Lista completa de Questões sobre Novas Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quatro forças dirigem as mudanças do ambiente do negócio, levando as empresas a ajustarem suas estratégias e táticas de logística continuamente. São elas:
concorrência, mercado, regulamentações governamentais e tecnologia.
concorrência, condições climáticas, mercado e tecnologia.
condições climáticas, financiamento, mercado e regulamentações governamentais.
concorrência, condições climáticas, financiamento e tecnologia.
Na análise de ambiente externo, um exemplo de forças macro-ambientais relacionadas a forças político-econômicas é o(a)
gasto em pesquisa.
taxa de introdução de produtos novos
controle de preços e salários.
preocupação com qualidade de vida.
Desde meados do século XX, a complexidade crescente das organizações e os decorrentes riscos crescentes para a emissão de parecer de auditoria independente provocou, na maioria dos países, a valorização dos chamados sistemas de controle interno, que são processos que, em geral, apresentam em sua estrutura áreas de auditoria interna, com a função de avaliar a adequação do sistema. Em relação à função de auditoria interna e considerando a sua aplicação ao setor público, é correto afirmar que
Uma revolução industrial é caracterizada por mudanças abruptas e radicais, motivadas pela incorporação de tecnologias, tendo desdobramentos nos âmbitos econômico, social e político. Segundo teóricos, o mundo passa por uma transição de época e estaria no início da 4ª revolução industrial ou da chamada Indústria 4.0. O desenvolvimento e a incorporação de inovações tecnológicas vão mudar radicalmente o mundo como o conhecemos e moldar a indústria dos próximos anos. Observando os acontecimentos, analise as afirmativas a seguir sobre a revolução industrial.
I. A Indústria 4.0 não se define por cada uma das tecnologias isoladamente, mas pela convergência e sinergia entre elas.
II. Está ocorrendo uma conexão entre o mundo digital, o mundo físico, que são as coisas, e o mundo biológico, que somos nós.
III. As três revoluções industriais tiveram início nos países subdesenvolvidos.
IV. A primeira revolução aconteceu movida por tecnologias mecânicas como máquinas a vapor e as ferrovias.
V. A segunda revolução aconteceu na Inglaterra, tendo como principais inovações a eletricidade e seu emprego.
VI. A terceira revolução se iniciou na década de 1960, foi o advento da informática e da tecnologia da informação.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Na era da informação virtual, as redes sociais têm um papel fundamental na comunicação, inovação e divulgação de ideias que pode ser traduzido na seguinte afirmação:
As organizações podem ser consideradas como um sistema aberto, que é um conceito teórico com Entradas (Inputs) e Saídas (Outputs) para se relacionar com o mundo externo. Assim sendo, administrar uma organização pode ser entendido como o esforço continuo de manter o equilíbrio e a eficácia do sistema que representa a organização. Um mecanismo importante para alcançar estes objetivos é a chamada realimentação (feedback), a qual pode ser entendida como:
um mecanismo para garantir os princípios da autoridade e da ética dentro de um sistema administrativo.
todo e qualquer mecanismo capaz de prover a reutilização de recursos materiais dentro de uma organização sistêmica.
utilização de informações referentes às Saídas de um sistema administrativo, com a finalidade de influenciar as Entradas do mesmo sistema administrativo.
a técnica utilizada para garantir a boa e contínua comunicação entre todos os chefes e subordinados que se encontram no interior do sistema da organização.
o mecanismo por meio do qual a organização consegue manter um rígido controle dos seus custos administrativos.
Assinale a característica que NÃO é compatível com a tendência atual no contexto das organizações.
Reestruturação interna com criação de níveis hierárquicos de controle
Enfoque no mercado e clientes
Desburocratização dos processos
Implementação da filosofia da Gestão da Qualidade Total
Busca de maior produtividade por meio de mudanças nos processos
Uma seguradora tem recebido muitas reclamações dos clientes em relação aos serviços prestados. O gerente de qualidade da empresa quer analisar as informações dos registros de reclamações para identificar os problemas mais frequentes, de forma a priorizar as ações para melhoria dos serviços da seguradora.
Uma ferramenta adequada para isso seria:
Um hospital constatou um problema de atraso nas cirurgias. Algumas das suas causas foram identificadas em aspectos relativos a pessoal, procedimentos e instalações. A diretora responsável pela qualidade dos serviços do hospital quer organizar e analisar as informações, estabelecendo as relações de causa e efeito no problema do atraso nas cirurgias.
Para isso, a diretora deve utilizar a seguinte ferramenta:
A moderna administração exige
métodos determinados na definição de competências e funções, pelos quais cada setor tenha claramente definidas suas competências e funções.
modelos flexíveis, descentralizados e participativos, que envolvam autonomia para a gestão dos serviços.
descentralizados, racionalizados e de natureza seletiva.
uma estrutura organizacional com padrões centralizados de decisão, de modo a garantir que sejam alcançados os objetivos institucionais.
chefias disciplinadas e disciplinadoras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...