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Acerca dos diferentes temas de estudo do comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a teoria ERC ou ERG, a motivação está relacionada à natureza do trabalho em si e às recompensas derivadas do desempenho humano.
Com relação à análise e ao desenvolvimento organizacional, julgue os itens a seguir.
A teoria da equidade e a teoria da expectativa podem ser consideradas teorias de conteúdo da motivação no trabalho.
Julgue os itens seguintes, referentes a motivação e liderança nas organizações.
Necessidades são razões para que o ser humano se ponha em movimento para buscar determinados fins.
Entre as práticas motivacionais adotadas pelos líderes na atualidade destacam-se o desenvolvimento e a prática do empowerment, que significa
redesenhar cargos.
atribuir poderes a alguém.
fazer o rodízio dos cargos.
alargar as tarefas (aumentar a quantidade de tarefas).
incentivar funcionários através de reconhecimento dos colegas.
Administração - Motivação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Marque a alternativa correta:
Considerando as propriedades da motivação: intensidade, tempo e direção, no campo da administração tenta-se explicar as forças ou motivos que influenciam o desempenho das pessoas em situações de trabalho, mesmo sabendo que o desempenho das pessoas independe da sua motivação.
É incorreto afirmar que o desempenho no trabalho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de algum esforço.
Ao abordar a temática motivação, entre os motivos externos tem-se a educação, os valores e a religião como necessidades socialmente adquiridas, compondo o cenário de fatores sociais.
Os motivos internos: objetivos que a pessoa persegue e os motivos externos: habilidades das pessoas compõem o cenário de interação complexa da motivação para o trabalho.
Acerca da temática motivação, pode-se afirmar que os motivos internos excluem-se dos externos, sendo esta a base da teoria dos dois fatores, de Frederick Herzberg.
Administração - Motivação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Uma teoria acerca da motivação humana defende que nossas motivações dependem basicamente de reforços aos nossos comportamentos. Abaixo se encontram formas de recompensar o desempenho dos funcionários baseados nessa teoria exceto no item:
Enriquecer as atividades, responsabilidades e desafios.
Aumentar a visibilidade das pessoas e seus resultados positivos
Compartilhar informações importantes com as pessoas.
Comemorar juntos os sucessos, os resultados.
Promover a dependência das pessoas.
Administração - Motivação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Entre as fases da negociação, a preparação busca:
reduzir a tensão.
definir identidade de interesses.
descrever produtos, serviços e ideias.
responder com clareza todas as perguntas da outra parte.
estabelecer objetivos ideais e reais.
Administração - Motivação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Marque V(verdadeira) ou F(falsa) para cada uma das afirmativas abaixo acerca da motivação:
( ) A motivação não é um traço de personalidade.
( ) A motivação é um estado mutável, dependente de diversos fatores internos e externos.
( ) Tarefas repetitivas e de rotina são as mais afetadas pela alta ou baixa motivação do funcionário.
( ) O salário é a maior força de motivação para o trabalho.
Marque a alternativa que corresponde à correta análise das afirmativas de cima para baixo:
V, V, F, F
F, V, F, V
F, F, V, V
V, F, V, F
V, V, V, F
Considerando as organizações na perspectiva do comportamento individual, coletivo e organizacional, julgue os itens a seguir.
São consideradas teorias de processo da motivação humana embasada em necessidades: a da hierarquia de necessidades, de Maslow; a ERC, de Alderfer; a de necessidades, de McClelland; e a dos dois fatores, de Hersberg.
Com relação à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.
O gestor, utilizando um processo decisório mais participativo, tende a liderar com mais eficiência e a aumentar a motivação de seus colaboradores.
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