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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que concerne à cultura organizacional, julgue os itens a seguir.
I Trata-se de um fenômeno cumulativo, adaptativo que se caracteriza por determinar o comportamento humano, por auxiliar a sobrevivência dos indivíduos, dar sentido a sua relação com o mundo, além de contribuir para o controle das pessoas nos grupos sociais.
II Em virtude de ser um conceito oriundo da antropologia, sua aplicação aos ambientes organizacionais é inadequada, simplista e reducionista na medida em que fenômenos como o mito de origem das sociedades não pode ser comparado ao mito de origem das organizações.
III Corresponde a ativos psicológicos de uma organização, concebidos como programação mental construída no ambiente social.
IV Pode ser considerada como algo que a organização possui — histórias, lendas, crenças e simbolismos organizacionais que afetam o comportamento em conjunto com outros fatores — ou ainda como algo que a organização é, pois as organizações são produtos da realidade social construída pelos membros e são vistas como padrões de relacionamentos ocorridos dentro e fora de suas fronteiras.
V A abordagem cultura corporativa enfatiza a possibilidade de gerenciamento da cultura organizacional, considerando que o controle e o aumento da produtividade, além do uso adequado de técnicas, ocorreriam se os dirigentes compreendessem o comportamento das pessoas, as expectativas, os pensamentos e os sentimentos dos empregados.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O método dos incidentes críticos baseia-se no registro de fatos inerentes ao comportamento humano cujas características extremas são capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracasso).
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto à gestão do conhecimento, julgue os itens a seguir.
O acesso à informação conduz à gestão do conhecimento, do aperfeiçoamento das pessoas e da organização empresarial.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca dos processos sociais nas organizações, assinale a opção correta.
No estudo das organizações e seus grupos, os critérios da justiça de procedimentos são: igualdade, necessidade e equidade.
O clima organizacional possui ampla aplicabilidade no ambiente organizacional por possuir definição cuja origem é metafórica e ser pouco diferenciado dos construtos satisfação no trabalho e cultura organizacional.
Grupos força-tarefa, equipes propriamente ditas, tripulação e equipes de desenvolvimento constituem os tipos resultantes, se o elemento da estrutura das equipes é priorizado na sua classificação.
Conforme os princípios da troca social, as relações entre os indivíduos e organizações podem ser analisadas considerando os investimentos (contribuições) dos indivíduos e as recompensas (retornos) recebidas da organização.
As teorias comportamentais de liderança consistiam na busca de características pessoais que tornassem os líderes eficazes e os diferenciassem dos demais membros do grupo.
Administração - Administração da Produção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Uma organização produz e distribui, para uma grande rede varejista no Brasil, alimentos em conserva como milho, ervilha, ameixa e pêssego. Na sede da empresa, além da unidade produtiva, existem dois depósitos de grande capacidade separados, um para a guarda de insumos ao processo produtivo e o outro para estocar os produtos prontos.
A partir da situação hipotética acima e acerca de noções de administração de materiais, julgue os itens a seguir.
Como a organização possui depósitos separados para as matérias-primas e para os produtos acabados, o controle de estoques das matérias-primas e dos produtos deve ser feito de maneira independente, pois trata-se de conteúdos diferenciados quanto à dimensão da produção.
Julgue os itens a seguir relativos ao processo grupal e à dinâmica nas organizações.
Um problema comum para os subordinados para os quais foram delegadas determinadas tarefas é receber menos autoridade que responsabilidade.
A respeito do poder nas organizações, julgue os itens seguintes.
I Tratado como expressão da natureza humana, como provocador de emoções, poder é a força do desejo e simultaneamente produz legitimação das práticas sociais por meio do discurso.
II No ambiente organizacional, o poder pode ser definido como a capacidade de afetar os resultados organizacionais, por meio do controle das decisões organizacionais e com o uso dos sistemas de influência.
III As coalizões, barganhas entre pessoas aproximadas pela mesma lógica de ação, que agem para alcançar determinados objetivos, podem ser externas ao ambiente organizacional e são mais fortes quando possuem maior concentração e maior envolvimento.
IV Considerando o poder como fenômeno que constitui a tessitura de todas as relações e enfoca as relações de dominação e dependência, as teorias de Hobbes atribuem um caráter positivo à análise do conjunto de meios que são empregados para se obter uma aparente vantagem futura e do estado permanente de mobilização do homem contra o homem.
V Concebido como mecanismo separado da dinâmica do poder nas organizações, o sistema de metas é caracterizado pela consistência entre intencionalidade e comportamento.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e V.
IV e V.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto à gestão do conhecimento, julgue os itens a seguir.
A tecnologia é o componente mais importante da gestão do conhecimento para operar mudanças nas organizações.
Julgue os itens a seguir relativos ao processo grupal e à dinâmica nas organizações.
O aperfeiçoamento de trabalho em equipe independe do tipo de liderança a que a equipe está submetida, uma vez que ela própria encarrega-se de cumprir o seu papel, apresentando resultados com eficácia.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Qualidade é uma importante medida do desempenho das organizações. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética.
Com vistas a identificar as expectativas de seus clientes com relação a um novo serviço a ser implantado, cujos resultados servirão de base para a elaboração do programa de qualidade no atendimento, a empresa Alfa realizou ampla pesquisa junto aos seus clientes. Os resultados apresentaram grande quantidade de itens considerados importantes pelos clientes, com as mais variadas freqüências, indicando a necessidade de um programa de qualidade demasiadamente amplo, o que configurava um grande problema para a empresa.
Nessa situação, a utilização do método de análise de Pareto como meio para buscar a solução é incorreta.
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