Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Abordagem Contigencial da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
As teorias administrativas contemplam variáveis básicas como tarefas, pessoas, estrutura, ambiente e tecnologia. Cada uma dessas teorias enfatiza uma ou mais variáveis, o que lhes fornece caráter específico. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Na teoria contingencial, a tecnologia é uma variável de baixa relevância, tendo as variáveis dependentes e independentes relação com o ambiente e a integração.
O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.
Os cartões de ponto, utilizados pelos empregados do escritório ISP Contabilidade, são suficientes como subsídio para a tomada de decisões acerca de faltas, atrasos e absenteísmo em cada seção.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito de organização e métodos de trabalho. A descentralização funcional transfere decisões para níveis inferiores da organização, apresenta caráter permanente e é registrada nos regimentos da organização.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.
A técnica de administração de recursos humanos denominada avaliação dos cargos fornece subsídios suficientes para a tomada de decisões sobre a determinação de salários na ISP Contabilidade.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens seguintes, acerca da administração de carreiras.
As organizações, da mesma forma que são responsáveis pela definição de um plano de cargos e salários, exercem a responsabilidade quanto à estruturação do plano de desenvolvimento das carreiras e à integração dos empregados da organização ao processo.
Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em cada um dos itens subseqüentes é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada quanto ao planejamento estratégico.
Na organização X, os empregados, apesar de treinados, não são ágeis nem corteses no atendimento. Nessa situação, é correto afirmar que essa é uma realidade que ameaça a eficiência da organização.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens seguintes, acerca da administração de carreiras.
A essência de um programa de administração de carreiras está no apoio para que os empregados possam aprimorar continuamente suas aptidões, habilidades e conhecimentos.
Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Determinada organização atua como fornecedor de serviços de correspondência interna e externa. O cenário atual de alta concorrência abalou a saúde financeira da organização, que se viu obrigada a rever sua estratégia de sobrevivência, com ampliação da linha de produtos e investimento em divulgação para maior participação no mercado. Definida no mais recente planejamento estratégico, essa foi considerada a única solução para banir a ameaça de extinção da empresa.
Tendo por referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.
Uma das estratégias que pode ser utilizada pela organização para melhorar o relacionamento cliente-fornecedor é o estabelecimento de rotinas de diálogo com os clientes.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens seguintes, acerca da administração de carreiras.
Uma forma de fornecer apoio aos integrantes da organização de modo a motivá-los a participar do plano de carreiras é a concessão de tempo para eles aprenderem.
Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Determinada organização atua como fornecedor de serviços de correspondência interna e externa. O cenário atual de alta concorrência abalou a saúde financeira da organização, que se viu obrigada a rever sua estratégia de sobrevivência, com ampliação da linha de produtos e investimento em divulgação para maior participação no mercado. Definida no mais recente planejamento estratégico, essa foi considerada a única solução para banir a ameaça de extinção da empresa.
Tendo por referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.
Considere que a organização decida criar serviços com os quais a concorrência tem obtido sucesso no mercado. Então, por tratar-se de serviços cuja aceitação dos clientes já é comprovada, dispensa-se o envolvimento do cliente no processo de desenvolvimento desses serviços, o que torna mais rápido esse processo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...