Questões sobre O comportamento organizacional

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  • A.

    1-II, 2-III, 3-IV, 4-I, 5-V.

  • B.

    1-III, 2-I, 3-II, 4-V, 5-IV.

  • C.

    1-III, 2-V, 3-II, 4-IV, 5-I.

  • D.

    1-II, 2-V, 3-IV, 4-III, 5-I.

  • E.

    1-I, 2-III, 3-II, 4-IV, 5-V.

A cultura organizacional pode desenvolver disfunções definidas como desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais, as quais prejudicam a capacidade de resolver os problemas de convivência interna e adaptação externa. São exemplos de disfunções da cultura organizacional as que constam nas alternativas abaixo. EXCETO

  • A. a resistência generalizada à necessidade de mudanças internas.
  • B. a dificuldade de entender e processar mudanças ambientais.
  • C. a tendência de utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento aos clientes.
  • D. a facilidade de aceitar outras culturas e pontos de vista alheios.
  • E. o uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com outros grupos.

Para Srour “uma dada cultura organizacional só será conhecida se soubermos reconhecer a ideologia hegemônica que a anima e lhe confere sua lógica”. Considerando-se essa afirmativa do autor sobre a ideologia hegemônica das organizações, pode-se afirmar que cultura organizacional

I – são conjuntos articulados de convicções que correspondem a sistemas de princípios, valores e crenças.

II – expressa e justifica os interesses de agentes coletivos e orientam suas ações no confronto com outros agentes.

III – equivale a “visões de mundo” tão explícitas que respondem até às questões fundamentais da vida.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III
  • E. somente III.

O conceito de clima organizacional envolve um quadro amplo e flexível da influência ambiental sobre a motivação. O clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, influenciando seu comportamento. Pode-se identificar que o clima organizacional, dentro de uma organização, favorece aos seus participantes um ambiente propício a

  • A.

    um sistema de relacionamento ineficaz.

  • B.

    satisfação das necessidades pessoais dos participantes e elevação de sua moral.

  • C.

    um sistema de relacionamento com conflitos.

  • D.

    uma insatisfação no ambiente de trabalho em relação ao comportamento dos participantes.

  • E.

    uma experimentação sem necessidade de envolver os participantes.

A cultura organizacional é um sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização, distinguindo uma organização específica das outras. As características básicas da cultura de uma organização são:

I – inovação e ousadia; atenção ao detalhe e busca de resultado.

II – concentração nas pessoas e orientação para equipes.

III – agressividade e estabilidade.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente II e III.
  • C. somente I e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente I.

O fato de os dirigentes de uma organização priorizarem o produto final em detrimento das técnicas e procedimentos empregados para o seu alcance indica uma cultura organizacional orientada para

  • A.

    a equipe.

  • B.

    os resultados.

  • C.

    os processos.

  • D.

    as pessoas.

  • E.

    a inovação.

A crença na superioridade de determinado grupo ou cultura caracteriza, em relação à diversidade, atitude

  • A.

    individualista.

  • B.

    etnorrelativista.

  • C.

    pluralista.

  • D.

    monoculturalista.

  • E.

    etnocêntrica.

A elaboração de um sistema de avaliação de ações educacionais nas organizações deve iniciar-se pela

  • A.

    descrição dos procedimentos de devolução dos resultados obtidos.

  • B.

    definição dos indicadores de avaliação.

  • C.

    determinação dos resultados de avaliação a serem contemplados, bem como das demais variáveis a serem pesquisadas.

  • D.

    indicação dos instrumentos e procedimentos de coleta de dados.

  • E.

    definição dos métodos e técnicas de análise dos dados.

As pessoas são consideradas elementos-chave para o alcance dos objetivos organizacionais. Entretanto, a forma como elas se relacionam pode determinar o sucesso ou fracasso de uma organização.

 Sobre o comportamento das pessoas nas organizações, é correto afirmar:

  • A. Conhecer a si mesmo é um dos pilares do bom relacionamento em grupos.
  • B. Relacionar-se bem com o chefe garante o bom relacionamento interpessoal.
  • C. Relacionar-se com pessoas de outros departamentos é essencial para se ter um bom relacionamento interpessoal.
  • D. Fazer parte de grupos informais assegura que se tenha uma boa relação interpessoal.

Quanto aos conceitos de “clima organizacional” e “cultura organizacional”, pode-se afirmar que:

  • A. são conceitos intercambiáveis.
  • B. cultura organizacional expressa a distribuição estatística das atitudes coletivas ou da atmosfera social existente como metáfora de um momento determinado.
  • C. clima organizacional constitui os sistemas de referência simbólicos e molda as ações de seus membros.
  • D. cultura organizacional traduz as tensões e os anseios do pessoal, bem como o ânimo presente.
  • E. clima organizacional mapeia o ambiente interno que varia segundo a motivação dos agentes e apreende suas reações imediatas, suas satisfações e suas insatisfações.
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