Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A aplicação do conhecimento ligado às teorias administrativas tem permitido a orientação de enfermeiros na administração de enfermagem. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

A teoria contingencial relaciona-se ao estudo do comportamento das pessoas e, principalmente, à motivação humana, tendo como referencial a Teoria de Maslow.

  • C. Certo
  • E. Errado

As ações de liderança originam-se de estruturas formais e informais da organização, por pessoas com características próprias, que têm o poder e a capacidade de agir, estando relacionadas ou não com a autoridade legal. Essas pessoas são líderes pois exercem influência sobre outros indivíduos do grupo. O enfermeiro, em diversos momentos, assume a liderança da assistência de enfermagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O líder autocrático tem como objetivo principal a manutenção do poder pessoal ou de um grupo que está representando, é centralizador e promove o comportamento dependente e submisso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir.

A tecnologia da informação, cada vez mais presente no diaa- dia das organizações, vem exercendo forte influência nas perspectivas de desenvolvimento destas. No entanto, apesar de todo o avanço tecnológico que vem apresentando, a informática não tem conseguido fornecer elementos que otimizem as atividades de arquivamento de documentos e circulação de informações de forma precisa e em tempo real.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações estão, cada vez mais, utilizando equipes para a realização do trabalho. A construção de equipes de trabalho aumenta a confiança entre seus membros por meio da promoção de atividades grupais de alta interatividade. Entretanto, nem sempre as equipes são a resposta para a eficácia organizacional.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

O feedback é uma ferramenta que serve para avaliar atitudes assumidas pelos membros de uma equipe, identificar discrepâncias entre as percepções das pessoas e promover a resolução dessas divergências por meio da propositura de ações alternativas pertinentes a cada situação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cultura organizacional é um tema que vem sendo amplamente debatido no âmbito da teoria das organizações, sendo que, por meio da compreensão desse sistema de significados partilhados mantidos pelos membros de determinada organização, é possível conhecê-los e tentar gerenciá-los de modo a garantir os retornos esperados pela organização. No que se refere à cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.

Muitas organizações contam com um importante elemento da cultura organizacional, a saga, em que, por meio de uma narrativa histórica que venha a descrever realizações fantásticas de líderes ou de ex-líderes da organização, as pessoas possam se inspirar e buscar a inserção nas convicções fundamentais da organização em que trabalham.

  • C. Certo
  • E. Errado

As ações de liderança originam-se de estruturas formais e informais da organização, por pessoas com características próprias, que têm o poder e a capacidade de agir, estando relacionadas ou não com a autoridade legal. Essas pessoas são líderes pois exercem influência sobre outros indivíduos do grupo. O enfermeiro, em diversos momentos, assume a liderança da assistência de enfermagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O grid (grade) gerencial aborda a liderança sob os aspectos da produção e das pessoas, por meio da utilização de duas escalas de nove pontos que indicam o grau de interesse por essas duas dimensões.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações estão, cada vez mais, utilizando equipes para a realização do trabalho. A construção de equipes de trabalho aumenta a confiança entre seus membros por meio da promoção de atividades grupais de alta interatividade. Entretanto, nem sempre as equipes são a resposta para a eficácia organizacional.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

Uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio dos esforços individuais coordenados, que resultam em um nível de desempenho superior ao somatório dos inputs individuais. Equipes compostas por pessoas altamente qualificadas garantem a obtenção dessa sinergia positiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à avaliação de desempenho, julgue os seguintes itens.

Os padrões de desempenho do sistema de avaliação de desempenho devem estar relacionados com os objetivos estratégicos da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do texto anterior, julgue os itens seguintes.

A gestão descentralizada, integrada e participativa é instrumento de implementação do desenvolvimento sustentável.

  • C. Certo
  • E. Errado

A aplicação do conhecimento ligado às teorias administrativas tem permitido a orientação de enfermeiros na administração de enfermagem. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

De acordo com a teoria clássica da administração, o incentivo do trabalhador centraliza-se na recompensa econômica, e a eficiência da empresa relaciona-se à divisão do trabalho e à especialização.

  • C. Certo
  • E. Errado
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