Questões sobre O comportamento organizacional

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É CORRETO afirmar que o clima organizacional

  • A. envolve alguns elementos da cultura organizacional, mas é menos superficial que esta.
  • B. determina a cultura organizacional, pois está diretamente relacionado às variáveis da percepção humana do ambiente de trabalho.
  • C. possui variáveis estruturais e dinâmicas que impossibilitam o uso de medidas de comportamento organizacional ou outra ferramenta de diagnóstico e de gestão.
  • D. avalia as percepções compartilhadas pelos colaboradores sobre diversos aspectos da organização.
  • E. é um julgamento avaliativo que o empregado faz sobre o seu trabalho ou sua situação de trabalho.

"A cultura organizacional só existirá quando entre os participantes existir suficiente histórias ou experiências amplamente compartilhadas. Apesar de ser possível as organizações possuírem valores dominantes e amplamente compartilhados, o repertório dos participantes e os problemas típicos de cada unidade organizacional também poderão modelar culturas setoriais diferenciadas (Silva e Zanelli, 2011, p. 418)."

Considerando o fragmento do texto e a literatura a respeito de cultura organizacional, selecione a alternativa que melhor descreve a posição dos autores:

  • A. tornam evidente a confusão conceitual existente ainda hoje entre cultura e clima organizacional, ainda não resolvida pelos teóricos do comportamento organizacional.
  • B. concordam que os vários grupos existentes em uma organização são determinantes importantes da formação de culturas específicas, mesmo dentro de uma cultura maior e forte.
  • C. explicitam a impossibilidade de analisar a cultura organizacional de um ambiente de trabalho composto de vários e diversificados setores.
  • D. se distanciam das abordagens mais modernas e se têm uma de visão menos sistêmica de cultura organizacional.
  • E. não consideram a importância de uma cultura organizacional forte o suficiente para manter coesas e estáveis as relações humanas que se estabelecem no contexto do trabalho.

Quando os valores de determinadas unidades setoriais se tornam desalinhados com a cultura hegemônica ou dominante da organização, produz-se uma dinâmica cultural antagônica, denominada

  • A. contracultura.
  • B. resistência à mudança.
  • C. infracultura.
  • D. cultura pulsional.
  • E. cultura de base.

A coluna da esquerda apresenta elementos da organização informal e a da direita, a definição de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.

  • A. 2, 4, 3, 1
  • B. 1, 3, 2, 4
  • C. 4, 2, 1, 3
  • D. 3, 1, 4, 2

Assinale a alternativa que indica corretamente a área do conhecimento multidisciplinar que busca compreender os aspectos humanos e sua influência nas estruturas formais e racionais de uma organização.

  • A. Isonomia
  • B. Filantropia
  • C. Ergonomia
  • D. Avaliação individual
  • E. Comportamento organizacional

Leia atentamente as proposições a seguir sobre comportamento organizacional atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

I. Refere-se ao estudo do comportamento dentro de ambientes de trabalho.

II. Atrela-se às análises do comportamento de indivíduos nos mais diversos contextos sociais.

III. Analisa fatores que têm forte influência nos resultados alcançados pelas organizações em geral.

IV. Investiga elementos que afetam profissionais e grupos de trabalho.

V. Foco essencial no modo como as lideranças gerenciam os colaboradores.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

  • A. V, F, V, V, F
  • B. F, F, V, V, F
  • C. V, F, V, F, V
  • D. F, F, F, V, V
  • E. V, V, V, F, V

Acerca de administração, organização e cultura organizacional, julgue os itens a seguir. A atividade administrativa requer o desenvolvimento de três habilidades específicas para o sucesso do trabalho na área. A primeira é a habilidade técnica, que exige o conhecimento de métodos e técnicas de aplicação às tarefas; a segunda é a habilidade humana, isto é, a capacidade de lidar com pessoas; e a terceira é a habilidade conceitual, que trata da habilidade de compreender as complexidades organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional e relações públicas, julgue os itens a seguir. Uma forma de promover um ambiente de trabalho harmonioso nas organizações é prolongar o tempo de pessoas em cargos de gestão, uma vez que essas já estarão mais adaptadas ao trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens de 92 a 96. A cultura organizacional está diretamente relacionada à aplicação dos recursos financeiros pelas instituições, razão pela qual empresas com maior capital social são mais bem posicionadas no mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A coluna da esquerda apresenta dimensões da cultura organizacional e a da direita, características dessas dimensões. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.

  • A. 3, 4, 1, 2
  • B. 1, 3, 4, 2
  • C. 2, 1, 4, 3
  • D. 4, 2, 3, 1
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