Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Administração da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da gestão do conhecimento, julgue os seguintes itens. A gestão da informação é articuladora dos conhecimentos, no intuito de transformá-los em força propulsora da eficiência organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às características do processo de treinamento e desenvolvimento de pessoal, assinale a opção correta.

  • A. A aprendizagem é compreendida como um processo de mudança provocado por estímulos diversos e mediado por emoções que podem provocar mudanças no comportamento do funcionário.
  • B. Treinamentos deveriam dar suporte à direção estratégica da organização, e os objetivos deles devem estar alinhados com os objetivos das equipes e das pessoas.
  • C. Treinamento e desenvolvimento são caminhos semelhantes para a melhoria das competências nas organizações, pois utilizam técnicas similares e almejam os mesmos objetivos.
  • D. A educação pode ser definida como uma somatória de processos gerais de aprendizagem que viabilizam o crescimento do funcionário, e cujo objetivo principal é o preparo desse indivíduo para desempenhar um trabalho mais operacional.
  • E. Desenvolver pessoas significa proporcionar-lhes conhecimentos e habilidades para o adequado desempenho de suas tarefas, por meio de um processo que envolve componentes diferentes do processo educativo.

Com relação a ferramentas e tecnologias de gerenciamento de processos, julgue os itens que se seguem. No Bizagi, os subprocessos podem ser criados de forma iterativa ou sequencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão do conhecimento, julgue os seguintes itens. As teorias de gestão do conhecimento valorizam mais os conhecimentos universais do que os conhecimentos individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de análise dos cenários interno e externo de uma organização e à gestão de projetos. Uma instituição que deseje adotar as práticas previstas no PMBOK deverá submeter-se à utilização de todos os cinco grupos de processos principais desse guia, além das nove áreas de conhecimentos correlatos e dos processos menores nele apresentados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à gestão por competências, assinale a opção correta.

  • A. A identificação das competências organizacionais e humanas deve ser feita por meio da análise de missão, visão e objetivos da organização, ao passo que a coleta de dados pode ser realizada por meio de entrevista, observação ou questionário.
  • B. O desenvolvimento de competências envolve a estruturação de um plano de capacitação que deve ser formulado após o servidor ingressar na carreira, podendo abranger desde treinamentos estruturados até visitas técnicas a outras organizações.
  • C. A avaliação de competências realizada por diversas pessoas traz maior probabilidade de erros e distorções. Por isso, ao ser realizada apenas pela chefia imediata, ela torna-se mais fidedigna.
  • D. O diagnóstico do mapeamento é um processo que deve acontecer esporadicamente, pois deve ser iniciado com a formulação de estratégia, missão, visão e objetivos da organização.
  • E. No serviço público, é adequada e viável a seleção focada em competências, uma vez que os candidatos são selecionados por conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais.

Com relação a ferramentas e tecnologias de gerenciamento de processos, julgue os itens que se seguem. Na modelagem de processos, a notação ARIS trabalha com o VAC (value-added chain) para o diagrama de nível 0 e com o EPC (event-driven process chain) para os demais níveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos processos de reconhecimento e recompensa no trabalho, assinale a opção correta.

  • A. A remuneração deve utilizar esquemas mais estáveis dentro de uma política de padronização dos desempenhos, uma vez que as pessoas são motivadas por uma enorme variedade de incentivos.
  • B. A gestão de recompensas e reconhecimentos que trabalham com cargos alocados por funções e por área proporciona flexibilidade, o que incentiva a multifuncionalidade.
  • C. A gestão de recompensas e reconhecimentos que trabalham com eixos de carreiras envolve a descrição de níveis de complexidade mais estáveis e abrangentes, o que dificulta a flexibilidade funcional, pois as pessoas se restringem ao que deveriam fazer.
  • D. A recompensa com foco em competências deve dar ênfase às entregas, ou ao valor agregado pelas pessoas, que devem ser coerentes com a complexidade do cargo e avaliadas por meio das competências requeridas pela organização, estabelecendo padrões de diferenciação.
  • E. Podem ser utilizados três tipos de benefícios: os de apoio, que envolvem planos de previdência social; os de complementação, que envolvem a assistência à educação, serviços de lazer, financeiros e jurídicos, auxílio-transporte, assistência a compras; e os de serviços, que abrangem o seguro de vida e de saúde.

Com relação a ferramentas e tecnologias de gerenciamento de processos, julgue os itens que se seguem. É possível realizar o gerenciamento de usuários por meio da ferramenta ARIS Express.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que determinada organização necessite implantar um programa de treinamento para aperfeiçoar as entregas de seus produtos pelos funcionários, assinale a opção correta.

  • A. A definição dos recursos pedagógicos, tais como apostilas e flipchart, deve servir de base para a escolha das técnicas a serem utilizadas, que também devem considerar a duração do curso e as necessidades do treinando.
  • B. Na etapa de avaliação, devem-se verificar a reação e a satisfação do funcionário ao treinamento e desenvolvimento, bem como seu nível de aprendizagem. Em caso de mudança no comportamento do funcionário, a apuração ficará por conta da avaliação de resultado.
  • C. A etapa de diagnóstico é de suma importância por integrar políticas, diretrizes e ações formais e informais que regem as relações organizacionais, o que possibilita alcançar os resultados do treinamento por meio de didática adequada.
  • D. A identificação das discrepâncias entre os desempenhos reais manifestados pelos indivíduos e os desempenhos esperados pela organização permite aproximação das ações de treinamento e de desenvolvimento com os objetivos estratégicos da organização.
  • E. São definidos na etapa de diagnóstico: a melhor forma de treinar — quem deve ser ensinado e quem deve ser treinado — e de desenvolver esse programa de treinamento — o que, como e quando deve ser ensinado e qual será o valor do investimento.
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