Questões sobre O comportamento organizacional

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No sentido antropológico do termo, uma cultura é composta por práticas, símbolos, hábitos e comportamentos. Diante disso, julgue os seguintes itens, referentes a cultura organizacional. A abordagem da cultura organizacional proposta por Geert Hofstede faz analogia às camadas da cebola ao representar os níveis em que a cultura se manifesta, de modo a descrever, da camada mais externa para o interior, os símbolos, os heróis, os rituais, os valores e, por fim, as práticas que permeiam todas as camadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de cultura organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. A cultura organizacional é percebida ou observada em si mesma, e não por meio de seus efeitos e suas consequências.
  • B. A sobrevivência e o crescimento de uma organização existem na medida em que tanto a estabilidade como a adaptabilidade e a mudança são possíveis.
  • C. Uma organização pouco estável e altamente mutável tem muito menos probabilidade de “desaparecer do mapa” do que uma organização pouco adaptativa, rígida e imutável.
  • D. A cultura de uma organização sempre ajuda a melhorar o desempenho do indivíduo.
  • E. Valores compartilhados constituem o primeiro nível da cultura, o mais visível, perceptível e difundido.

A cultura organizacional apresenta algumas características básicas. De acordo com Chiavenato (2010), assinale a alternativa que melhor caracteriza as políticas que afirmam as crenças acerca de como os empregados ou clientes devem ser tratados.

  • A. Regularidade nos comportamentos observados.
  • B. Normas.
  • C. Valores dominantes.
  • D. Filosofia.
  • E. Regras.

No que se refere às funções da administração e à cultura organizacional, julgue os itens a seguir.

As culturas organizacionais são representações simbólicas de crenças e valores subjacentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas de forma compartilhada por todos os membros da organização, direcionando as ações para a realização dos objetivos organizacionais, caracteriza

  • A.

    o empreendedorismo.

  • B.

    a gestão da qualidade.

  • C.

    o controle de processo.

  • D.

    a cultura organizacional.

  • E.

    o clima organizacional.

Acerca de clima e cultura organizacional, julgue os itens subsecutivos.

A realização de cerimônia de entrega de prêmios aos colaboradores que se destacaram no desenvolvimento de suas atividades ao longo do último ano de trabalho é uma forma de exprimir valores da cultura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da década de 40 do século passado, o modelo POSDCORB (planning, organizing, staffing, directing, coordinating, reporting, budegeting), de Gullick, influenciou os tratados de administração pública e, até hoje, revela-se como fonte de inspiração para os principais autores do setor. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Elementos como símbolos materiais, rituais, linguagem integram um sistema de valores que são compartilhados pelos membros de uma organização e definem a cultura da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Srour “...uma dada cultura organizacional só será conhecida se soubermos reconhecer a ideologia hegemônica que a anima e lhe confere sua lógica [...] a ideologias operam como efeitos das situações sociais ocupadas pelos agentes coletivos”. Então, sobre as ideologias organizacionais, pode-se afirmar que:

I – dizem a todos “quem é quem” e contribuem para definir uma identidade coletiva.

II – incluem os “diferentes”, gerando um ambiente harmônico e de tolerância.

III – racionalizam os interesses, mascarando-os com um verniz lógico.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente III.

Peter Senge propôs cinco disciplinas de aprendizagem para construir um ambiente organizacional fértil em criatividade e aprendizagem, criando um ciclo de renovação permanente.

Veriicando os conceitos a seguir, identiique a deinição INCORRETA:

  • A. DOMÍNIO PESSOAL: é a mesclagem do que o indivíduo aspira em sua vida pessoal com sua realidade atual, capacitando-o a fazer as melhores escolhas e alcançar os melhores resultados.
  • B. MODELOS MENTAIS: focam-se na relexão e no questionamento que inluenciam o pensamento e a interação entre as pessoas. Ao reletirem, as pessoas têm autonomia sobre suas decisões e ações.
  • C. APRENDIZAGEM DE EQUIPE: é a forma de interação entre os componentes de um grupo. Suas técnicas são o diálogo e a prática de ações que alcancem o objetivo comum, desenvolvendo uma inteligência maior que a soma dos talentos individuais.
  • D. VISÃO COMPARTILHADA: várias pessoas que compartilham propósitos individuais, nutrindo um compromisso pessoal. Criação de um ambiente de emancipação e valorização dos talentos e projetos pessoais.
  • E. PENSAMENTO SISTÊMICO: trata-se de estudar e entender como interagem e se correlacionam os comportamentos do sistema na sua totalidade e não em seus detalhes.

As organizações estão passando diariamente por transformações, e essas alterações provocam constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas. Considerando o século XX e as diferentes eras das organizações, analise as proposições a seguir.

I. A industrialização clássica cobriu o período compreendido entre 1900 e 1950. Possuia uma estrutura predominantemente funcional e burocrática, do tipo piramidal, com ênfase nas células administrativas e apresentava um ambiente organizacional previsível, com poucas mudanças e desafios ambientais.

II. A cultura organizacional da industrialização neoclássica (1950 a 1990) era organizada com base na teoria voltada para o passado e para a conservação das tradições e dos valores ao longo do tempo, enfatizando a manutenção do status quo, enquanto a cultura organizacional da era da informação (após 1990) é baseada na teoria com foco no futuro, com ênfase na mudança e na inovação.

III. A era da informação fez com que os processos organizacionais se tornassem mais importantes do que os órgãos que constituem a organização, tornando esta mais fluída, flexível e descentralizada, em face do novo ambiente organizacional configurado, o qual é caracterizado pela mutabilidade decorrente das grandes e intensas mudanças globais.

IV. Na industrialização clássica, as pessoas eram tidas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e regulamentos rígidos de controle, enquanto que na era da informação, as pessoas são caracterizadas pela proatividade, dotadas de inteligência e habilidades, as quais devem ser estimuladas e impulsionadas.

V. Acompanhando a dinâmica das organizações, a concepção sobre a administração dos empregados/funcionários das organizações também passou por um processo evolutivo ao longo do século XX. Na industrialização clássica, era denominada de Administração de Recursos Humanos; já na industrialização neoclássica, era conceituada como Administração de Pessoas e, na Era da Informação, é conhecida como Gestão de Pessoas.

Estão CORRETAS apenas as proposições correspondentes aos itens:

  • A. I, III e V.
  • B. II, IV e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e V.
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