Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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O treinamento envolve várias etapas anteriores e posteriores à sua realização. No que diz respeito a esse tema, julgue os itens que se seguem. O treinamento deve ser uma atividade pontual e pautada apenas nas fragilidades relacionadas ao desempenho momentâneo demandado, pois exige um alto investimento para as organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos conceitos de treinamento, desenvolvimento e educação, considere as afirmativas abaixo.

I A avaliação da aprendizagem diz respeito à avaliação das diferenças de desempenho dos treinandos antes e depois do treinamento, em termos de objetivos instrucionais.

II No processo de transferência de aprendizagem, a retenção e a generalização são mensuradas nas avaliações de reação.

III Desenvolvimento organizacional é um programa educacional de curto prazo orientado no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas e de renovação de uma organização.

IV As avaliações sistemáticas de necessidades de treinamento, quando implementadas, devem estar relacionadas às competências organizacionais e ao alinhamento às estratégias organizacionais.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. I, II e IV, somente.
  • B. I e III, somente.
  • C. II, III e IV, somente.
  • D. I e IV, somente.
  • E. I, II, III e IV.

O treinamento envolve várias etapas anteriores e posteriores à sua realização. No que diz respeito a esse tema, julgue os itens que se seguem. A avaliação dos resultados do treinamento deve ser realizada considerando-se a melhoria da imagem da organização e do relacionamento entre organização e empregados.

  • E. Errado
  • C. Certo

O treinamento envolve várias etapas anteriores e posteriores à sua realização. No que diz respeito a esse tema, julgue os itens que se seguem. A avaliação dos resultados do treinamento deve abranger três níveis: o organizacional; o dos recursos humanos; e o das tarefas e operações.

  • C. Certo
  • E. Errado

O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas. Sendo assim, relacione abaixo as etapas com suas respectivas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Diagnóstico

2. Desenho

3. Implementação

4. Avaliação

( ) Execução e condução do programa de treinamento.

( ) Levantamento das necessidades ou carências de treinamento a serem atendidas ou satisfeitas. Essas necessidades podem ser passadas, presentes ou futuras.

( ) Verificação dos resultados obtidos com o treinamento.

( ) Elaboração do projeto ou programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.

  • A. 1/ 2/ 3/ 4
  • B. 3/ 2/ 4/ 1
  • C. 2/ 3/ 1/ 4
  • D. 3/ 1/ 4/ 2
  • E. 1/ 3/ 2/ 4

Analise as seguintes afirmativas sobre treinamento e desenvolvimento e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais.

( ) O treinamento inclui o desenvolvimento, a carreira e outras experiências.

( ) O desenvolvimento é um processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V
  • B. V V F
  • C. F V F
  • D. F F V

Em perspectiva mais ampla, o objetivo do treinamento é contribuir para a realização das metas gerais da empresa. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação das fases da abordagem sistêmica do treinamento com suas etapas, segundo Bohlander e Snell (2009).

COLUNA I

1. Levantamento de necessidades

2. Projeto

3. Implementação

4. Avaliação

COLUNA II

( ) Envolve análise da empresa, análise da tarefa e análise da pessoa.

( ) Nessa etapa, são avaliados as reações, os resultados, o comportamento transferido e o aprendizado.

( ) Nessa etapa são considerados os objetivos instrucionais, a prontidão do treinador e os princípios de aprendizagem.

( ) Envolve a definição dos métodos no local de trabalho, os métodos a serem utilizados fora do local de trabalho e o desenvolvimento gerencial.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. 1 4 2 3
  • B. 3 2 1 4
  • C. 4 1 3 2
  • D. 2 3 4 1

São capacidades genéricas essenciais como resultados do trabalho de RH, segundo Ulrich (2000), EXCETO:

  • A. Criar clareza estratégica: ser um parceiro estratégico.
  • B. Fazer com que as mudanças aconteçam: ser um agente da mudança.
  • C. Fazer com que os clientes externos sejam ouvidos: criar parcerias com entidades de classe e governamentais.
  • D. Criar capital intelectual: ser um defensor dos funcionários.

No que se refere a treinamento e desenvolvimento, assinale a alternativa correta.

  • A. Treinamento é a educação profissional que visa a adaptar a pessoa ao trabalho, em determinada área, preparando-a para o exercício de um cargo. Dessa forma, o treinamento é voltado para o crescimento da pessoa em nível de conhecimento, de habilidade e de atitude.
  • B. Desenvolvimento de pessoas trata-se do aperfeiçoamento das capacidades e das motivações dos funcionários/servidores, a fim de torná-los membros valiosos para a organização. É voltado para o crescimento da pessoa em nível de conhecimento, de habilidade e de atitude. Desenvolver pessoas é uma das principais funções de um gestor.
  • C. Treinamento e desenvolvimento são benefícios concedidos para aumentar a motivação de pessoas, embora não aumentem a competitividade da organização.
  • D. O investimento nesse setor, apesar de ser recomendado pelos especialistas, reverte-se em alto custo para a instituição e não favorece o aumento da produtividade ou a criação de um clima organizacional saudável, uma vez que aumenta disputas internas constantemente.
  • E. Os termos têm exatamente o mesmo sentido, ou seja, treinamento tem o mesmo conceito de desenvolvimento, no âmbito de recursos humanos.

O treinamento é um processo que possibilita a preparação do servidor para um melhor desempenho de suas tarefas específicas do seu cargo. É por esse meio que se desenvolvem suas competências. Sendo assim, trata-se de um processo cíclico e contínuo que compreende quatro etapas:

  • A. Diagnóstico das necessidades, desenho do programa, implementação do programa e da transmissão de informações.
  • B. Diagnóstico das necessidades, desenho do programa, desenvolvimento de conceitos e de avaliação dos resultados.
  • C. Diagnóstico das necessidades, desenvolvimento de conceitos, transmissão de informações e de avaliação de resultados.
  • D. Diagnóstico das necessidades, desenho do programa, implementação do programa e de transmissão de informações.
  • E. Diagnóstico das necessidades, desenho do programa, implementação do programa e da avaliação dos resultados.
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