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Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações, julgue os itens a seguir.
O sucesso de um curso avaliado positivamente no nível de reação não produz necessariamente o mesmo resultado no desempenho do profissional e na equipe de trabalho.
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Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações, julgue os itens a seguir.
A lógica da avaliação de treinamento afirma que um aprendiz satisfeito com o curso (reação) aprenderia melhor (aprendizagem) e aplicaria em seu trabalho os conhecimentos adquiridos (comportamento do cargo); essa aplicação, por sua vez, produziria efeitos positivos nos grupos e na organização (impacto na organização), o que poderia melhorar a qualidade de produtos/serviços (valor final).
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Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Moema, vendedora recém-contratada, participou, após 15 dias de sua efetiva contratação, de um curso para operação do sistema informatizado de venda ao consumidor. O curso foi desenvolvido na própria organização, no final do turno de trabalho, com o total de 4 horas na semana. Nessa situação, Moema participou de um treinamento, por se tratar de evento realizado dentro da organização.
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Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Jorque, que é o gerente de uma organização, promoveu a atualização tecnológica do modelo do sistema informatizado de venda ao consumidor. Nessa situação, a atualização promovida por Jorge, por si só, já justifica a necessidade de treinamento dos integrantes da organização.
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Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Uma vendedora de uma indústria farmacêutica está participando de um congresso do setor farmacêutico sobre as tendências de mercado para o setor. O congresso está ocorrendo no Hotel 5 Estrelas e possui a duração de 36 horas. Nessa situação, o referido evento caracteriza-se como um treinamento externo para a vendedora.
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A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.
Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Desde que começou a fazer parte da equipe de serviços de limpeza da Sanduíche e Cia., Joanisvaldo tem recebido treinamento constantemente. Nessa situação, segundo Deming, o treinamento pode ser considerado um fato de estímulo a Joanisvaldo à medida que proporciona uma percepção de segurança e incentivo a seu empreendedorismo.
Assinale a opção que melhor caracteriza o ensino a distância.
Um processo de ensino no qual a fonte de conhecimento e a informação estão distantes do aluno no tempo e no espaço.
Um processo físico no qual qualquer texto, contendo um assunto a ser aprendido, é enviado para um aluno via Internet.
Um contexto de aprendizagem no qual o aluno não precisa assistir a nenhum tipo de aula.
Um sistema de ensino via Internet que dispensa professores, mestres, livros e exercícios.
Um sistema físico que associa um processo de ensino a um canal eletrônico de comunicação escrita.
Analise as afi rmativas que se seguem e assinale a opção mais correta.
I. A capacitação é um processo de aprendizagem signifi cativa, pessoal e que pretende alcançar objetivos realísticos.
II. A aprendizagem na capacitação profi ssional de um grupo pode ser um processo social partilhado pelas pessoas do grupo.
III. As relações entre professor e aluno no processo de capacitação baseiam-se na colaboração, confi ança, trabalho em conjunto e no diálogo.
IV. O oposto da aprendizagem signifi cativa é a aprendizagem mecanizada, quando a habilidade a ser estabelecida é repetida corretamente por meio da memorização da informação.
Somente I, II e IV estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I e III estão corretas.
Somente II, III e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
São fases da avaliação de resultados de programas de capacitação:
Avaliação de desempenho profissional e teste de produção.
Avaliação de reação e avaliação dos resultados.
Avaliação de mudança de comportamento e comparação de objetivos.
Avaliação de desempenho e comparação de resultados.
Teste de produção e avaliação de desempenho.
Indique a opção que preenche corretamente as lacunas a seguir.
Os programas de ________________ possuem foco no desempenho nas atividades de trabalho atuais. Já os programas de _______________ possuem foco nas habilidades necessárias para as atividades de trabalho futuras.
desenvolvimento - treinamento
treinamento - desenvolvimento
aprendizagem - treinamento
desenvolvimento - aprendizagem
aprendizagem - gestão por competências
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