar.

  • D.

    pessoas que têm capacidade e disposição para assumir responsabilidade exigem o estilo de liderança persuadir.

  • E.

    o estilo de liderança apropriado a cada um dos quatro níveis de maturidade não inclui a dosagem certa de comportamento de tarefa (direção) e comportamento de relacionamento (apoio).

Instruções:          Considere os dados abaixo para responder às questões de números 9 e 10.

A grade gerencial de Blake e Mouton mede o estilo de gestão em termos de sua preocupação prioritária em relação às pessoas e ao relacionamento; ou à produção, às tarefas e às atividades. No eixo das abscissas, são plotadas as prioridades em relação à produção, às tarefas e às atividades, e, no eixo das ordenadas, as prioridades em relação às pessoas e ao relacionamento. Em cada eixo, há intervalos de números inteiros, de 1 a 9.

Da análise dos dados, é pertinente concluir que:

I. o ponto representado pelas coordenadas 9,1 indica que o estilo de relação superior/subordinado é baseado em autoridade e obediência.

II. o ponto 1,9 representa um estilo caracterizado pelo máximo de preocupação com a produção e o mínimo com as pessoas.

III. no estilo gerencial 1,1 o gestor não demonstra atitudes positivas e desempenha suas atividades de maneira passiva.

IV. o ponto representado pelo estilo gerencial 5,5 parte do pressuposto que o gestor se apóia firmemente nas tradições, no passado e nas regras e regulamentos.

V. a premissa do estilo gerencial indicado pelo ponto 9,9 é a de que não existe conflito inerente entre os objetivos de produção e as necessidades das pessoas, portanto, pessoas e produção não estão interligadas.

É correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e V.

  • E.

    IV e V.

A habilidade gerencial voltada para o aprendizado da administração, a partir do estoque de conhecimentos existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até ao conjunto de idéias sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais, é a habilidade

  • A. cognitiva.
  • B. analítica.
  • C. comportamental.
  • D. da ação.
  • E. de relações pessoais.
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