Questões sobre O comportamento organizacional

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A XYZ é uma empresa do ramo de alimentos que atua há 40 anos na região Sul. A empresa conquistou posição sólida e imagem de qualidade e tradição no mercado regional. O presidente da XYZ planeja ampliar a área de atuação da empresa, construindo uma fábrica e distribuindo seus produtos também na região Sudeste. O presidente entende que esse movimento significa entrar em um ambiente mais competitivo e incerto, exigindo não só investimentos em infraestrutura, mas também “uma nova forma de fazer as coisas, uma nova atitude de todos que trabalham na empresa”. Para o presidente, “é preciso construir uma organização que nos permita aprender, para que possamos mudar e nos adaptar continuamente, respondendo aos desafios do ambiente”. Para tal, será necessário moldar uma cultura que se caracterize, entre outros aspectos, por:

  • A. senso de comunidade;
  • B. atribuição clara de papéis;
  • C. eliminação dos conflitos;
  • D. comunicação formal;
  • E. liderança carismática.

Sobre cultura organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. Cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa.

II. As subculturas refletem problemas e situações ou experiências comuns a todos os membros da organização.

III. A cultura é transmitida aos funcionários de diversas maneiras, entre as quais se destacam os símbolos e os rituais.

IV. A criação de conselhos de ética é um mecanismo bastante claro de recompensar as atitudes éticas e de punir as antiéticas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. III e II, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I e III, apenas.

O grau de sofisticação da tecnologia revela um dos componentes da cultura organizacional: os hábitos, atitudes e valores em relação ao próprio conhecimento. Nesse sentido, podemos saber se uma organização valoriza o conhecimento por meio de alguns indicadores. Assinale a alternativa que apresenta corretamente dois desses indicadores.

  • A. Existência de estruturas para intercâmbio de experiências; frequente participação de novos produtos no faturamento da organização.
  • B. Oferta dos mesmos produtos aos consumidores, ao longo dos anos; redução do percentual de técnicos e pesquisadores em relação ao total de funcionários.
  • C. Ênfase na padronização dos processos de produção; índice elevado de rotatividade dos funcionários.
  • D. Estímulo à hierarquia no âmbito das relações interpessoais; valorização do processo decisório conduzido individualmente.
  • E. Busca de maior nível de departamentalização organizacional; redução do investimento nas atividades de treinamento e desenvolvimento.

É a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos o conjunto de percepções, ícones e símbolos que costuma-se denominar imagem corporativa. Nesse sentido, os autores que estudam o tema sustentam que

  • A. a cultura organizacional possui apenas aspectos formais e abertos, sendo os aspectos informais denominados contracultura.
  • B. os artefatos como, por exemplo, as vestimentas, correspondem à camada mais superficial e visível da cultura da organização.
  • C. os valores constituem a camada mais profunda da cultura organizacional, não sendo observáveis com facilidade.
  • D. a cultura corresponde à qualidade do ambiente percebida pelo grupo, comportando, assim, avaliação subjetiva.
  • E. a cultura é uniforme na organização, porém é passível de mudanças em função da ocorrência dos denominados ritos de degradação.

O conceito de clima organizacional, diferentemente dos conceitos de cultura organizacional e clima psicológico, considera, como aspecto preponderante

  • A. as percepções afetivas dos indivíduos.
  • B. os valores e crenças da organização.
  • C. a qualidade do ambiente organizacional percebida por seus integrantes.
  • D. os fatores motivacionais ligados à valorização profissional.
  • E. os aspectos descritivos e não avaliativos, de difícil intervenção.

A Qualidade de Vida no Trabalho − QVT está relacionada à motivação, à satisfação no trabalho e aos fatores ambientais e ergonômicos. De acordo com o modelo de QVT, preconizado por Hackman e Oldham, afigura-se fundamental, em face da produção de estados psicológicos relacionados a resultados pessoais e de trabalho,

  • A. o ambiente físico.
  • B. o absenteísmo.
  • C. a rotatividade.
  • D. a jornada de trabalho.
  • E. as dimensões do cargo.

Considerando a relação entre cultura organizacional e comunicação interna, assinale a alternativa correta.

  • A. A rádio peão, que é parte de toda cultura organizacional, é uma das principais redes formais de comunicação no ambiente interno.
  • B. A cultura organizacional é captada pela comunicação interna para subsidiar a projeção da imagem institucional no mercado.
  • C. A comunicação interna ajuda a formar e a transformar a cultura organizacional ao envolver os colaboradores na missão e nos objetivos da instituição.
  • D. A relação entre chefes e subordinados é algo inerente à cultura organizacional e não compete à comunicação interna interferir.
  • E. Comunicação interna e cultura organizacional são áreas que não se relacionam dentro de uma instituição. Enquanto a primeira é atribuição do setor de comunicação, a segunda é competência dos recursos humanos.

Cultura organizacional é o(a)

  • A. conjunto de normas e atitudes comuns aos indivíduos que atuam em uma mesma organização.
  • B. comunicação que ocorre entre indivíduos de uma mesma organização em fluxo ascendente e descendente.
  • C. símbolo que representa a identidade visual de uma organização em ambiente interno.
  • D. costume compartilhado pelas pessoas na sociedade.
  • E. conjunto de ações artísticas que ocorrem no ambiente da organização ou apoiado por ela.

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem. Ocorre conflito interpessoal na fase de agressão e destruição, com grande propensão a perdas para a equipe de trabalho, quando as pessoas se preocupam com sua reputação, provocam seus adversários e adotam estratégias ameaçadoras no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Enumere a sequência de evidências e ações do processo de orientação e influência, aplicado pelos líderes carismáticos, conforme os estudos do comportamento expressos por Robbins (2009):

( ) Articulação de visão atrativa, por meio da idealização de metas.

( ) Comunicação do sistema de valores e exemplificação de comportamento a ser seguido.

( ) Comunicação de expectativas de desempenho e demonstração de confiança na equipe.

( ) Proposição de sacrifícios e engajamentos em comportamentos diferenciados que demonstram convicção em relação à meta.

A sequência correta é

  • A. 1, 3, 2, 4.
  • B. 2, 4, 1, 3.
  • C. 3, 1, 4, 2.
  • D. 4, 2, 3, 1.
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