Questões sobre Motivação

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As abordagens teóricas sobre motivação são classificadas em dois grupos, a saber: as teorias de processo, que procuram explicar como funciona o mecanismo da motivação, e as teorias de conteúdo, que procuram explicar quais os motivos específicos que fazem as pessoas agirem. Das alternativas a seguir, qual NÃO faz parte do rol de teorias de processo no campo de estudo da motivação?

  • A. Teoria ERC.
  • B. Teoria da Equidade.
  • C. Teoria da Expectância.
  • D. Teoria da Definição de Objetivos.

Uma das teorias sobre motivação é a Teoria de Maslow, também denominada Teoria das Necessidades. Das alternativas a seguir, assinale a que diz respeito a uma necessidade de autorrealização.

  • A. Responsabilidade.
  • B. Crescimento pessoal.
  • C. Reconhecimento.
  • D. Integração com clientes.

A motivação, conforme postulado pela teoria da expectativa, é um(a)

  • A.

    competência interpessoal preditora de desempenho fluente no trabalho.

  • B.

    variável preditora de qualidade de vida.

  • C.

    função dos fatores higiênicos e motivacionais presentes na relação indivíduo/organização.

  • D.

    fenômeno biopsicossocial multideterminado.

  • E.

    função da valência, da expectância e da instrumentalidade ou meio.

É o processo de estimular um indivíduo a empreender ação que realize um objetivo desejado:

  • A.

    Resiliência.

  • B.

    Escala de necessidades.

  • C.

    Resignação.

  • D.

    Motivação.

  • E.

    Aumento cíclico de motivos.

Acerca de objetivos, desafios e características da gestão de pessoas e de comportamento organizacional, julgue os próximos itens.

Entre as teorias motivacionais focadas em necessidades, uma das mais importantes é a de McClelland, que trata das necessidades individuais de realização, de poder e de associação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo de motivação que enfatiza que as necessidades provocam o comportamento humano e que a força da motivação depende do grau de desejo de um indivíduo em desempenhar um comportamento, é denominado modelo:

  • A.

    intrínseco;

  • B.

    multivariado;

  • C.

    de expectação;

  • D.

    contingente

  • E. orgânico.

Maria foi contratada por um empresa para trabalhar como administradora. Ao longo do seu primeiro ano na empresa, ela reagiu de várias maneiras à sua insatisfação no trabalho.

A seguinte reação de Maria caracteriza a sua coerência quanto à baixa satisfação no trabalho:

  • A.

    Maria teve uma reação de passividade quando pediu demissão da empresa e buscou um novo emprego e teve uma reação destrutiva quando reduziu seu empenho e aumentou seu absenteísmo.

  • B.

    Maria teve um comportamento de negligência e saída como respostas ativas e construtivas para viver condições de trabalho insatisfatórias.

  • C.

    Maria teve uma reação ativa e construtiva quando decidiu esperar que as condições melhorassem e acreditou que a empresa e os seus dirigentes fariam a “coisa certa”.

  • D.

    Maria optou pela voz e pela lealdade como respostas construtivas para melhorar as condições de trabalho.

  • E.

    Maria sentiu-se insatisfeita com as relações altamente hierarquizadas, as atividades repetitivas e burocratizadas, a falta de reconhecimento de seus superiores e teve um comportamento ativo, reduzindo o esforço no trabalho.

João, o melhor aluno do seu curso, acabou de se formar em Administração de Empresas, e foi contratado como trainee numa grande empresa. Ele estava muito satisfeito com o seu novo emprego, que era cheio de desafios e oferecia um salário muito acima do praticado no mercado de trabalho para o seu nível.

Doze meses depois, sua chefia direta estava muito satisfeita com o seu desempenho, e ele foi efetivado na organização. No mesmo período, João soube da contratação de outro recém-formado em Administração, com um ano a menos de experiência do que ele e com um salário superior ao seu salário atual. A partir desse momento, o nível motivacional de João diminuiu drasticamente e ele pensou até em mudar de emprego.

Essa mudança de João se explica porque

  • A.

    as expectativas têm um papel importante para as práticas de motivação, já que as pessoas estão motivadas para trabalhar quando elas esperam poder alcançar aquilo que desejam do seu trabalho.

  • B.

    as pessoas são organismos motivados pelo desejo de satisfazer determinados tipos de necessidades, as quais são universais e se dispõem de forma sequencial ou hierárquica.

  • C.

    as organizações têm um papel importante em proporcionar oportunidades de forma que os seus colaboradores percebam o trabalho como um elemento central da sua própria identidade.

  • D.

    os fatores motivacionais têm um papel importante, já que os colaboradores estarão motivados, se lhes forem atribuídas tarefas verdadeiramente interessantes e ricas em termos de conteúdo.

  • E.

    a equidade tem um papel importante na motivação, já que os funcionários fazem comparações relativamente a si próprios e aos outros funcionários, tanto do seu trabalho quanto dos resultados obtidos.

Das teorias sobre motivação no trabalho, a Teoria da Expectativa considera que o nível motivacional

  • A.

    será alto se a pessoa tiver baixas expectativas quanto à probabilidade de vir a ter sucesso (expectativa baixa).

  • B.

    será baixo se a pessoa acreditar que do seu comportamento decorrerão ganhos pessoais significativos (instrumentalidade baixa).

  • C.

    será baixo se, associados ao seu comportamento, estiverem resultados pessoais positivos (valência baixa).

  • D.

    individual é o resultado de escolhas inconscientes entre várias alternativas comportamentais possíveis que se relacionam com diversos processos psicológicos.

  • E.

    é resultado das relações esforço–desempenho, desempenho– recompensa e recompensa–metas pessoais.

Depois de ter observado a forma como os gestores lidam com os seus trabalhadores, Douglas McGregor concluiu que a forma como os gestores veem a natureza humana se baseia num conjunto de pressupostos e que o gestor tende a moldar o seu comportamento face aos subordinados com base nesses pressupostos. Baseado nisso, ele propôs duas visões distintas relativamente à forma de pensar o homem: (i) uma visão tradicional, designada por Teoria X e (ii) outra, contemporânea, designada como Teoria Y.

Quais são as implicações motivacionais de aceitar a análise de McGregor?

  • A.

    Ao enquadrar essa questão na teoria de necessidades de Maslow, pode-se afirmar que a Teoria X assume que as necessidades de ordem superior dominam os indivíduos, e a Teoria Y assume que as necessidades de ordem inferior são dominantes.

  • B.

    Dentro da concepção da Teoria Y, a tarefa da administração torna-se restrita à aplicação e ao controle da energia humana em direção aos objetivos da organização, já que, sem essa intervenção ativa, as pessoas seriam passivas às necessidades organizacionais.

  • C.

    Não existe evidência empírica de que as premissas de nenhuma das teorias sejam válidas, nem evidência de que a aceitação das premissas da Teoria Y e a alteração do comportamento individual de acordo com ela resultem em um funcionário mais motivado.

  • D.

    A Teoria X tanto fundamenta a administração num processo de criar oportunidades, libertar potenciais, remover obstáculos, encorajar o crescimento e proporcionar a orientação, quanto ajuda a função de Recursos Humanos no processo de enriquecimento do trabalho.

  • E.

    A Teoria Y fundamenta a administração por objetivos, além de propor um estilo de administração centralizador, a reorganização e o redesenho do cargo, de forma que as pessoas possam ser tratadas como um produto que está sendo inspecionado em uma linha de montagem.

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