Questões sobre Novas Abordagens da Administração

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Quatro forças dirigem as mudanças do ambiente do negócio, levando as empresas a ajustarem suas estratégias e táticas de logística continuamente. São elas:

  • A.

    concorrência, mercado, regulamentações governamentais e tecnologia.

  • B.

    concorrência, condições climáticas, mercado e tecnologia.

  • C.

    condições climáticas, financiamento, mercado e regulamentações governamentais.

  • D.

    concorrência, condições climáticas, financiamento e tecnologia.

Na análise de ambiente externo, um exemplo de forças macro-ambientais relacionadas a forças político-econômicas é o(a)

  • A.

    gasto em pesquisa.

  • B.

    taxa de introdução de produtos novos

  • C.

    controle de preços e salários.

  • D.

    preocupação com qualidade de vida.

Desde meados do século XX, a complexidade crescente das organizações e os decorrentes riscos crescentes para a emissão de parecer de auditoria independente provocou, na maioria dos países, a valorização dos chamados sistemas de controle interno, que são processos que, em geral, apresentam em sua estrutura áreas de auditoria interna, com a função de avaliar a adequação do sistema. Em relação à função de auditoria interna e considerando a sua aplicação ao setor público, é correto afirmar que

  • A. o fato de a auditoria interna estar dispensada de seguir normas gerais de auditoria permite que a sua abordagem seja assistemática e, também, disciplinada em conformidade com o contexto de criticidade da organização.
  • B. pode ser considerado procedimento de rotina das unidades de auditoria interna, após exames de auditoria, realizar reunião de discussão das conclusões e recomendações com os próprios gestores auditados antes da emissão do relatório final.
  • C. a característica de independência não é atributo esperado para a auditoria interna, dado que as atividades são executadas por empregados da própria organização, que estão permanentemente em relação contínua e direta com a alta e média direção.
  • D. atualmente, com o objetivo de combater a corrupção e a fraude, o gerenciamento de riscos nas organizações públicas, como forma de diminuir os impactos sobre os resultados para as políticas públicas, está sendo tratado como competência exclusiva da área de auditoria interna.
  • E. no caso da Administração Pública, a característica “interna” implica, necessariamente, que a atividade de auditoria interna deve ser executada por empregados da organização e que os relatórios devem ser divulgados no âmbito das organizações, sem divulgação externa, de forma a minimizar ao máximo a relação com as possíveis auditorias externas.

Uma revolução industrial é caracterizada por mudanças abruptas e radicais, motivadas pela incorporação de tecnologias, tendo desdobramentos nos âmbitos econômico, social e político. Segundo teóricos, o mundo passa por uma transição de época e estaria no início da 4ª revolução industrial ou da chamada Indústria 4.0. O desenvolvimento e a incorporação de inovações tecnológicas vão mudar radicalmente o mundo como o conhecemos e moldar a indústria dos próximos anos. Observando os acontecimentos, analise as afirmativas a seguir sobre a revolução industrial.

I. A Indústria 4.0 não se define por cada uma das tecnologias isoladamente, mas pela convergência e sinergia entre elas.

II. Está ocorrendo uma conexão entre o mundo digital, o mundo físico, que são as “coisas”, e o mundo biológico, que somos nós.

III. As três revoluções industriais tiveram início nos países subdesenvolvidos.

IV. A primeira revolução aconteceu movida por tecnologias mecânicas como máquinas a vapor e as ferrovias.

V. A segunda revolução aconteceu na Inglaterra, tendo como principais inovações a eletricidade e seu emprego.

VI. A terceira revolução se iniciou na década de 1960, foi o advento da informática e da tecnologia da informação.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II – III – IV.
  • B. II – IV – V – VI.
  • C. I – II – III – VI.
  • D. III – IV – V – VI.
  • E. I – II – IV – VI.

