Questões de Administração da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)

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Nas estruturas organizacionais, os cinco conjuntos de partes da organização são

  • A. Núcleo Operacional, Cúpula Estratégica, Linha Intermediária, Tecnoestrutura e Unidades de Apoio.
  • B. Núcleo Operacional, Clientes, Empresários, Linha Intermediária e Unidade de Apoio.
  • C. Unidade de Apoio, Fatores Ambientais, Burocracia Mecanizada, Empresário e Linha Intermediária.
  • D. Linha Intermediária, Núcleo Operacional, Unidade de Apoio, Adhocracia e Empresário.
  • E. Adhocracia, Linha Intermediária, Cúpula Administrativa, Tecnoestrutura e Unidade de Apoio.

Em relação à Cultura Organizacional, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A Cultura de uma Organização pode ser entendida como um conjunto de valores, de normas e princípios, já sedimentados na vida organizacional, conjunto este que interage com a estrutura e os comportamentos, criando uma maneira peculiar e duradoura de como se procede na organização, baseado em certos fundamentos e almejando a consecução de determinados resultados finais.

II. Entre os fatores que influenciam a cultura nas organizações, podemos destacar: seu ramo de atividade, dirigentes atuais e a área geográfica na qual a empresa atua.

III. Não podemos deixar de considerar que a cultura da empresa decorre, também, de valores culturais da sociedade que está inserida.

IV. Considerando que alguns autores inferem que clima e cultura são fenômenos complementares, a relação entre eles é que clima é um fenômeno temporal, refere-se ao estado de ânimo dos funcionários de uma organização num dado momento, e cultura decorre de práticas decorrentes, estabelecidas ao longo do tempo.

  • A. Apenas I e IV.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. Apenas IV.
  • D. Apenas I, II e III.
  • E. Apenas I, II e IV.

Considere o texto a seguir: “Redesenho dos processos centrais da organização, começando basicamente do zero de uma folha de papel em branco. Implica em ignorar o modo como as coisas têm sido tradicionalmente feitas e a reformulação completa de tudo que a organização faz, do desenvolvimento do produto até o atendimento ao cliente. Tem sido aplicada em dezenas de milhares de organizações.” assinale a alternativa a que se refere o texto apresentado.

  • A. Processo de Mudança.
  • B. Gestão de TI.
  • C. Competência Gerencial.
  • D. Reengenharia.
  • E. Hierarquização.

A maioria dos esforços de controle pela área gerencial de uma organização estão voltados para quatro áreas. Assinale a alternativa que as apresenta.

  • A. Contábil, Finanças, Marketing e Recursos Humanos.
  • B. Comportamento Humano, Finanças, Operações e Contabilidade.
  • C. Tecnologia e Informação, Finanças, Contabilidade e Comunicação.
  • D. Alta Direção, Finanças, Operações e Informações.
  • E. Comportamento Humano, Finanças, Operações e informações.

Em relação à evolução das fases dos Sistemas de Informações gerenciais, assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco às letras do segundo bloco.

  • A. 1C, 2B, 3A e 4D.
  • B. 1D, 2B, 3C e 4A.
  • C. 1C, 2A, 3B e 4D.
  • D. 1B, 2C, 3A e 4D.
  • E. 1B, 2A, 3C e 4D.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). A popularidade e a concentração nos processos de negócio ganharam importância na última década, dada a proeminência do enfoque na melhoria organizacional, tais como Gestão de Qualidade Total (GQT), Reengenharia de Processos nos Negócios (RPN), Medição do desempenho baseado no valor (MDVB), permitindo que os indivíduos da organização:

I. assumam mais responsabilidades;

II. adotem mecanismos mais eficazes de participação na organização do trabalho;

III. empreguem melhores meios de comunicação;

IV. movam as pessoas com foco nas instruções de trabalho.

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I, II e III.
  • C. Apenas IV.
  • D. I, II, III e IV.
  • E. I, II e IV.

Considere o texto a seguir: “Na qualidade total, todo(s) _____________ deve(m) fazer um trabalho conjunto integrado, dirigido à criação do valor para o negócio, em que o consumidor seja alvo constante, a ser atendido, fidelizado, ampliado e cuja satisfação seja motivo permanente para a diferenciação e a oferta de condições de excelência.”. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto apresentado.

  • A. os funcionários
  • B. TQC - Total Quality Control
  • C. os stakeholders
  • D. FEMA- failure mode and effect analysis
  • E. FTA- falt tree analysis

Para uma decisão eficaz, alguns autores consideram que os julgamentos envolvendo riscos, mesmo não sendo freqüentes, podem ser decisivos, e, para isso, são mais bem compreendidos se divididos em seis etapas. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Decidir o que não é viável, em vez do que é aceitável, de modo que atenda às condiçõeslimite.

II. Classificar o problema.

III. Definir o problema.

IV. Especificar a resposta ao problema.

  • A. Apenas II, III e IV.
  • B. Apenas I, II e III.
  • C. Apenas I, II e IV.
  • D. Apenas I, III e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Considere o gráfico a seguir. Em relação à especialização do trabalho, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Divisão do trabalho é o grau em que as tarefas na organização são subdivididas em trabalhos separados.

II. Durante grande parte da metade do século XX, os gerentes consideraram a especialização do trabalho como uma fonte inesgotável de aumento da produtividade.

III. Hoje, a maioria dos gerentes encaram a especialização do trabalho como fonte inesgotável de aumento de produtividade.

IV. Em alguns trabalhos, as “deseconomias” humanas advindas da especialização – como monotonia, fadiga, tensão, baixa produtividade, baixa qualidade, maior absenteísmo e maior rotatividade – chegaram a tal ponto que passaram a ser maiores que suas vantagens econômicas.

  • A. Apenas I, III e IV.
  • B. Apenas II e IV.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas I, II e IV.
  • E. Apenas I e II.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O termo descentralização refere-se ao grau em que a tomada de decisão está concentrada em um único ponto da organização. O conceito abrange somente a autoridade formal, ou seja, os direitos inerentes ao cargo de uma pessoa.

II. A formalização diz respeito ao grau em que os cargos são padronizados na organização. Um cargo altamente formalizado dá a seu ocupante pouquíssimo arbítrio sobre o que, quando e como será feito.

III. A centralização acontece quando pessoal de nível inferior fornece subsídios ou é de fato dotado de arbítrio para tomar decisões.

IV. Onde a formalização é alta, os comportamentos de trabalho são relativamente não-programados e os funcionários dispõem de muita liberdade para exercer seu arbítrio no trabalho.

  • A. Apenas II.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas III e IV.
  • D. Apenas III.
  • E. Apenas I, II e III.
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