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Indique a opção que completa corretamente a lacuna da frase a seguir.
Os participantes dos programas de treinamento para a ___________________ aprendem a valorizar as diferenças individuais, aumentam sua consciência e compreensão multicultural e confrontam estereótipos.
flexibilidade
aprendizagem
solidariedade
mentoria
diversidade
Em relação ao Diagnóstico de Necessidades de Treinamento é correto afirmar que:
Situação em que a organização, quando da realização de seu Levantamento de Necessidades de Treinamento, identifica, em seu ambiente, a existência de problemas tais como retrabalho, utilização deficiente de equipamentos, conflitos interpessoais, são exemplos de diagnósticos de necessidades de treinamento "a priori".
Para se chegar a um bom Levantamento de Necessidades de Treinamento é importante buscar elementos de análise do ambiente organizacional, para reunir subsídios acerca, por exemplo, dos valores estratégicos da organização como missão, visão e objetivos estratégicos, de modo a incorporar a consideração desses valores nas ações de treinamento.
A responsabilidade pelo Diagnóstico de Necessidades de Treinamento cabe exclusivamente às gerências superiores e aos órgãos de gestão de pessoas (departamentos de pessoal ou de recursos humanos).
O Levantamento de Necessidades de Treinamento sucede a etapa de Concepção do Programa de Treinamento e deve contemplar, de forma efetiva, a classificação das necessidades em conformidade com o Programa delineado.
Um Levantamento de Necessidades de Treinamento dotado de visão prospectiva deve resultar em um diagnóstico de necessidades "a posteriori".
Para o Desempenho (concepção-elaboração) do Programa de Treinamento, as seguintes variáveis devem ser consideradas:
I - Quais devem ser os objetivos do Treinamento, quem são os treinandos (clientela) e como devem ser treinados.
II -Qual deve ser o conteúdo do Treinamento e quem deve ministrá-lo.
III - Em que ambiente (onde) deve se dar o Treinamento e em que ocasião.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas I e II estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Em relação as possíveis ações que as organizações podem adotar para promover o Desenvolvimento de Pessoas, no seu ambiente organizacional, quais das afirmativas a seguir são exemplos de métodos que podem atender a essa finalidade:
I -são métodos de Desenvolvimento de Pessoas, no cargo: rotação de cargos; jogos de empresas; coaching.
II - são métodos de Desenvolvimento de Pessoas, fora do cargo: tutoria; aconselhamento de funcionários.
III - desenho de Cargos e Avaliação de Treinamentos.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas I e II estão certas.
Só as afirmativas II e III estão certas.
Em relação ao que se quer alcançar com as ações de treinamentos e os seus respectivos conteúdos programáticos, é possível afirmar que os propósitos almejados podem incluir:
I - o desenvolvimento de habilidades de linguagem; habilidades técnicas; habilidades interpessoais; habilidades para a solução de problemas.
II - desenvolver: o conhecimento das pessoas; habilidades e destrezas; atitudes e comportamentos; idéias e conceitos.
III - promover o desenvolvimento profissional dos empregados, melhor aproveitando as suas aptidões, desenvolvendo suas potencialidades, bem como melhorar processos e métodos de trabalho, produtos e serviços, pela ação de pessoas mais qualificadas e melhor preparadas para o exercício das suas atribuições.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa III está certa.
Só as afirmativas I e III estão certas.
Todas as afirmativas estão certas.
Para garantir conformidade e bons resultados na realização de um Levantamento de Necessidades de Treinamento, além das referências essenciais que devem ser consideradas - tais como análise do ambiente organizacional, dos cargos e dos recursos humanos -, os "meios" utilizados para a realização do Levantamento são igualmente importantes. Entre os possíveis "meios" podem ser indicados os seguintes:
I - os resultados observados nas avaliações de desempenho.
II - entrevistas com gerentes e supervisores.
III - manifestações de necessidades firmadas por gerentes e supervisores, em relação aos seus subordinados.
Todas as afirmativas estão certas.
Só as afirmativas I e III estão certas.
Só a afirmativa I está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Só a afirmativa II está certa.
Os indicadores de necessidades de treinamento são compostos por indicadores "a posteriori" e indicadores "a priori". São exemplos de indicadores "a priori":
baixa produtividade; excesso de desperdícios.
baixa produtividade; novos processos de trabalho.
aquisição de novos equipamentos; substituição de processos e métodos de trabalho.
baixa produtividade; excessivos danos de equipamentos.
substituição de empregados.
A Avaliação dos Resultados do Treinamento pode ser feita em pelo menos três níveis de análise, quais sejam:
nível gerencial, nível de assessoramento e nível de execução operacional.
nível gerencial, nível técnico e nível operacional.
nível organizacional, nível dos recursos humanos e nível das tarefas e operações.
nível das necessidades "a priori", das necessidades "a posteriori" e nível gerencial.
apenas nível gerencial.
Selecione a opção que não indica corretamente uma técnica que possibilita o desenvolvimento de trabalho em equipe.
Troca constante de informações, ouvir e falar.
Compromisso com os objetivos defi nidos pela alta administração.
Conhecimento mútuo, para o alcance de resultados coletivos.
Criação de identidade que forneça senso de participação para os integrantes do grupo.
Clima de abertura intelectual, possibilitando a análise crítica.
Além dos métodos de levantamento de necessidades, existem indicadores que apontam necessidades futuras (a priori) e passadas (a posteriori). Indicadores a priori são eventos que, se acontecerem, provocarão futuras necessidades de treinamento, facilmente previstas, como:
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