Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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Quando se realiza um programa de treinamento, existem diferentes níveis de avaliação dessa atividade. Um deles diz respeito à satisfação dos participantes quanto à experiência do treinamento, envolvendo: desempenho do instrutor, efetividade dos exercícios, conforto da sala, duração do treinamento etc.

Trata-se da avaliação de

  • A. reação.
  • B. aprendizagem.
  • C. resultados.
  • D. retorno.
  • E. desempenho.

São medidas para avaliar o Programa de Treinamento das organizações, EXCETO:

  • A. Custo: qual o valor investido no programa de treinamento.
  • B. Rapidez: como o programa se ajustou a novos desafios oferecidos.
  • C. Resultados: como o programa se ajustou às necessidades dos participantes.
  • D. Qualidade: como o programa atendeu às expectativas.

A respeito de métodos e técnicas de treinamento, é correto afirmar que

  • A. para garantir bons resultados, é importante definir uma postura diante do treinamento (método), mas os procedimentos (técnicas) não precisam ser coerentes com a postura adotada.
  • B. princípios universais de aprendizagem são impróprios para situações de sala de aula convencional ou para situações de treinamento.
  • C. não existem técnicas melhores ou piores em todas as circunstâncias, e sim técnicas mais adequadas ou menos adequadas, em função dos objetivos que se pretenda atingir.
  • D. a população-alvo e as condições gerais (tempo, material, recursos humanos e financeiros disponíveis) são fatores pouco relevantes para a determinação dos métodos e técnicas de treinamento.
  • E. trabalho em equipe, dramatização, experiência individual em laboratório, debates e jogos são diferentes meios ou técnicas, e devem ser utilizados somente em treinamentos comportamentais.

Com referência aos processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, é correto afirmar que

  • A. não há diferença entre eles, uma vez que as organizações não discriminam as atividades de cada um deles.
  • B. treinamento é o conjunto das experiências de aprendizagem que preparam a pessoa para enfrentar a vida.
  • C. as atividades de desenvolvimento de pessoas devem ser geridas de modo alheio às mudanças organizacionais necessárias.
  • D. treinamento refere-se à programação de atividades que melhorem o desempenho do trabalhador no cargo atual.
  • E. desenvolvimento diz respeito a um processo educacional de curto prazo, com metas bem definidas.

As técnicas de treinamento e desenvolvimento aplicáveis às organizações podem ser classificadas de acordo com diversos critérios, entre os quais, quanto ao local de aplicação, constituindo exemplo prático aquelas

  • A. aplicadas fora do ambiente de trabalho, tal como a rotação de cargos.
  • B. desenvolvidas no contexto do trabalho, como extensão de cargos, com acréscimo de tarefas.
  • C. as denominadas on the job, como a participação em seminários e cursos externos.
  • D. inseridas no contexto da atuação cotidiana, tal como o enriquecimento do cargo, que implica promoção.
  • E. que pressupõem o afastamento das atividade próprias do cargo, tal como a ampliação de cargos.

Julgue os itens a seguir, relativos a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Questionar os empregados sobre os cursos que eles gostariam de realizar ou solicitar que eles os apontem em uma lista predeterminada constituem opções adequadas de levantamento de necessidades de treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Com exceção do nível de reação, a aplicação dos demais tipos de avaliação de treinamento — aprendizagem, desempenho, resultado e retorno do investimento — depende da qualidade dos processos de levantamento de necessidades e de planejamento instrucional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de políticas e práticas de capacitação e desenvolvimento, assinale a opção correta.

  • A. As ações formais de aprendizagem são mecanismos úteis para a resolução de problemas de desempenho decorrentes da falta de qualificação para a tarefa, da baixa motivação para o trabalho e da insatisfação com o trabalho.
  • B. Se a capacitação é estratégica para as organizações, então as iniciativas de avaliação de treinamento têm de reunir informações não apenas sobre a satisfação e a aprendizagem do público-alvo, mas também acerca dos desempenhos posteriores às ações de aprendizagem e respectivos contextos em que tais efeitos se notam.
  • C. O planejamento instrucional das ações de capacitação deve ser atribuído aos docentes; aos setores de gestão de pessoas compete fornecer para os docentes as informações sobre as necessidades de aprendizagem do público-alvo da ação, antes identificadas, e preparar a logística do evento.
  • D. De maneira geral, ações de treinamento implementadas a partir de determinado planejamento instrucional tendem a não acarretar prejuízo à aprendizagem do público-alvo, mesmo que não tenha havido um processo sistemático de levantamento de necessidades de aprendizagem para tal fim.
  • E. Necessidades de aprendizagem podem ser identificadas por meio da indicação de eventos pelos empregados, da escolha de cursos pelos gestores e de pesquisas dos setores de gestão de pessoas a respeito do domínio de conteúdos de tarefas alinhadas com a estratégia organizacional.

Sobre desenvolvimento de pessoal, assinale a alternativa CORRETA.

I. Tem como finalidade preparar e promover o crescimento pessoal e profissional para atingir as expectativas pessoas e organizacionais.

II. Tem como finalidade o estudo e a descrição que se faz para apresentar as tarefas e atribuições de um cargo.

III. Tem como finalidade definir as prioridades de formação e/ou aprimoramento de acordo com a necessidade do ponto de vista corporativo, setorial e individual.

IV. Tem como finalidade apresentar de forma detalhada, para cada colaborador, as competências e capacidades.

  • A. Somente as alternativas II e III estão corretas.
  • B. Somente as alternativas II e IV estão corretas.
  • C. Somente as alternativas I e II estão corretas.
  • D. Somente as alternativas I e III estão corretas.
  • E. Somente as alternativas III e IV estão corretas.

A respeito dos processos e atividades relativos à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Um programa ou ação de treinamento de pessoas pode integrar a política de educação corporativa caso tenha sido precedido por uma iniciativa de levantamento de necessidades que tenha articulado as demandas de aprendizagem dos funcionários com as diretrizes processuais e estratégicas da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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