Lista completa de Questões sobre Motivação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diversas teorias organizacionais foram incorporadas às fundamentações da área de gestão de pessoas de forma que, atualmente, muito se discute sobre os conceitos e a relevância da função para a sobrevivência e a competitividade organizacional. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A teoria da expectância estipula que o comportamento motivado varia conforme a valência, a instrumentalidade e a expectativa atribuídas pelos indivíduos às suas atividades.
Para Spector (2007) a motivação é um estado interior que leva uma pessoa a emitir determinados tipos de comportamentos. Sobre motivação, é correto afirmar:
a motivação extrínseca encontra-se no interior de cada pessoa e está normalmente associada a um desejo. O desejo é que impulsiona os indivíduos para uma ação.
segundo a defi nição de motivação intrínseca, as pessoas somente podem ser motivadas por outra pessoa, o individuo não é capaz de motivar-se sozinho.
motivos cognitivos são baseados no conhecimento, nas opiniões ou crenças de uma pessoa.
Maslow defi ne cinco necessidades básicas para o comportamento humano: fisiológicas, segurança, conhecimento, estima e poder.
a necessidade de poder é positiva quando o gerente quer comandar o grupo pela persuasão e convencimento de suas ideias e negativa quando utiliza o poder para manipular o grupo.
A respeito do conceito de Motivação, assinale a opção incorreta.
As teorias da motivação podem ser classifi cadas em dois grupos: teorias de conteúdo e teorias de processo. No primeiro caso, a motivação se dá em função da satisfação de necessidades; no segundo, a motivação se relaciona a um processo de tomada de decisão.
Maslow cria uma hierarquia das necessidades, agrupando-as em dois grupos, necessidades inferiores e necessidades superiores. No primeiro grupo estão as necessidades fi siológicas e de segurança; no segundo, as sociais, de estima e de auto-realização.
Alderfer redefi niu as cinco necessidades hierarquizadas e as agrupou em três. Denominadas de ERC, signifi cam Existência, Relacionamento e Crescimento. Afi rmou, ainda, ao contrário de Maslow, que não existe somente um sentido progressivo nas necessidades, mas também regressivo.
As Teorias X e Y de McGregor partiram do estudo da prática administrativa norte-americana, sendo X aquela que se apoia na concepção do homem motivado e que quer se desenvolver, tendo sua ênfase no controle.
A Teoria Bifatorial foi construída afi rmando haver dois conjuntos de fatores que variavam em dois contínuos interdependentes: o primeiro seria de fatores higiênicos, externos; o segundo, seria o de motivadores, internos.
Na facilitação de projetos, o gerente deve conhecer e aplicar teorias motivacionais. Segundo a Teoria de Maslow, os três mais baixos níveis de necessidade humana são:
estima, social e segurança.
estima, social e crescimento.
filosófico, segurança e social.
social, fisiológico e segurança.
segurança, realização e biológico.
A teoria sobre a hierarquia de necessidades, de A. Maslow (1943), foi fundamental para os estudos sobre motivação. Se uma organização já tendo estruturado um plano de cargos e salários, tem agora entre suas prioridades desenvolver um Plano de Carreira, está procurando em relação aos seus colaboradores internos, atender à seguinte necessidade:
Auto-realização.
Auto-estima.
Social.
Segurança.
Funções Fisiológicas.
Algumas teorias de motivação ajudam no gerenciamento do clima organizacional.
Com o objetivo de motivar os funcionários de uma empresa, optou-se pela aplicação de uma delas, que é a teoria
X e Y de Frederick Herzberg, que postula a melhoria do salário, dos benefícios, das condições de trabalho, além da implementação de políticas gerenciais que favoreçam as relações interpessoais.
da Equidade, que propõe a eliminação do programa de remuneração flexível da organização, desvinculando o plano de participação de lucros dos resultados da avaliação de desempenho.
da Fixação de Objetivos, que deixa claro que cabe a cada funcionário fazer o melhor possível e dar o melhor de si no desempenho de um trabalho, cancelando as reuniões mensais de feedback.
da Avaliação Cognitiva, que associa recompensas externas, tais como remuneração pelo esforço, a comportamentos já recompensados intrinsecamente.
das Expectativas, que sustenta a ideia de que a motivação do funcionário depende do grau em que as recompensas da organização satisfazem suas necessidades individuais e do grau em que elas são interessantes e valorizadas.
No que se refere ao ordenamento do ciclo motivacional, assinale a alternativa correta.
Inicia-se com o equilíbrio, depois estímulo, necessidade, comportamento, tensão, satisfação, voltando ao equilíbrio anterior.
Começa pelo comportamento, equilíbrio, indo depois ao estímulo, necessidade, tensão, satisfação, retornando ao comportamento.
Tem início com o estímulo, depois necessidade, tensão, comportamento, equilíbrio, satisfação, e, por último, retornando ao estímulo.
Inicia-se com o equilíbrio, estímulo, necessidade, depois tensão, comportamento, satisfação, voltando ao equilíbrio.
Em relação à motivação humana, assinale a alternativa correta.
A frustração tem como consequência a liberação da tensão, mantendo-se o estado de desequilíbrio.
Mesmo não evitando a frustração, a compensação tenta satisfazer alguma necessidade por outra substituta.
Podendo a necessidade humana ser satisfeita, frustrada ou compensada, as compensações são ocorrências típicas das necessidades fisiológicas.
A redução da frustração é caracterizada pela satisfação de outra necessidade em relação à necessidade de maior relevância.
Que teoria de motivação induz o administrador a pensar que conhecer as necessidades do funcionário é suficiente para escolher o tipo e as condições de trabalho que mais o motivará?
Teoria dos Dois Fatores
Teoria da Equidade
Teoria do Reforço
Teoria da Expectativa
Teoria do Estabelecimento de Objetivos
Carlos Alberto é gestor de um grande departamento e decidiu motivar seus empregados a partir de um programa cujo objetivo era melhorar os relacionamentos interpessoais entre empregados e entre esses e seus supervisores.
Qual dos fatores abaixo se relaciona à decisão de Carlos Alberto sobre motivação?
Autorrealização
Fisiológicos
Higiênicos
Motivacionais
Segurança e Estabilidade
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...