Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos instrumentos administrativos que mais se destacaram nos últimos anos foi o planejamento. Sem dúvida, isto provocou uma aproximação muito grande do orçamento ao planejamento, alterando totalmente o conceito orçamentário. Com relação a essa aproximação, julgue os itens subsequentes.

Uma das primeiras tendências para a aproximação do orçamento ao planejamento foi o surgimento do sistema de planejamento, programação e orçamento (PPBS).

  • C. Certo
  • E. Errado

É correto definir estratégia como

  • A. a formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados específicos que serão alcançados pelas áreas funcionais da empresa.
  • B. um plano com vistas à interação com o ambiente competitivo a fim de chegar aos objetivos organizacionais.
  • C. a medida do rendimento global do sistema, pela qual se faz o que precisa ser feito, com referência à contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos globais da empresa.
  • D. o que satisfaz uma necessidade e representa um sentimento de carência em alguém, que produz desconforto e desejo de aliviá-lo.
  • E. a habilidade do sistema de se modificar a si e(ou) ao seu ambiente, quando pelo menos um deles se altera.

Considerando o texto acima e o arcabouço conceitual a respeito do DO, julgue os itens seguintes.

No que tange aos modelos de controle e hierarquia organizacionais, não existem diferenças entre os sistemas mecânicos (típicos do conceito tradicional de organização) e os sistemas orgânicos (típicos da abordagem do DO).

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do processo grupal nas organizações, julgue os itens seguintes.

Nos grupos formais, o líder não é designado, mas surge graças a um traço pessoal relacionado à natureza do grupo em si.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao BSC (balanced scorecard), julgue os próximos itens.

O BSC mede o desempenho organizacional sob quatro perspectivas equilibradas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 99 a 103 acerca das novas tecnologias em gestão.

Uma ferramenta utilizada para subsidiar o planejamento estratégico em seu diagnóstico é a matriz SWOT, que fornece a análise dos ambientes interno e externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão estratégica, julgue os itens subsequentes.

Na estrutura da cadeia de valor, as atividades desempenhadas por uma empresa são divididas em atividades de suporte e atividades de apoio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes acerca de administração de recursos humanos.

Na área de recursos humanos, o modelo de recompensar pessoas baseia-se em metas e valores variáveis e flexíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos instrumentos administrativos que mais se destacaram nos últimos anos foi o planejamento. Sem dúvida, isto provocou uma aproximação muito grande do orçamento ao planejamento, alterando totalmente o conceito orçamentário. Com relação a essa aproximação, julgue os itens subsequentes.

Essa tendência de aproximação integrou ao orçamento, de forma sintética, os diagnósticos e prognósticos, os objetivos, os programas e projetos com suas metas, os recursos a serem empregados, os custos, esquemas de avaliação e controle e muitas outras informações.

  • E. Errado
  • C. Certo

Os novos projetos de instalações de hidrelétricas e termoelétricas devem priorizar estratégias que aproveitem ao máximo grandes estruturas já existentes no local, tais como reservatórios e barragens, procurando diminuir os custos de investimentos em novas instalações. Assinale a opção que nomeia corretamente o tipo de estratégia descrita.

  • A. genérica
  • B. de imitação
  • C. de marketing
  • D. de inovação
  • E. competitiva
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...