Questões sobre Motivação

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Diversas teorias organizacionais foram incorporadas às fundamentações da área de gestão de pessoas de forma que, atualmente, muito se discute sobre os conceitos e a relevância da função para a sobrevivência e a competitividade organizacional. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A teoria da expectância estipula que o comportamento motivado varia conforme a valência, a instrumentalidade e a expectativa atribuídas pelos indivíduos às suas atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Spector (2007) a motivação é um estado interior que leva uma pessoa a emitir determinados tipos de comportamentos. Sobre motivação, é correto afirmar:

  • A.

    a motivação extrínseca encontra-se no interior de cada pessoa e está normalmente associada a um desejo. O desejo é que impulsiona os indivíduos para uma ação.

  • B.

    segundo a defi nição de motivação intrínseca, as pessoas somente podem ser motivadas por outra pessoa, o individuo não é capaz de motivar-se sozinho.

  • C.

    motivos cognitivos são baseados no conhecimento, nas opiniões ou crenças de uma pessoa.

  • D.

    Maslow defi ne cinco necessidades básicas para o comportamento humano: fisiológicas, segurança, conhecimento, estima e poder.

  • E.

    a necessidade de poder é positiva quando o gerente quer comandar o grupo pela persuasão e convencimento de suas ideias e negativa quando utiliza o poder para manipular o grupo.

A respeito do conceito de Motivação, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As teorias da motivação podem ser classifi cadas em dois grupos: teorias de conteúdo e teorias de processo. No primeiro caso, a motivação se dá em função da satisfação de necessidades; no segundo, a motivação se relaciona a um processo de tomada de decisão.

  • B.

    Maslow cria uma hierarquia das necessidades, agrupando-as em dois grupos, necessidades inferiores e necessidades superiores. No primeiro grupo estão as necessidades fi siológicas e de segurança; no segundo, as sociais, de estima e de auto-realização.

  • C.

    Alderfer redefi niu as cinco necessidades hierarquizadas e as agrupou em três. Denominadas de ERC, signifi cam Existência, Relacionamento e Crescimento. Afi rmou, ainda, ao contrário de Maslow, que não existe somente um sentido progressivo nas necessidades, mas também regressivo.

  • D.

    As Teorias X e Y de McGregor partiram do estudo da prática administrativa norte-americana, sendo X aquela que se apoia na concepção do homem motivado e que quer se desenvolver, tendo sua ênfase no controle.

  • E.

    A Teoria Bifatorial foi construída afi rmando haver dois conjuntos de fatores que variavam em dois contínuos interdependentes: o primeiro seria de fatores higiênicos, externos; o segundo, seria o de motivadores, internos.

Na facilitação de projetos, o gerente deve conhecer e aplicar teorias motivacionais. Segundo a Teoria de Maslow, os três mais baixos níveis de necessidade humana são:

  • A.

    estima, social e segurança.

  • B.

    estima, social e crescimento.

  • C.

    filosófico, segurança e social.

  • D.

    social, fisiológico e segurança.

  • E.

    segurança, realização e biológico.

A teoria sobre a hierarquia de necessidades, de A. Maslow (1943), foi fundamental para os estudos sobre motivação. Se uma organização já tendo estruturado um plano de cargos e salários, tem agora entre suas prioridades desenvolver um Plano de Carreira, está procurando em relação aos seus colaboradores internos, atender à seguinte necessidade:

  • A.

    Auto-realização.

  • B.

    Auto-estima.

  • C.

    Social.

  • D.

    Segurança.

  • E.

    Funções Fisiológicas.

Algumas teorias de motivação ajudam no gerenciamento do clima organizacional.

 Com o objetivo de motivar os funcionários de uma empresa, optou-se pela aplicação de uma delas, que é a teoria

  • A.

    X e Y de Frederick Herzberg, que postula a melhoria do salário, dos benefícios, das condições de trabalho, além da implementação de políticas gerenciais que favoreçam as relações interpessoais.

  • B.

    da Equidade, que propõe a eliminação do programa de remuneração flexível da organização, desvinculando o plano de participação de lucros dos resultados da avaliação de desempenho.

  • C.

    da Fixação de Objetivos, que deixa claro que cabe a cada funcionário fazer o melhor possível e dar o melhor de si no desempenho de um trabalho, cancelando as reuniões mensais de feedback.

  • D.

    da Avaliação Cognitiva, que associa recompensas externas, tais como remuneração pelo esforço, a comportamentos já recompensados intrinsecamente.

  • E.

    das Expectativas, que sustenta a ideia de que a motivação do funcionário depende do grau em que as recompensas da organização satisfazem suas necessidades individuais e do grau em que elas são interessantes e valorizadas.

No que se refere ao ordenamento do ciclo motivacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Inicia-se com o equilíbrio, depois estímulo, necessidade, comportamento, tensão, satisfação, voltando ao equilíbrio anterior.

  • B.

    Começa pelo comportamento, equilíbrio, indo depois ao estímulo, necessidade, tensão, satisfação, retornando ao comportamento.

  • C.

    Tem início com o estímulo, depois necessidade, tensão, comportamento, equilíbrio, satisfação, e, por último, retornando ao estímulo.

  • D.

    Inicia-se com o equilíbrio, estímulo, necessidade, depois tensão, comportamento, satisfação, voltando ao equilíbrio.

Em relação à motivação humana, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A frustração tem como consequência a liberação da tensão, mantendo-se o estado de desequilíbrio.

  • B.

    Mesmo não evitando a frustração, a compensação tenta satisfazer alguma necessidade por outra substituta.

  • C.

    Podendo a necessidade humana ser satisfeita, frustrada ou compensada, as compensações são ocorrências típicas das necessidades fisiológicas.

  • D.

    A redução da frustração é caracterizada pela satisfação de outra necessidade em relação à necessidade de maior relevância.

Que teoria de motivação induz o administrador a pensar que conhecer as necessidades do funcionário é suficiente para escolher o tipo e as condições de trabalho que mais o motivará?

  • A.

    Teoria dos Dois Fatores

  • B.

    Teoria da Equidade

  • C.

    Teoria do Reforço

  • D.

    Teoria da Expectativa

  • E.

    Teoria do Estabelecimento de Objetivos

Carlos Alberto é gestor de um grande departamento e decidiu motivar seus empregados a partir de um programa cujo objetivo era melhorar os relacionamentos interpessoais entre empregados e entre esses e seus supervisores.

Qual dos fatores abaixo se relaciona à decisão de Carlos Alberto sobre motivação?

  • A.

    Autorrealização

  • B.

    Fisiológicos

  • C.

    Higiênicos

  • D.

    Motivacionais

  • E.

    Segurança e Estabilidade

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