Lista completa de Questões sobre O comportamento organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens seguintes, relativos a aspectos gerais da administração.
A cultura organizacional, além de auxiliar na coesão da organização, transmite sentido de identidade para seus membros, podendo ser utilizada como instrumento de controle do indivíduo na organização.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando que cultura organizacional pode ser corretamente entendida como um conjunto de valores e crenças partilhados pelos membros da organização, julgue os itens que se seguem.
Apresentar uma cultura forte deve ser o objetivo de todas as organizações, pois ela encoraja comportamentos positivos e adaptáveis a mudanças.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando que cultura organizacional pode ser corretamente entendida como um conjunto de valores e crenças partilhados pelos membros da organização, julgue os itens que se seguem.
Os níveis da cultura organizacional podem ser divididos em valores casados, artefatos e certezas tácitas compartilhadas. Quando se tem o primeiro contato com uma organização, é possível perceber a cultura instalada por meio da observação dos artefatos.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à administração de recursos humanos (RH), julgue os itens a seguir.
A manutenção e a conservação da cultura organizacional existente motivação, encorajamento do desenvolvimento profissional dos empregados e impedimento da entrada de novas idéias são características do processo de recrutamento externo.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Marina, gerente administrativa, trabalha em uma empresa de prestação de serviços odontológicos de grande atuação no mercado de Brasília. A organização é composta de 12 profissionais que atendem 8 horas por dia, nas 5 unidades espalhadas pelo DF. Marina tem observado que, mesmo possuindo unidades distantes entre si, e profissionais específicos em cada unidade, a missão organizacional existente e a imagem de herói do fundador são amplamente respeitadas em todas as unidades. Isto possibilita um clima organizacional harmônico e prazeroso. Marina está muito satisfeita com o seu emprego.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, a respeito de motivação e cultura organizacional.
A cultura organizacional da empresa tem característica de uma cultura dominante. Assim, é correto afirmar que não existe subcultura na organização em que Marina trabalha, pois os valores centrais são partilhados por todos.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Marina, gerente administrativa, trabalha em uma empresa de prestação de serviços odontológicos de grande atuação no mercado de Brasília. A organização é composta de 12 profissionais que atendem 8 horas por dia, nas 5 unidades espalhadas pelo DF. Marina tem observado que, mesmo possuindo unidades distantes entre si, e profissionais específicos em cada unidade, a missão organizacional existente e a imagem de herói do fundador são amplamente respeitadas em todas as unidades. Isto possibilita um clima organizacional harmônico e prazeroso. Marina está muito satisfeita com o seu emprego.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, a respeito de motivação e cultura organizacional.
Quanto mais forte a cultura da empresa, menos a administração precisa se preocupar com o desenvolvimento de regras e regulamentos formais para guiar o comportamento dos seus integrantes.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere a aspectos gerais da administração, julgue os itens a seguir.
Diferentemente da inovação grau em que os empregados são estimulados a desenvolver novas idéias e da competitividade grau em que as pessoas são mais competitivas do que colaboradoras , a orientação para equipes e a orientação para resultados são consideradas características que podem ilustrar uma cultura organizacional.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo em vista determinados aspectos do comportamento organizacional um campo de estudo que vem sendo cada vez mais investigado no contexto das organizações modernas , julgue os itens a seguir.
A cultura organizacional pode ser considerada como um cola social que auxilia a organização a permanecer unida, mas não pode ser considerada como um mecanismo de controle do indivíduo na organização.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Atualmente, um dos principais aspectos analisados na administração refere-se à administração de recursos humanos, tendo em vista algumas dimensões fundamentais, como o treinamento, a avaliação de desempenho e as políticas de remuneração. Considerando que essa é uma das principais funções da administração, julgue os itens que se seguem.
Por meio do processo de socialização organizacional, o indivíduo que chega à empresa aprende sobre os regulamentos internos e os valores da organização, que o fazem obedecer às regras previamente definidas. Entretanto, esse processo não cria maior uniformidade no comportamento dos membros da organização.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma organização pode ser entendida como um grupo de pessoas com diferentes responsabilidades, unindo esforços a fim de se alcançar objetivos comuns, em uma complexidade de relações. Considerando a organização dos serviços de enfermagem, julgue os itens subseqüentes.
A formalização representa o uso de normas na organização, que pode ser feita nos serviços de enfermagem pela descrição de cargos e funções, de normas e rotinas, pela padronização de procedimentos e pelas escalas de distribuição de pessoal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...