Questões sobre Logística

Lista completa de Questões sobre Logística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às atividades descritas por Porter na Cadeia de Valores, analise as afirmativas a seguir.

I. Tanto a logística interna quanto a logística externa são consideradas atividades primárias das empresas.

II. Quando a Cadeia de Valor é detalhada o suficiente, o desempenho relativo da empresa pode ser determinado.

III. Sua utilização permite mostrar potencialidades para alianças estratégicas e acordos de fusões e aquisições.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

O uso da cadeia de valor se justifica para analisar a vantagem competitiva de uma organização ou sua falta por meio do detalhamento de suas atividades. Nesse sentido, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A cadeia de valor de Porter está detalhada em atividades primárias e secundárias.

( ) Os serviços (ou pós venda) foram propostos como uma atividade primária da organização.

( ) A logística externa está classificada como uma atividade secundária da organização.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V – V – F.
  • B. F– V – V.
  • C. V – F – F.
  • D. F – V – F.
  • E. V – V – V.

Na logística, um dos aspectos de maior importância e que merece um acompanhamento constante pelos gestores é o nível de serviço. Isto acontece porque nos últimos anos, os clientes estão cada vez mais exigentes e não se satisfazem apenas com a entrega do produto em si, mas com diversos outros elementos que afetam diretamente o grau de satisfação do cliente com o produto. Sobre os diversos elementos que compõem o nível de serviço logístico (antes, durante e depois da entrega do produto), relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Elementos de pré-transação.

2. Elementos de transação.

3. Elementos de pós-transação.

( ) Seleção do modal de transporte, tempo de entrega, condições e exatidão do produto na entrega ao cliente, disponibilidade de estoque etc.

( ) Estabelecimento de políticas de nível de serviço (prazo de entrega após o pedido, política de devoluções, métodos de despacho etc.).

( ) Instalação do produto, garantias, reparo e reposição temporária, rede de assistência técnica etc.

A sequência está correta em

  • A. 2, 1, 3.
  • B. 2, 3, 1.
  • C. 3, 2, 1.
  • D. 3, 1, 2.

Atualmente, as empresas e seus clientes vivem em um mundo em constante transformação. A velocidade com que o mundo se integrou nas últimas décadas é surpreendente, graças à inserção e à disponibilidade de novas tecnologias de comunicação e de informação no mercado global, o que contribuiu para uma maior abrangência e eficiência do comércio. Dessa forma, é muito comum que as pessoas consumam bens que são produzidos a milhares de quilômetros de suas residências, mas para que isso se tornasse uma realidade, a contribuição da logística foi fundamental e, provavelmente, quanto maior for o nível de complexidade do comércio no futuro, maior também será a importância da logística. O processo logístico é composto por atividades primárias e atividades de apoio. Diante do exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 1, 2, 1, 2, 1.
  • B. 2, 2, 1, 2, 1, 2, 1.
  • C. 1, 1, 1, 2, 2, 2, 1.
  • D. 2, 2, 1, 1, 2, 2, 1.

Quando o processo logístico é planejado e executado de uma forma eficiente, a empresa terá condições de buscar a satisfação de seus clientes de uma forma mais tranquila. Para tanto, é necessário que no processo de planejamento, a empresa consiga adequar o seu processo logístico conforme as características de seu produto, pois isso interfere diretamente em diversos aspectos, como, por exemplo, nos custos de distribuição e no nível de serviço logístico. Sobre a importância da adequação do processo logístico às diversas classificações dos “bens de consumo”, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Bens de conveniência: são os itens comprados frequentemente e de forma imediata, com pouca pesquisa em loja, como, por exemplo, alguns produtos alimentícios e saponáceos. Como são poucos os pontos de venda a serem abastecidos, os custos de distribuição são muito baixos, e o nível de serviço mediano.

( ) Bens de comparação: são aqueles em que os consumidores preferem pesquisar em diferentes lojas e fazer comparações, como, por exemplo, itens de mobiliário e roupas. Como são inúmeros os pontos de venda a serem abastecidos, os custos de distribuição e o nível de serviço são os mais elevados entre todas as categorias.

( ) Bens de uso especial: são aqueles cujos compradores, costumeiramente, despendem esforço significativo para ir comprá-los, procurando marcas ou categorias particulares de mercadorias, como, por exemplo, alimentos finos e automóveis feitos sob encomenda. Como o consumidor insiste em determinada marca, a distribuição física ou o nível de serviço não precisa ter uma amplitude elevada.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V.
  • B. V, F, F.
  • C. F, F, V.
  • D. F, F, F.

