Lista completa de Questões sobre Planejamento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A estratégia corporativa de um grupo empresarial pode ser descrita como horizontal ou vertical.
A esse respeito, a estratégia que enfatiza a aquisição de empresas
fornecedoras de insumos para o grupo é horizontal.
compradoras dos produtos do grupo é horizontal
fora da cadeia produtiva do grupo é vertical.
compradoras ou fornecedoras para o grupo é vertical.
relacionadas aos sócios do grupo é vertical.
Como gerente de uma indústria de produtos de higiene pessoal que se prepara para entrar no mercado internacional, você prepara uma reunião com seu grupo para elaborar o planejamento da organização. Durante a análise de fortalezas e fraquezas, oportunidades e ameaças (FOFA ou SWOT) alguns pontos foram levantados de acordo com os itens abaixo:
I. Política nacional de incentivo às exportações.
II. Aumento da inflação.
III. Escassez de matérias-primas.
IV. Embargo a produtos brasileiros.
V. Greve dos funcionários da empresa.
VI. Capacidade de aumento do parque fabril para atender a demanda externa.
VII. Capacidade de desenvolvimento de produtos inovadores.
Qual desses pontos corresponde às oportunidades que a empresa pode aproveitar?
Apenas os itens I e II
Apenas os itens VII e IV
Apenas os itens III
Apenas os itens V e VI
Apenas o item I
Abaixo encontram-se arroladas seis fases do planejamento organizacional. Após avaliá-las individualmente, ordene-as conforme a sequência em que elas devem ser executadas pela organização. Ao final, selecione a opção que expresse a ordem sequencial correta.
(1) Avaliação de objetivos e planos.
(2) Implantação.
(3) Avaliação do contexto.
(4) Definição dos meios de execução.
(5) Verificação de objetivos e planos disponíveis.
(6) Definição dos mecanismos de controle.
1, 2, 3, 5, 6, 4
3, 5, 4, 6, 2, 1
4, 6, 5, 1, 3, 2
5, 6, 1, 3, 4, 2
3, 5, 1, 4, 6, 2
Assinale a assertiva correta acerca da visão estratégica na organização contemporânea.
As organizações definem sua missão e visão no nível estratégico, não se importando com o nível operacional.
Após conhecer a missão e a visão definidas pela cúpula, o nível operacional escolhe junto com a alta administração os objetivos e metas, bem como o plano tático e estratégico.
O planejamento operacional é feito a partir do plano tático sem envolvimento dos superiores.
O planejamento estratégico, definido pela alta direção, é passado para os gerentes que definem o planejamento tático com as metas a serem alcançadas.
Objetivos inalcançáveis são definidos pela alta direção.
Os projetos operacionais permitem a viabilização das metas definidas no planejamento estratégico de uma unidade de informação. Com relação a esses projetos, assinale a opção correta.
Para a elaboração de projeto de implantação de novo serviço de informação, é necessário realizar análise externa e interna da comunidade, fazendo-se prognósticos das variáveis que afetam a necessidade do serviço e montando-se cenários alternativos futuros.
A elaboração do plano de contingência é a etapa do projeto operacional em que são estabelecidas formas de acompanhar a execução do projeto.
No controle financeiro das atividades do projeto operacional, todas as etapas são agrupadas, calculando-se os volumes de recursos necessários para o custeio básico das operações, formando-se, assim, o orçamento anual, que deve indicar as possíveis fontes de financiamento, desde os recursos provenientes das agências de fomento até os da receita de serviços da própria unidade de informação.
Na elaboração de um projeto operacional, deve-se estabelecer pelo menos uma dezena de parâmetros, critérios e estratégias, os quais, em conjunto, devem compor o chamado negócio da unidade de informação.
Os projetos operacionais devem determinar responsabilidades, recursos humanos, financeiros e materiais e um cronograma de realização.
Assinale a opção correta com relação a planejamento, organização, direção e controle.
O processo de planejamento por cenários leva em consideração apenas projeções e decisões passadas.
A fase de controle permeia todo o processo de gestão administrativa de uma organização.
O planejamento tático refere-se às operações da área técnica.
A divisão do trabalho dificulta a fase de controle de um projeto
A departamentalização funcional nas organizações é embasada na divisão de áreas por produtos.
No que tange à gerência e à visão estratégica das organizações, assinale a opção correta.
A análise do ambiente interno da empresa para construção do planejamento operacional é realizada pela gerência intermediária.
Entendem-se por pontos fracos as variáveis externas e não controláveis que criam condições desfavoráveis para as empresas.
Denominam-se oportunidades as variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa em relação ao seu ambiente.
Denominam-se ameaças as variáveis externas e não controláveis que criam condições desfavoráveis para as empresas.
Entendem-se por pontos fortes as variáveis externas e não controláveis que criam condições favoráveis para a empresa.
A empresa que procura designar e dominar o segmento de mercado em que atua concentra seus esforços e recursos na preservação das vantagens competitivas por meio da estratégia de
joint venture.
nicho.
redução de custo.
estabilidade.
inovação.
A matriz desenvolvida pela empresa norte-americana de consultoria BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta que ajuda a selecionar estratégias de crescimento de acordo com a participação dos produtos e serviços no mercado. Com relação a essa ferramenta, assinale a opção correta.
As organizações não devem investir em produtos do tipo vaca leiteira, pois esses produtos requerem alto investimento, mas apresentam baixa perspectiva de retorno.
Produtos do tipo vaca leiteira possuem pequena participação no mercado, mas possuem grande potencial de crescimento.
Em mercados estabilizados, produtos do tipo estrela possuem grande participação, mas pequenas taxas de crescimento.
Produtos do tipo vira-latas ou abacaxi possuem grande participação no mercado, mas não apresentam potencial de crescimento.
Produtos do tipo ponto de interrogação possuem grande potencial de crescimento, mas ainda apresentam pequena participação no mercado.
Nas entidades em geral, as atividades relacionadas com o ponto de vista do tempo em que deverão ser feitas, e que estabelece a ligação entre os grandes objetivos e diretrizes e os procedimentos do planejamento em um prazo mais restrito são chamados de planejamento
em longo prazo.
de temporalidade.
em médio prazo.
sazonal.
em curto prazo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...