Questões sobre O comportamento organizacional

Lista completa de Questões sobre O comportamento organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    organizacional e participantes.

  • B.

    interpessoal e gestores.

  • C.

    motivacional e alunos.

  • D.

    estrutural e sócios.

  • E.

    moral e inferiores.

Peter Drucker dizia que o responsável pela concretiz ação de um objetivo é sempre uma pessoa obcecada por uma missão. Considerando que a missão, a visão de futuro e os valores de uma organização devem estar enraizados na essência dela, assinale a alternativa correta.

  • A. Segundo Drucker, o planejamento financeiro de uma organização deve ser a prioridade em detrimento da realização da própria missão.
  • B. A missão da empresa, às vezes, é definida como uma declaração de como ela vai atuar no mercado, sendo bem flexível, de modo que, caso as condições do mercado se modifiquem, a missão também se altera.
  • C. A missão está relacionada aos objetivos futuros da empresa, no que se refere diretamente ao planejamento da construção de um futuro para o negócio e seus clientes.
  • D. Os valores devem espelhar os padrões de comportamentos éticos institucionais e as atitudes positivas, para que a empresa seja respeitada junto ao mercado e seus clientes.
  • E. A visão deve estar fundamentada no passado, na origem da empresa e na respectiva atividade habitual e real, definindo o que ela realmente faz.

Tendo em vista que todas as atividades desempenhadas pela empresa podem ser representadas utilizando-se uma cadeia de valores, assinale a alternativa correta a respeito de valores competitivos.

  • A. Empresas atuando no mesmo ramo possuem cadeia de valores totalmente iguais, compondo, desse modo, uma base de vantagem competitiva.
  • B. As atividades de valor da cadeia de valores podem ser genericamente divididas em atividades primárias e atividades de apoio.
  • C. As atividades primárias sustentam as atividades de apoio por meio do fornecimento de insumos, tecnologias, recursos humanos e outras funções.
  • D. As atividades de apoio da cadeia de valores da empresa podem ser subdivididas em cinco categorias a saber: logística interna, operações, logística externa, marketing e vendas e serviços.
  • E. As inter-relações entre os elos da cadeia de valores ou, mais especificamente, entre os setores da organização não possibilitam a transferência de conhecimento e informações de maneira contínua.

Com relação ao processo administrativo, julgue os itens a seguir.

As políticas que delimitam as crenças relativas ao tratamento dispensado aos clientes compõem a cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o conceito de “Clima Organizacional” é INCORRETO afirmar:

  • A.

    constitui-se como síntese dos sentimentos produzidos pelas organizações sobre seus integrantes.

  • B.

    pode ser usado como ferramenta na busca de um melhor relacionamento entre a empresa e seus funcionários.

  • C.

    abarca sentimentos positivos, negativos e de indiferença.

  • D.

    é índice de satisfação dos membros de uma empresa.

  • E.

    contraria o conceito de “Qualidade de Vida no Trabalho”.

[...] conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. [...] funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.

Trata-se de

  • A.

    Estrutura organizacional.

  • B.

    Cultura organizacional.

  • C.

    Clima organizacional.

  • D.

    Planejamento organizacional.

  • E.

    Mudança organizacional.

Considere:

O clima organizacional favorável não pode aumentar a eficiência produtiva de uma empresa

PORQUE

o clima é afetado por fatores internos e externos que ocorrem no contexto socioeconômico e político como também, na vida particular dos funcionários.

Diante das afirmações acima,

  • A.

    as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    as duas são falsas.

  • E.

    a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

Com relação aos valores como núcleo central da cultura organizacional, julgue os itens subsecutivos.

Como mediações cognitivas, os valores são recursos que podem ser utilizados para resolver os conflitos entre as necessidades individuais e os padrões de funcionamento das instituições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos valores como núcleo central da cultura organizacional, julgue os itens subsecutivos.

Os valores são interpretações da realidade, transmitidas em palavras e ações mediante uma linguagem que possibilita o compartilhamento de uma cultura particular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos valores como núcleo central da cultura organizacional, julgue os itens subsecutivos.

Os valores, que são orientadores do comportamento individual, têm relação com o estabelecimento de metas, estados de existência e modelos de comportamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...