Lista completa de Questões sobre Novas Abordagens da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Julgue os itens abaixo, relativos a organização e métodos.
Na reengenharia, a divisão do trabalho é departamental.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
Na busca por eficiência e eficácia, temos o desenvolvimento dos princípios e técnicas da qualidade total, que se devem essencialmente a Deming, Feigenbaum e Ishikawa. Entre as idéias de Deming temos:
o ciclo PDCA, formado por planejamento do processo, implementação da mudança, checagem de efeitos, e ação com estudo dos resultados;
que o interesse do cliente é o ponto de partida da qualidade, sendo esta estabelecida pelo cliente, e não pelos engenheiros da organização;
a qualidade indo além da conformidade do produto ou serviço com as especificações técnicas, passando a envolver toda a operação da empresa;
a criação dos círculos de controle da qualidade, colocando em prática a concepção japonesa de qualidade total;
todas as idéias principais do modelo japonês de administração.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
Com o objetivo de viabilizar os sistemas de entrega direta, tem sido cada vez mais comum a utilização de instalações intermediárias de quebra de carga, que não se baseiam na manutenção de altos níveis de estoques avançados e que são compatíveis com uma estratégia de resposta rápida e alto nível de flexibilidade. É correto afirmar que:
uma característica básica dos sistemas transit-point é que os produtos recebidos não têm seus destinos definidos, havendo portanto espera pela colocação dos pedidos;
as instalações tipo cross-docking são absolutamente inadequadas a cadeias de varejo;
as instalações do tipo transit-point são estruturalmente complexas, necessitando de alto investimento em sua instalação;
as instalações do tipo cross-docking caracterizam-se por envolver um único fornecedor;
a merge in transit é uma extensão do conceito de cross-docking combinado com os sistemas just-in-time.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
Na cadeia de suprimentos linear simples (uma série de empresas cujas ordens vêm exclusivamente do membro imediato a montante), os usuários finais (no final da extremidade a jusante) geram a demanda para a última empresa na cadeia. O efeito de chicoteamento, whiplash effect, é caracterizado pelo seguinte fato:
a variação dos pedidos aumenta à medida que se move a jusante;
a variação dos pedidos diminui à medida que se move a montante;
os pedidos para o membro a montante na cadeia de suprimentos exibem uma variação maior que os pedidos reais no ponto-de-venda de varejo;
os pedidos para o membro a montante na cadeia de suprimentos exibem uma variação menor que os pedidos reais no ponto de venda do varejo;
a presença de desperdício gerado por pedidos baseados em previsões equivocadas nos pontos de varejo.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
No Sistema de Trabalho de Alto Desempenho (HPWS)
cada elemento do Sistema de RH destina-se a maximizar a qualidade geral do capital humano em toda a organização.
cada conhecimento do Sistema de RH destina- se a manter a qualidade geral do capital investido em toda a organização.
cada Sistema dos elementos de RH estrutura a qualidade geral do comportamento humano em toda a organização.
cada elemento do Sistema de Desempenho destina-se a quantificar o capital humano em determinado setor da organização.
cada trabalho dos elementos de RH maximiza a quantidade do capital humano de sua área.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Em Gestão da Informação e do Conhecimento é correto afirmar que
a observação do comprometimento da alta administração aplica-se a metas operacionais de conhecimento.
obter o comprometimento da alta administração é uma das metas operacionais de conhecimento.
a medição multidimensional do conhecimento aplica-se a metas operacionais do conhecimento.
garantir que as intervenções sejam apropriadas para o nível em que são feitas é uma das metas normativas de conhecimento.
garantir que as intervenções sejam apropriadas para o nível em que são feitas é uma das metas operacionais de conhecimento.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Em Gestão da Informação e do Conhecimento é correto afirmar que
a análise da credibilidade é uma das formas de medição das metas estratégicas do conhecimento.
a análise da carteira de clientes é uma das formas de medição das metas normativas do conhecimento.
a análise da carteira de competências é uma das formas de medição das metas estratégicas do conhecimento.
a análise da carteira de instituições de ensino é uma das formas de medição das metas estratégicas do conhecimento.
a criação de perfis de habilidades individuais é uma das metas normativas do conhecimento.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
O fortalecimento das pessoas que trabalham em equipes, com total responsabilidade por metas e resultado e total liberdade para tomar decisões é o significado da palavra:
Administração - Novas Abordagens da Administração - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
A "onda" das reestruturações e reorganizações tem um pressuposto importante:
a tecnologia deve estar sempre acima das pessoas.
as pessoas devem ser os agentes passivos das organizações.
as organizações atingem resultados independente das pessoas.
as pessoas devem ser os agentes proativos das organizações.
o grande número de níveis hierárquicos garante o sucesso da organização.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
São princípios da Qualidade Total:
cliente é a pessoa mais importante para a organização.
a organização deve ter a cultura do aperfeiçoamento contínuo.
a administração deve ser totalmente centralizada.
as informações necessárias para o trabalho devem ser mantidas em absoluto sigilo.
as alternativas "b" e "c" estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...