Na era da informação virtual, as redes sociais têm um papel fundamental na comunicação, inovação e divulgação de ideias que pode ser traduzido na seguinte afirmação:

  • A. As redes sociais permitem a criação de um novo mundo. Nesse mundo, as pessoas podem conectar-se com mais indivíduos do que conseguiriam no mundo offline, escrever livremente e alcançar vários amigos ao mesmo tempo, procurar opiniões sobre produtos, eventos e muito mais.
  • B. Não importa se você é um profissional de marketing, dono de um pequeno negócio ou um grande empreendedor. É seu trabalho entender como os consumidores estão conectados e como as conversas sociais influenciam sua marca.
  • C. O Facebook é a maior plataforma com mais de 800 milhões de usuários no mundo inteiro, sendo aproximadamente 5% do Brasil. Ao criar uma fanpage no Facebook, além de criar um alto engajamento com os usuários, você pode ainda aumentar o tráfego para o seu site.
  • D. Muitas pessoas usam as redes sociais para interagir com outras pessoas, conversar com um parente que mora em outra cidade, por exemplo, ou marcar uma festa com os amigos. Enfim, usam para manter diálogo com as pessoas e também criar novos vínculos.
  • E. As redes sociais têm mil e uma utilidades, cabe a você, usuário, determinar como vai usar essas ferramentas. Vale lembrar que as redes sociais devem ser usadas com cautela, respeito e consciência.

As organizações podem ser consideradas como um sistema aberto, que é um conceito teórico com Entradas (Inputs) e Saídas (Outputs) para se relacionar com o mundo externo. Assim sendo, administrar uma organização pode ser entendido como o esforço continuo de manter o equilíbrio e a eficácia do sistema que representa a organização. Um mecanismo importante para alcançar estes objetivos é a chamada realimentação (feedback), a qual pode ser entendida como:

  • A.

    um mecanismo para garantir os princípios da autoridade e da ética dentro de um sistema administrativo.

  • B.

    todo e qualquer mecanismo capaz de prover a reutilização de recursos materiais dentro de uma organização sistêmica.

  • C.

    utilização de informações referentes às Saídas de um sistema administrativo, com a finalidade de influenciar as Entradas do mesmo sistema administrativo.

  • D.

    a técnica utilizada para garantir a boa e contínua comunicação entre todos os chefes e subordinados que se encontram no interior do sistema da organização.

  • E.

    o mecanismo por meio do qual a organização consegue manter um rígido controle dos seus custos administrativos.

Assinale a característica que NÃO é compatível com a tendência atual no contexto das organizações.

  • A.

    Reestruturação interna com criação de níveis hierárquicos de controle

  • B.

    Enfoque no mercado e clientes

  • C.

    Desburocratização dos processos

  • D.

    Implementação da filosofia da Gestão da Qualidade Total

  • E.

    Busca de maior produtividade por meio de mudanças nos processos

Uma seguradora tem recebido muitas reclamações dos clientes em relação aos serviços prestados. O gerente de qualidade da empresa quer analisar as informações dos registros de reclamações para identificar os problemas mais frequentes, de forma a priorizar as ações para melhoria dos serviços da seguradora.

Uma ferramenta adequada para isso seria:

  • A. diagrama de Ishikawa;
  • B. brainstorming;;
  • C. gráfico de Pareto;
  • D. folhas de verificação;
  • E. mapa de processo.

Um hospital constatou um problema de atraso nas cirurgias. Algumas das suas causas foram identificadas em aspectos relativos a pessoal, procedimentos e instalações. A diretora responsável pela qualidade dos serviços do hospital quer organizar e analisar as informações, estabelecendo as relações de causa e efeito no problema do atraso nas cirurgias.

Para isso, a diretora deve utilizar a seguinte ferramenta:

  • A. carta de controle;
  • B. histograma;
  • C. gráfico de acompanhamento;
  • D. diagrama de dispersão;
  • E. diagrama espinha de peixe;

A moderna administração exige

  • A.

    métodos determinados na definição de competências e funções, pelos quais cada setor tenha claramente definidas suas competências e funções.

  • B.

    modelos flexíveis, descentralizados e participativos, que envolvam autonomia para a gestão dos serviços.

  • C.

    descentralizados, racionalizados e de natureza seletiva.

  • D.

    uma estrutura organizacional com padrões centralizados de decisão, de modo a garantir que sejam alcançados os objetivos institucionais.

  • E.

    chefias disciplinadas e disciplinadoras.

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