Questões sobre Planejamento

Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A estratégia corporativa de um grupo empresarial pode ser descrita como horizontal ou vertical.

A esse respeito, a estratégia que enfatiza a aquisição de empresas

  • A.

    fornecedoras de insumos para o grupo é horizontal.

  • B.

    compradoras dos produtos do grupo é horizontal

  • C.

    fora da cadeia produtiva do grupo é vertical.

  • D.

    compradoras ou fornecedoras para o grupo é vertical.

  • E.

    relacionadas aos sócios do grupo é vertical.

Como gerente de uma indústria de produtos de higiene pessoal que se prepara para entrar no mercado internacional, você prepara uma reunião com seu grupo para elaborar o planejamento da organização. Durante a análise de fortalezas e fraquezas, oportunidades e ameaças (FOFA ou SWOT) alguns pontos foram levantados de acordo com os itens abaixo:

I. Política nacional de incentivo às exportações.

II. Aumento da inflação.

III. Escassez de matérias-primas.

IV. Embargo a produtos brasileiros.

V. Greve dos funcionários da empresa.

VI. Capacidade de aumento do parque fabril para atender a demanda externa.

VII. Capacidade de desenvolvimento de produtos inovadores.

Qual desses pontos corresponde às oportunidades que a empresa pode aproveitar?

  • A.

    Apenas os itens I e II

  • B.

    Apenas os itens VII e IV

  • C.

    Apenas os itens III

  • D.

    Apenas os itens V e VI

  • E.

    Apenas o item I

Abaixo encontram-se arroladas seis fases do planejamento organizacional. Após avaliá-las individualmente, ordene-as conforme a sequência em que elas devem ser executadas pela organização. Ao final, selecione a opção que expresse a ordem sequencial correta.

(1) Avaliação de objetivos e planos.

(2) Implantação.

(3) Avaliação do contexto.

 (4) Definição dos meios de execução.

(5) Verificação de objetivos e planos disponíveis.

(6) Definição dos mecanismos de controle.

  • A.

    1, 2, 3, 5, 6, 4

  • B.

    3, 5, 4, 6, 2, 1

  • C.

    4, 6, 5, 1, 3, 2

  • D.

    5, 6, 1, 3, 4, 2

  • E.

    3, 5, 1, 4, 6, 2

Assinale a assertiva correta acerca da visão estratégica na organização contemporânea.

  • A.

    As organizações definem sua missão e visão no nível estratégico, não se importando com o nível operacional.

  • B.

    Após conhecer a missão e a visão definidas pela cúpula, o nível operacional escolhe junto com a alta administração os objetivos e metas, bem como o plano tático e estratégico.

  • C.

    O planejamento operacional é feito a partir do plano tático sem envolvimento dos superiores.

  • D.

    O planejamento estratégico, definido pela alta direção, é passado para os gerentes que definem o planejamento tático com as metas a serem alcançadas.

  • E.

    Objetivos inalcançáveis são definidos pela alta direção.

Os projetos operacionais permitem a viabilização das metas definidas no planejamento estratégico de uma unidade de informação. Com relação a esses projetos, assinale a opção correta.

  • A.

    Para a elaboração de projeto de implantação de novo serviço de informação, é necessário realizar análise externa e interna da comunidade, fazendo-se prognósticos das variáveis que afetam a necessidade do serviço e montando-se cenários alternativos futuros.

  • B.

    A elaboração do plano de contingência é a etapa do projeto operacional em que são estabelecidas formas de acompanhar a execução do projeto.

  • C.

    No controle financeiro das atividades do projeto operacional, todas as etapas são agrupadas, calculando-se os volumes de recursos necessários para o custeio básico das operações, formando-se, assim, o orçamento anual, que deve indicar as possíveis fontes de financiamento, desde os recursos provenientes das agências de fomento até os da receita de serviços da própria unidade de informação.

  • D.

    Na elaboração de um projeto operacional, deve-se estabelecer pelo menos uma dezena de parâmetros, critérios e estratégias, os quais, em conjunto, devem compor o chamado negócio da unidade de informação.

  • E.

    Os projetos operacionais devem determinar responsabilidades, recursos humanos, financeiros e materiais e um cronograma de realização.

Assinale a opção correta com relação a planejamento, organização, direção e controle.

  • A.

    O processo de planejamento por cenários leva em consideração apenas projeções e decisões passadas.

  • B.

    A fase de controle permeia todo o processo de gestão administrativa de uma organização.

  • C.

    O planejamento tático refere-se às operações da área técnica.

  • D.

    A divisão do trabalho dificulta a fase de controle de um projeto

  • E.

    A departamentalização funcional nas organizações é embasada na divisão de áreas por produtos.

No que tange à gerência e à visão estratégica das organizações, assinale a opção correta.

  • A.

    A análise do ambiente interno da empresa para construção do planejamento operacional é realizada pela gerência intermediária.

  • B.

    Entendem-se por pontos fracos as variáveis externas e não controláveis que criam condições desfavoráveis para as empresas.

  • C.

    Denominam-se oportunidades as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa em relação ao seu ambiente.

  • D.

    Denominam-se ameaças as variáveis externas e não controláveis que criam condições desfavoráveis para as empresas.

  • E.

    Entendem-se por pontos fortes as variáveis externas e não controláveis que criam condições favoráveis para a empresa.

A empresa que procura designar e dominar o segmento de mercado em que atua concentra seus esforços e recursos na preservação das vantagens competitivas por meio da estratégia de

  • A.

    joint venture.

  • B.

    nicho.

  • C.

    redução de custo.

  • D.

    estabilidade.

  • E.

    inovação.

A matriz desenvolvida pela empresa norte-americana de consultoria BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta que ajuda a selecionar estratégias de crescimento de acordo com a participação dos produtos e serviços no mercado. Com relação a essa ferramenta, assinale a opção correta.

  • A.

    As organizações não devem investir em produtos do tipo vaca leiteira, pois esses produtos requerem alto investimento, mas apresentam baixa perspectiva de retorno.

  • B.

    Produtos do tipo vaca leiteira possuem pequena participação no mercado, mas possuem grande potencial de crescimento.

  • C.

    Em mercados estabilizados, produtos do tipo estrela possuem grande participação, mas pequenas taxas de crescimento.

  • D.

    Produtos do tipo vira-latas ou abacaxi possuem grande participação no mercado, mas não apresentam potencial de crescimento.

  • E.

    Produtos do tipo ponto de interrogação possuem grande potencial de crescimento, mas ainda apresentam pequena participação no mercado.

Nas entidades em geral, as atividades relacionadas com o ponto de vista do tempo em que deverão ser feitas, e que estabelece a ligação entre os grandes objetivos e diretrizes e os procedimentos do planejamento em um prazo mais restrito são chamados de planejamento

  • A.

    em longo prazo.

  • B.

    de temporalidade.

  • C.

    em médio prazo.

  • D.

    sazonal.

  • E.

    em curto prazo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...