Questões de Administração da Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)

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Sobre a gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta.

  • A. A gestão do conhecimento trabalha de forma independente com a cultura organizacional, pois ela não infuencia em sua dinâmica.
  • B. Na gestão do conhecimento, é valorizado o conhecimento tácito deixando o conhecimento explícito para segundo plano.
  • C. Na implantação da gestão do conhecimento, deve-se deixar claro que a experiência de uns não influenciou no trabalho de outros.
  • D. A gestão do conhecimento deve ser partilhada somente com as equipes de trabalho de modo que não interfira na organização.
  • E. A gestão do conhecimento começa com a identificação de quais conhecimentos são importantes para a organização.

Recolher informações sobre os resultados, comparar as metas com os resultados obtidos, corrigir as distorções ou possíveis falhas e ajustar a retomada das metas estabelecidas são etapas da função administrativa de

  • A. direção.
  • B. controle.
  • C. organização.
  • D. planejamento.
  • E. chegagem.

Planejamento é um processo decisório sistematicamente desenvolvido com antecedência para se definir os objetivos que devem ser atingidos, condicionando todas as decisões que ao longo de um determinado período, deverão ser adotados para sua consecução. Independentemente de ser um planejamento voltado ao setor público ou não, o planejamento tem alguns níveis que devem ser percorridos pelo processo decisório. Sabendo disso e baseando-se nos conceitos de Planejamento e seus níveis, é correto afirmar que a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) se enquadra no nível de planejamento

  • A. estratégico.
  • B. decisório.
  • C. tático.
  • D. operacional.
  • E. fundamental.

Sobre o Planejamento no setor público brasileiro, assinale a alternativa correta.

  • A. Pode-se dizer que, no setor público, o Planejamento estratégico tem sido, na teoria, o único utilizado para definir metas e demais instrumentos legais.
  • B. Da presença constante e significativa de um processo de planejamento do setor público decorre uma forte predominância do enfoque contábil que, normalmente, é parte principal dos orçamentos públicos.
  • C. A concepção de Planejamento é fundamental para que este seja o processo decisório do que se deve contemplar nos Planos Plurianuais, embasado, principalmente, em dados estatísticos e em pesquisas realizadas.
  • D. Devido ao escasso tempo que é destinado ao processo de elaboração orçamentária, acabam por serem privilegiadas as informações financeiras.
  • E. Por se tratar de um planejamento no setor público, é considerado um processo de alocação racional e gerenciamento de recursos públicos adequados, pois se está sempre atento as suas etapas conceituais.

A departamentalização decorre da diferenciação de atividades dentro da empresa. Assinale a alternativa que apresenta o critério de departamentalização que é definido conforme a especialização, com base nos contatos entre pessoas localizadas em diferentes fluxos de trabalho.

  • A. Interdependência do fluxo de trabalho.
  • B. Interdependência no processo.
  • C. Interdependência de escala.
  • D. Interdependência social.
  • E. Interdependência por projeto.

A função de controle, vista em sua totalidade, pode ser conceituada como um processo, uma vez que se refere a uma série de etapas que buscam assegurar que a organização alcance seus objetivos. Assinale a alternativa que apresenta as etapas do processo de controle.

  • A. Estabelecimento de parâmetros de desempenho; medição do desempenho real; comparação do desempenho observado com os parâmetros preestabelecidos; e implementação de medidas corretivas, ajustando o desempenho ou os parâmetros.
  • B. Identificação da situação-problema; avaliação da situação-problema; construção de indicadores para avaliar a situação-problema; coleta de dados sobre o desempenho da situação-problema; julgamento dos dados coletados; e implementação de adequações para eliminar ou minimizar o problema.
  • C. Estabelecimento de instrumentos de mensuração; ajustamento dos instrumentos aos objetos a serem mensurados; coleta de medidas dos objetos através dos instrumentos; avaliação das medidas coletadas; e implementação de correções quando necessário.
  • D. Identificação dos objetos a serem controlados; adoção de procedimentos de controle; verificação da adequação dos objetos em relação aos procedimentos; ajuste dos objetos aos procedimentos; retroalimentação do processo de controle.
  • E. Estabelecimento de padrões mensuráveis; estabelecimento dos elementos a serem medidos; utilização dos padrões e dos elementos; exercício do controle nos padrões e nos elementos; continuação da execução dos padrões e dos elementos.

A organização é uma das mais complexas funções administrativas, já que diz respeito a decisões cujos alcances e consequências são difíceis de antecipar. A seguir, estão elencados os elementos do processo de organização numerados de 1 a 6. Depois, são apresentados aspectos desses elementos. Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Especialização do trabalho.

2. Cadeia de comando.

3. Amplitude de controle.

4. Departamentalização.

5. Centralização e descentralização.

6. Formalização.

( ) Decorre da distância de autoridade e responsabilidade e mede o número de pessoas subordinadas a um administrador.

( ) Referem-se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões.

( ) Grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em dada organização.

( ) Especifica que a autoridade deve passar do topo até o último elemento da hierarquia organizacional por uma linha clara e ininterrupta, identificando quem deve responder a quem.

( ) Dimensão que se refere ao grau de controle da organização sobre o indivíduo.

( ) Permite simplificar o trabalho do administrador, aumentando a eficácia e a eficiência da administração, pois contribui para um aproveitamento mais racional dos recursos disponíveis nas organizações.

  • A. 4 – 2 – 3 – 1 – 5 – 6.
  • B. 5 – 3 – 6 – 4 – 2 – 1.
  • C. 1 – 4 – 5 – 3 – 2 – 6.
  • D. 2 – 1 – 4 – 6 – 3 – 5.
  • E. 3 – 5 – 1 – 2 – 6 – 4.

A administração de processos consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros. Assinale a alternativa que apresenta o que a organização por processos permite.

  • A. Permite que as atividades sejam desempenhadas em etapas, proporcionando alcançar os objetivos organizacionais na apuração global dos resultados.
  • B. Permite analisar cada departamento como unidade autônoma com possibilidades de atuação descentralizada.
  • C. Permite que as funções trabalhem de forma coordenada, aumentando a eficiência ao longo de todo o processo.
  • D. Permite que os serviços sejam analisados de forma integrada na estrutura administrativa da organização.
  • E. Permite que as categorias de tarefas sejam executadas em todas as unidades da organização ao mesmo tempo.

A formulação de alternativas no planejamento estratégico pode ser feita dentro de padrões rotineiros ou altamente criativos. Assinale a alternativa que representa estratégias defensivas, conservadoras e de manutenção do status quo da organização.

  • A. Passividade.
  • B. Busca de resultados.
  • C. Proatividade.
  • D. Analítica.
  • E. Reatividade.

A gestão de pessoas ou a área de recursos humanos de uma organização pode ser considerada peçachave para o sucesso organizacional, uma vez que as pessoas levam consigo os recursos organizacionais mais importantes que podem existir. Assinale a alternativa que apresenta somente alguns destes recursos organizacionais que as pessoas constituem.

  • A. Motivação, capacitação, materiais, inspiração e criatividade.
  • B. Qualidade, organização, economia, experiência e conhecimento.
  • C. Incentivo, desempenho, inteligência, dedicação e inspiração.
  • D. Inteligência, experiência, conhecimento, inspiração e criatividade.
  • E. Economia, materiais, desempenho, dedicação e motivação.
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