Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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Indique a opção que completa corretamente a lacuna da frase a seguir.

Os participantes dos programas de treinamento para a ___________________ aprendem a valorizar as diferenças individuais, aumentam sua consciência e compreensão multicultural e confrontam estereótipos.

  • A.

    flexibilidade

  • B.

    aprendizagem

  • C.

    solidariedade

  • D.

    mentoria

  • E.

    diversidade

Em relação ao Diagnóstico de Necessidades de Treinamento é correto afirmar que:

  • A.

    Situação em que a organização, quando da realização de seu Levantamento de Necessidades de Treinamento, identifica, em seu ambiente, a existência de problemas tais como retrabalho, utilização deficiente de equipamentos, conflitos interpessoais, são exemplos de diagnósticos de necessidades de treinamento "a priori".

  • B.

    Para se chegar a um bom Levantamento de Necessidades de Treinamento é importante buscar elementos de análise do ambiente organizacional, para reunir subsídios acerca, por exemplo, dos valores estratégicos da organização como missão, visão e objetivos estratégicos, de modo a incorporar a consideração desses valores nas ações de treinamento.

  • C.

    A responsabilidade pelo Diagnóstico de Necessidades de Treinamento cabe exclusivamente às gerências superiores e aos órgãos de gestão de pessoas (departamentos de pessoal ou de recursos humanos).

  • D.

    O Levantamento de Necessidades de Treinamento sucede a etapa de Concepção do Programa de Treinamento e deve contemplar, de forma efetiva, a classificação das necessidades em conformidade com o Programa delineado.

  • E.

    Um Levantamento de Necessidades de Treinamento dotado de visão prospectiva deve resultar em um diagnóstico de necessidades "a posteriori".

Para o Desempenho (concepção-elaboração) do Programa de Treinamento, as seguintes variáveis devem ser consideradas:

I - Quais devem ser os objetivos do Treinamento, quem são os treinandos (clientela) e como devem ser treinados.

II -Qual deve ser o conteúdo do Treinamento e quem deve ministrá-lo.

III - Em que ambiente (onde) deve se dar o Treinamento e em que ocasião.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e II estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Em relação as possíveis ações que as organizações podem adotar para promover o Desenvolvimento de Pessoas, no seu ambiente organizacional, quais das afirmativas a seguir são exemplos de métodos que podem atender a essa finalidade:

I -são métodos de Desenvolvimento de Pessoas, no cargo: rotação de cargos; jogos de empresas; coaching.

II - são métodos de Desenvolvimento de Pessoas, fora do cargo: tutoria; aconselhamento de funcionários.

III - desenho de Cargos e Avaliação de Treinamentos.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e II estão certas.

  • E.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

Em relação ao que se quer alcançar com as ações de treinamentos e os seus respectivos conteúdos programáticos, é possível afirmar que os propósitos almejados podem incluir:

I - o desenvolvimento de habilidades de linguagem; habilidades técnicas; habilidades interpessoais; habilidades para a solução de problemas.

II - desenvolver: o conhecimento das pessoas; habilidades e destrezas; atitudes e comportamentos; idéias e conceitos.

III - promover o desenvolvimento profissional dos empregados, melhor aproveitando as suas aptidões, desenvolvendo suas potencialidades, bem como melhorar processos e métodos de trabalho, produtos e serviços, pela ação de pessoas mais qualificadas e melhor preparadas para o exercício das suas atribuições.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Para garantir conformidade e bons resultados na realização de um Levantamento de Necessidades de Treinamento, além das referências essenciais que devem ser consideradas - tais como análise do ambiente organizacional, dos cargos e dos recursos humanos -, os "meios" utilizados para a realização do Levantamento são igualmente importantes. Entre os possíveis "meios" podem ser indicados os seguintes:

I - os resultados observados nas avaliações de desempenho.

II - entrevistas com gerentes e supervisores.

III - manifestações de necessidades firmadas por gerentes e supervisores, em relação aos seus subordinados.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • B.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • C.

    Só a afirmativa I está certa.

  • D.

    Só a afirmativa II está certa.

  • E.

    Só a afirmativa II está certa.

Os indicadores de necessidades de treinamento são compostos por indicadores "a posteriori" e indicadores "a priori". São exemplos de indicadores "a priori":

  • A.

    baixa produtividade; excesso de desperdícios.

  • B.

    baixa produtividade; novos processos de trabalho.

  • C.

    aquisição de novos equipamentos; substituição de processos e métodos de trabalho.

  • D.

    baixa produtividade; excessivos danos de equipamentos.

  • E.

    substituição de empregados.

A Avaliação dos Resultados do Treinamento pode ser feita em pelo menos três níveis de análise, quais sejam:

  • A.

    nível gerencial, nível de assessoramento e nível de execução operacional.

  • B.

    nível gerencial, nível técnico e nível operacional.

  • C.

    nível organizacional, nível dos recursos humanos e nível das tarefas e operações.

  • D.

    nível das necessidades "a priori", das necessidades "a posteriori" e nível gerencial.

  • E.

    apenas nível gerencial.

Selecione a opção que não indica corretamente uma técnica que possibilita o desenvolvimento de trabalho em equipe.

  • A.

    Troca constante de informações, ouvir e falar.

  • B.

    Compromisso com os objetivos defi nidos pela alta administração.

  • C.

    Conhecimento mútuo, para o alcance de resultados coletivos.

  • D.

    Criação de identidade que forneça senso de participação para os integrantes do grupo.

  • E.

    Clima de abertura intelectual, possibilitando a análise crítica.

Além dos métodos de levantamento de necessidades, existem indicadores que apontam necessidades futuras (a priori) e passadas (a posteriori). Indicadores a priori são eventos que, se acontecerem, provocarão futuras necessidades de treinamento, facilmente previstas, como:

  • A. baixa produtividade;
  • B. comunicações deficientes;
  • C. baixa qualidade de produção;
  • D. redução do número de empregados;
  • E. grande volume de erros e de desperdício.
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