O transporte é uma das atividades mais importantes da atividade logística, pois consome cerca de um a dois terços de todos os custos envolvidos neste processo. Desta forma, é muito importante que as empresas que atuam no setor logístico, sejam muito criteriosas no processo de escolha do melhor modal de transporte a ser utilizado para a movimentação de suas mercadorias. Com relação aos modais de transporte ferroviário, rodoviário, aeroviário e dutoviário, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Ferroviário: é considerado um transporte lento, utilizado usualmente para a movimentação de matérias-primas ou produtos manufaturados, possui baixo valor de frete e é indicado para longas distâncias.
  • B. Rodoviário: é o modal de transporte mais utilizado no Brasil e o mais competitivo no mercado de pequenas cargas, com entrega porta a porta. É indicado para a movimentação de mercadorias fracionadas, acabadas ou semiacabadas.
  • C. Dutoviário: é considerado um dos modais de transporte mais rápidos e menos produtivos, ficando em funcionamento 24 horas por dia; no entanto, é muito suscetível a fatores meteorológicos. Sua construção demanda baixo investimento e alto custo operacional.
  • D. Aeroviário: é considerado um transporte caro, porém o seu custo elevado é compensado pela agilidade e rapidez na movimentação das mercadorias. É um transporte seguro, não sendo necessária a utilização de embalagens reforçadas. Demanda a necessidade de transporte terrestre para complementar a entrega do produto ao destino final.

É essencial para eficiência do processo logístico, que as empresas tenham um sistema interno organizado em todas as etapas relacionadas ao manuseio de matérias-primas, produtos acabados ou inacabados no interior de suas instalações. A existência de um sistema organizado atua diretamente na redução de custos, na otimização da movimentação e na utilização dos espaços, visando, sobretudo, um melhor atendimento aos seus clientes. Sobre alguns dos princípios a serem observados na movimentação de materiais, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Princípio do melhor espaço: um melhor aproveitamento dos espaços verticais auxilia na redução de áreas de armazenagem e, consequentemente, nos custos.
  • B. Princípio ambiental: é necessário considerar os possíveis impactos ao meio ambiente, tais como poluição, uso demasiado de energia, desperdícios etc, fazendo o possível para reduzi-los.
  • C. Princípio da ergonomia: é necessário respeitar a capacidade e as limitações humanas no que se refere à organização das tarefas a serem desempenhadas pelas pessoas e nos equipamentos a serem utilizados.
  • D. Princípio da redução do custo: é a redução do custo a qualquer custo; em outras palavras, a redução dos gastos é prioridade mesmo que para isso outros aspectos como segurança, eficiência ou meio ambiente sejam prejudicados.

Um dos requisitos que contribuem de forma substancial para o sucesso de uma operação logística é a escolha do local para a instalação de novos depósitos. A escolha de um local inadequado impactará os custos de toda a operação; por isso é essencial que a empresa elabore um projeto que analise as principais variáveis que afetam a escolha deste local. Sobre as principais variáveis que devem ser consideradas em um projeto para a escolha de um local para a instalação de um depósito, incluem-se, EXCETO:

  • A. Custo de preparação do terreno e da construção.
  • B. Tempo-padrão e modelo de arranjo físico da produção.
  • C. Disponibilidade de mão de obra local e potencial para expansão.
  • D. Atitude da comunidade e do governo local com relação ao empreendimento.

A Logística de alto nível tem sido beneficiada pela constante evolução da tecnologia da informação e do desenvolvimento de novos materiais e de processos. Exemplos recentes são, entre outros, a utilização de drones para serviços de processamento de imagens, de vigilância e controle. Em termos de novos materiais, novos compostos leves e resistentes têm sido empregados nos projetos de aeronaves, em substituição a componentes de maior peso. A produção de itens por meio de impressoras tridimensionais leva ao nascimento de um sexto modal de transporte: o infoviário. Considerando as opções a seguir, o marco histórico que se relaciona diretamente à produção de materiais por meio de impressoras tridimensionais é:

  • A. revolução na tecnologia de materiais;
  • B. revolução na tecnologia de materiais;
  • C. produção digital;
  • D. produção digital;
  • E. surgimento da microinformática.

O modo (modal) rodoviário é o principal responsável pelo desequilíbrio na matriz de transportes brasileira em termos de multimodalidade. Responde por mais de 60% da carga transportada. De acordo com a estatística do Ministério dos Transportes, o percentual das cargas efetivamente transportadas é medido em:

  • A. toneladas por quilometro bruto – tkb;
  • B. número de veículos operados com cargas comerciais;
  • C. toneladas por quilômetro útil – tku;
  • D. carga total transportada;
  • E. toneladas métricas – t.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...